Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnelosi, Tania Regina Blonski
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215426
Resumo: A água é um recurso vital para os seres humanos, entretanto, em decorrência da ação antrópica esse recurso está se tornando cada vez mais escasso e, portanto, se faz necessária a busca por soluções que devem envolver tanto a gestão pública, como também a sociedade para que sejam desenvolvidas ações que minimizem as consequências da crise hídrica. Sendo assim, é de suma importância buscar o envolvimento da educação para a disseminação da educação ambiental como forma de promover a preservação e a utilização sustentável dos recursos hídricos, visto que, a educação ambiental é indispensável no processo de sensibilização e mobilização da população. Esta pesquisa defende a importância de incentivar a construção de conhecimentos sobre os recursos hídricos, a partir da realidade local, e assim oportunizar por meio da discussão, análise e reflexão a respeito da consciência de cada um em relação à importância desse recurso indispensável. Assim, foi proposta a elaboração de uma cartilha pedagógica tratando da importância das nascentes e objetivando a educação ambiental. Para o desenvolvimento deste projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e atividades com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do município de Colorado, Paraná. Os alunos participaram de uma oficina com duração de três aulas para apresentação e validação da cartilha que aborda o tema sobre as nascentes, suas origens, situação das nascentes, características dos rios do município, crise hídrica e ações para a recuperação e proteção das nascentes. Com a pesquisa de campo verificou-se que a maioria das nascentes analisadas se encontram desprotegidas e degradadas. Assim, com esse trabalho constatou-se a importância de trabalhar a educação ambiental com enfoque na preservação das nascentes e dos recursos hídricos, por meio do uso da cartilha como suporte para os conteúdos que transmitam conhecimentos e valores acerca da educação ambiental.
id UNSP_90ce49de07b79abe2f47610ff8764cc0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215426
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentesPedagogical booklet as an instrument of environmental education for the preservation of springsNascentesCrise hídricaEducação ambientalSpringsWater crisisEnvironmental educationA água é um recurso vital para os seres humanos, entretanto, em decorrência da ação antrópica esse recurso está se tornando cada vez mais escasso e, portanto, se faz necessária a busca por soluções que devem envolver tanto a gestão pública, como também a sociedade para que sejam desenvolvidas ações que minimizem as consequências da crise hídrica. Sendo assim, é de suma importância buscar o envolvimento da educação para a disseminação da educação ambiental como forma de promover a preservação e a utilização sustentável dos recursos hídricos, visto que, a educação ambiental é indispensável no processo de sensibilização e mobilização da população. Esta pesquisa defende a importância de incentivar a construção de conhecimentos sobre os recursos hídricos, a partir da realidade local, e assim oportunizar por meio da discussão, análise e reflexão a respeito da consciência de cada um em relação à importância desse recurso indispensável. Assim, foi proposta a elaboração de uma cartilha pedagógica tratando da importância das nascentes e objetivando a educação ambiental. Para o desenvolvimento deste projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e atividades com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do município de Colorado, Paraná. Os alunos participaram de uma oficina com duração de três aulas para apresentação e validação da cartilha que aborda o tema sobre as nascentes, suas origens, situação das nascentes, características dos rios do município, crise hídrica e ações para a recuperação e proteção das nascentes. Com a pesquisa de campo verificou-se que a maioria das nascentes analisadas se encontram desprotegidas e degradadas. Assim, com esse trabalho constatou-se a importância de trabalhar a educação ambiental com enfoque na preservação das nascentes e dos recursos hídricos, por meio do uso da cartilha como suporte para os conteúdos que transmitam conhecimentos e valores acerca da educação ambiental.Water is a vital resource for human beings, however, as a result of anthropic action, this resource is becoming increasingly scarce and, therefore, it is necessary to search for solutions that should involve public management and society so that actions are developed that minimize the consequences of the water crisis. Therefore, it is extremely important to seek the involvement of environmental education as a way to promote the preservation and sustainable use of water resources, since environmental education is essential in the process of raising awareness and mobilizing the population. This research defends the importance of encouraging the construction of knowledge about water resources, based on the local reality, and thus creating opportunities through discussion, analysis and reflection regarding the awareness of each one in relation to the importance of this indispensable resource. It was proposed the development of a pedagogical booklet dealing with the importance of springs and aiming at environmental education. For the development of this project, bibliographic surveys, field research and activities were carried out with students from 6th to 9th grade of elementary school in the city of Colorado, Paraná. The students participated in a workshop during three classes to present and validate the booklet with the topic of springs, their origins, situation of the springs, characteristics of the city's rivers, water crisis and actions for the recovery and protection of springs. With the research it was verified that most of the analyzed springs are unprotected and degraded. With this work, it was checked the importance of working with environmental education with a focus on the preservation of springs and water resources, through the use of the booklet as support for the contents that transmit knowledge and values about environmental education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gouveia, Isabel Cristina Moroz-Caccia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carnelosi, Tania Regina Blonski2021-12-13T13:29:57Z2021-12-13T13:29:57Z2021-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21542633004129047P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T15:40:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215426Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:38:27.815518Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
Pedagogical booklet as an instrument of environmental education for the preservation of springs
title Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
spellingShingle Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
Carnelosi, Tania Regina Blonski
Nascentes
Crise hídrica
Educação ambiental
Springs
Water crisis
Environmental education
title_short Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
title_full Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
title_fullStr Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
title_full_unstemmed Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
title_sort Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
author Carnelosi, Tania Regina Blonski
author_facet Carnelosi, Tania Regina Blonski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Isabel Cristina Moroz-Caccia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carnelosi, Tania Regina Blonski
dc.subject.por.fl_str_mv Nascentes
Crise hídrica
Educação ambiental
Springs
Water crisis
Environmental education
topic Nascentes
Crise hídrica
Educação ambiental
Springs
Water crisis
Environmental education
description A água é um recurso vital para os seres humanos, entretanto, em decorrência da ação antrópica esse recurso está se tornando cada vez mais escasso e, portanto, se faz necessária a busca por soluções que devem envolver tanto a gestão pública, como também a sociedade para que sejam desenvolvidas ações que minimizem as consequências da crise hídrica. Sendo assim, é de suma importância buscar o envolvimento da educação para a disseminação da educação ambiental como forma de promover a preservação e a utilização sustentável dos recursos hídricos, visto que, a educação ambiental é indispensável no processo de sensibilização e mobilização da população. Esta pesquisa defende a importância de incentivar a construção de conhecimentos sobre os recursos hídricos, a partir da realidade local, e assim oportunizar por meio da discussão, análise e reflexão a respeito da consciência de cada um em relação à importância desse recurso indispensável. Assim, foi proposta a elaboração de uma cartilha pedagógica tratando da importância das nascentes e objetivando a educação ambiental. Para o desenvolvimento deste projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e atividades com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do município de Colorado, Paraná. Os alunos participaram de uma oficina com duração de três aulas para apresentação e validação da cartilha que aborda o tema sobre as nascentes, suas origens, situação das nascentes, características dos rios do município, crise hídrica e ações para a recuperação e proteção das nascentes. Com a pesquisa de campo verificou-se que a maioria das nascentes analisadas se encontram desprotegidas e degradadas. Assim, com esse trabalho constatou-se a importância de trabalhar a educação ambiental com enfoque na preservação das nascentes e dos recursos hídricos, por meio do uso da cartilha como suporte para os conteúdos que transmitam conhecimentos e valores acerca da educação ambiental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T13:29:57Z
2021-12-13T13:29:57Z
2021-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215426
33004129047P5
url http://hdl.handle.net/11449/215426
identifier_str_mv 33004129047P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128393515892736