Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215426 |
Resumo: | A água é um recurso vital para os seres humanos, entretanto, em decorrência da ação antrópica esse recurso está se tornando cada vez mais escasso e, portanto, se faz necessária a busca por soluções que devem envolver tanto a gestão pública, como também a sociedade para que sejam desenvolvidas ações que minimizem as consequências da crise hídrica. Sendo assim, é de suma importância buscar o envolvimento da educação para a disseminação da educação ambiental como forma de promover a preservação e a utilização sustentável dos recursos hídricos, visto que, a educação ambiental é indispensável no processo de sensibilização e mobilização da população. Esta pesquisa defende a importância de incentivar a construção de conhecimentos sobre os recursos hídricos, a partir da realidade local, e assim oportunizar por meio da discussão, análise e reflexão a respeito da consciência de cada um em relação à importância desse recurso indispensável. Assim, foi proposta a elaboração de uma cartilha pedagógica tratando da importância das nascentes e objetivando a educação ambiental. Para o desenvolvimento deste projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e atividades com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do município de Colorado, Paraná. Os alunos participaram de uma oficina com duração de três aulas para apresentação e validação da cartilha que aborda o tema sobre as nascentes, suas origens, situação das nascentes, características dos rios do município, crise hídrica e ações para a recuperação e proteção das nascentes. Com a pesquisa de campo verificou-se que a maioria das nascentes analisadas se encontram desprotegidas e degradadas. Assim, com esse trabalho constatou-se a importância de trabalhar a educação ambiental com enfoque na preservação das nascentes e dos recursos hídricos, por meio do uso da cartilha como suporte para os conteúdos que transmitam conhecimentos e valores acerca da educação ambiental. |
id |
UNSP_90ce49de07b79abe2f47610ff8764cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/215426 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentesPedagogical booklet as an instrument of environmental education for the preservation of springsNascentesCrise hídricaEducação ambientalSpringsWater crisisEnvironmental educationA água é um recurso vital para os seres humanos, entretanto, em decorrência da ação antrópica esse recurso está se tornando cada vez mais escasso e, portanto, se faz necessária a busca por soluções que devem envolver tanto a gestão pública, como também a sociedade para que sejam desenvolvidas ações que minimizem as consequências da crise hídrica. Sendo assim, é de suma importância buscar o envolvimento da educação para a disseminação da educação ambiental como forma de promover a preservação e a utilização sustentável dos recursos hídricos, visto que, a educação ambiental é indispensável no processo de sensibilização e mobilização da população. Esta pesquisa defende a importância de incentivar a construção de conhecimentos sobre os recursos hídricos, a partir da realidade local, e assim oportunizar por meio da discussão, análise e reflexão a respeito da consciência de cada um em relação à importância desse recurso indispensável. Assim, foi proposta a elaboração de uma cartilha pedagógica tratando da importância das nascentes e objetivando a educação ambiental. Para o desenvolvimento deste projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e atividades com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do município de Colorado, Paraná. Os alunos participaram de uma oficina com duração de três aulas para apresentação e validação da cartilha que aborda o tema sobre as nascentes, suas origens, situação das nascentes, características dos rios do município, crise hídrica e ações para a recuperação e proteção das nascentes. Com a pesquisa de campo verificou-se que a maioria das nascentes analisadas se encontram desprotegidas e degradadas. Assim, com esse trabalho constatou-se a importância de trabalhar a educação ambiental com enfoque na preservação das nascentes e dos recursos hídricos, por meio do uso da cartilha como suporte para os conteúdos que transmitam conhecimentos e valores acerca da educação ambiental.Water is a vital resource for human beings, however, as a result of anthropic action, this resource is becoming increasingly scarce and, therefore, it is necessary to search for solutions that should involve public management and society so that actions are developed that minimize the consequences of the water crisis. Therefore, it is extremely important to seek the involvement of environmental education as a way to promote the preservation and sustainable use of water resources, since environmental education is essential in the process of raising awareness and mobilizing the population. This research defends the importance of encouraging the construction of knowledge about water resources, based on the local reality, and thus creating opportunities through discussion, analysis and reflection regarding the awareness of each one in relation to the importance of this indispensable resource. It was proposed the development of a pedagogical booklet dealing with the importance of springs and aiming at environmental education. For the development of this project, bibliographic surveys, field research and activities were carried out with students from 6th to 9th grade of elementary school in the city of Colorado, Paraná. The students participated in a workshop during three classes to present and validate the booklet with the topic of springs, their origins, situation of the springs, characteristics of the city's rivers, water crisis and actions for the recovery and protection of springs. With the research it was verified that most of the analyzed springs are unprotected and degraded. With this work, it was checked the importance of working with environmental education with a focus on the preservation of springs and water resources, through the use of the booklet as support for the contents that transmit knowledge and values about environmental education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gouveia, Isabel Cristina Moroz-Caccia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carnelosi, Tania Regina Blonski2021-12-13T13:29:57Z2021-12-13T13:29:57Z2021-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21542633004129047P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T15:40:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215426Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:38:27.815518Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes Pedagogical booklet as an instrument of environmental education for the preservation of springs |
title |
Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes |
spellingShingle |
Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes Carnelosi, Tania Regina Blonski Nascentes Crise hídrica Educação ambiental Springs Water crisis Environmental education |
title_short |
Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes |
title_full |
Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes |
title_fullStr |
Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes |
title_full_unstemmed |
Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes |
title_sort |
Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes |
author |
Carnelosi, Tania Regina Blonski |
author_facet |
Carnelosi, Tania Regina Blonski |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Isabel Cristina Moroz-Caccia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carnelosi, Tania Regina Blonski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nascentes Crise hídrica Educação ambiental Springs Water crisis Environmental education |
topic |
Nascentes Crise hídrica Educação ambiental Springs Water crisis Environmental education |
description |
A água é um recurso vital para os seres humanos, entretanto, em decorrência da ação antrópica esse recurso está se tornando cada vez mais escasso e, portanto, se faz necessária a busca por soluções que devem envolver tanto a gestão pública, como também a sociedade para que sejam desenvolvidas ações que minimizem as consequências da crise hídrica. Sendo assim, é de suma importância buscar o envolvimento da educação para a disseminação da educação ambiental como forma de promover a preservação e a utilização sustentável dos recursos hídricos, visto que, a educação ambiental é indispensável no processo de sensibilização e mobilização da população. Esta pesquisa defende a importância de incentivar a construção de conhecimentos sobre os recursos hídricos, a partir da realidade local, e assim oportunizar por meio da discussão, análise e reflexão a respeito da consciência de cada um em relação à importância desse recurso indispensável. Assim, foi proposta a elaboração de uma cartilha pedagógica tratando da importância das nascentes e objetivando a educação ambiental. Para o desenvolvimento deste projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e atividades com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do município de Colorado, Paraná. Os alunos participaram de uma oficina com duração de três aulas para apresentação e validação da cartilha que aborda o tema sobre as nascentes, suas origens, situação das nascentes, características dos rios do município, crise hídrica e ações para a recuperação e proteção das nascentes. Com a pesquisa de campo verificou-se que a maioria das nascentes analisadas se encontram desprotegidas e degradadas. Assim, com esse trabalho constatou-se a importância de trabalhar a educação ambiental com enfoque na preservação das nascentes e dos recursos hídricos, por meio do uso da cartilha como suporte para os conteúdos que transmitam conhecimentos e valores acerca da educação ambiental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13T13:29:57Z 2021-12-13T13:29:57Z 2021-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/215426 33004129047P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/215426 |
identifier_str_mv |
33004129047P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128393515892736 |