A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Conte, Denis Rodrigo [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153852
Resumo: É fato que o atletismo ainda é uma modalidade pouco ensinada por professores de Educação Física em todo o Brasil, embora faça parte de documentos oficiais da disciplina, a exemplo do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. No entanto, há possibilidades para contornar esse cenário. Uma delas é a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no trabalho pedagógico, a fim de aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, motivando-os a conhecer essa modalidade esportiva, além de contribuir positivamente para o trabalho do professor. Certos que a internet e suas ferramentas on-line seriam um caminho eficaz para provocar mudanças no cenário do atletismo escolar, buscamos, nesta pesquisa, verificar a efetividade de uma de suas ferramentas, ou seja, a “Plataforma Educacional de Atletismo - PEA”. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o processo de elaboração, implementação e avaliação de uma plataforma educacional on-line visando à difusão de conhecimentos relacionados ao ensino do atletismo. Após a coleta e análise dos dados, os resultados demonstraram que a plataforma Canvas foi fundamental para a interação, socialização e troca de saberes entre os professores e o pesquisador, viabilizando a partilha de conhecimentos, métodos pedagógicos e informações sobre o ensino do atletismo escolar. Também comprovaram que os vídeos de experiências pedagógicas, localizadas no YouTube e produzidas pelos cursistas, atuaram na motivação, sensibilização e exemplificação do trabalho com esta modalidade esportiva, levando os professores à superarem as adversidades, ampliando seus conhecimentos sobre como ensinar o atletismo com auxílio das tecnologias.
id UNSP_90ed9307592f2a61ed3d1f69ab0b62bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153852
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação FísicaThe "Educational platform of athletics" as a tool for the dissemination of knowledge between Physical Education teachersAtletismoEducação física escolarCanvasEADExperiências pedagógicasAthleticsSchool physical educationPedagogical experiencesÉ fato que o atletismo ainda é uma modalidade pouco ensinada por professores de Educação Física em todo o Brasil, embora faça parte de documentos oficiais da disciplina, a exemplo do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. No entanto, há possibilidades para contornar esse cenário. Uma delas é a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no trabalho pedagógico, a fim de aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, motivando-os a conhecer essa modalidade esportiva, além de contribuir positivamente para o trabalho do professor. Certos que a internet e suas ferramentas on-line seriam um caminho eficaz para provocar mudanças no cenário do atletismo escolar, buscamos, nesta pesquisa, verificar a efetividade de uma de suas ferramentas, ou seja, a “Plataforma Educacional de Atletismo - PEA”. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o processo de elaboração, implementação e avaliação de uma plataforma educacional on-line visando à difusão de conhecimentos relacionados ao ensino do atletismo. Após a coleta e análise dos dados, os resultados demonstraram que a plataforma Canvas foi fundamental para a interação, socialização e troca de saberes entre os professores e o pesquisador, viabilizando a partilha de conhecimentos, métodos pedagógicos e informações sobre o ensino do atletismo escolar. Também comprovaram que os vídeos de experiências pedagógicas, localizadas no YouTube e produzidas pelos cursistas, atuaram na motivação, sensibilização e exemplificação do trabalho com esta modalidade esportiva, levando os professores à superarem as adversidades, ampliando seus conhecimentos sobre como ensinar o atletismo com auxílio das tecnologias.It is a fact that athletics is still a modality little taught by Physical Education teachers throughout Brazil, although it is part of official documents of the discipline, such as the Physical Education Curriculum of the State of São Paulo. However, there are possibilities to circumvent this scenario. One of them is the incorporation of Information and Communication Technologies (ICT) in pedagogical work, in order to bring the content of the reality of the students, motivating them to know this sporting modality, besides contributing positively to the teacher's work. Certain that the Internet and its online tools would be an effective way to promote changes in the school athletics scenario, we seek, in this research, to verify the effectiveness of one of its tools, that is, the "Educational Platform of Athletics - PEA". Thus, the objective of this research was to analyze the process of elaboration, implementation and evaluation of an online educational platform aiming at the diffusion of knowledge related to the teaching of athletics. After the data collection and analysis, the results showed that the Canvas platform was fundamental for the interaction, socialization and exchange of knowledge between the teachers and the researcher, making possible the sharing of knowledge, pedagogical methods and information about school athletics teaching. They also verified that the videos of pedagogical experiences, located on YouTube and produced by the students, motivated, sensitized and exemplified the work with this sport, leading teachers to overcome adversities, expanding their knowledge on how to teach athletics with the aid of technologies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del Conte, Denis Rodrigo [UNESP]2018-05-04T13:15:51Z2018-05-04T13:15:51Z2018-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15385200090111033004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-14T06:16:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153852Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:41:30.755845Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física
The "Educational platform of athletics" as a tool for the dissemination of knowledge between Physical Education teachers
title A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física
spellingShingle A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física
Del Conte, Denis Rodrigo [UNESP]
Atletismo
Educação física escolar
Canvas
EAD
Experiências pedagógicas
Athletics
School physical education
Pedagogical experiences
title_short A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física
title_full A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física
title_fullStr A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física
title_full_unstemmed A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física
title_sort A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física
author Del Conte, Denis Rodrigo [UNESP]
author_facet Del Conte, Denis Rodrigo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Conte, Denis Rodrigo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Atletismo
Educação física escolar
Canvas
EAD
Experiências pedagógicas
Athletics
School physical education
Pedagogical experiences
topic Atletismo
Educação física escolar
Canvas
EAD
Experiências pedagógicas
Athletics
School physical education
Pedagogical experiences
description É fato que o atletismo ainda é uma modalidade pouco ensinada por professores de Educação Física em todo o Brasil, embora faça parte de documentos oficiais da disciplina, a exemplo do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. No entanto, há possibilidades para contornar esse cenário. Uma delas é a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no trabalho pedagógico, a fim de aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, motivando-os a conhecer essa modalidade esportiva, além de contribuir positivamente para o trabalho do professor. Certos que a internet e suas ferramentas on-line seriam um caminho eficaz para provocar mudanças no cenário do atletismo escolar, buscamos, nesta pesquisa, verificar a efetividade de uma de suas ferramentas, ou seja, a “Plataforma Educacional de Atletismo - PEA”. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o processo de elaboração, implementação e avaliação de uma plataforma educacional on-line visando à difusão de conhecimentos relacionados ao ensino do atletismo. Após a coleta e análise dos dados, os resultados demonstraram que a plataforma Canvas foi fundamental para a interação, socialização e troca de saberes entre os professores e o pesquisador, viabilizando a partilha de conhecimentos, métodos pedagógicos e informações sobre o ensino do atletismo escolar. Também comprovaram que os vídeos de experiências pedagógicas, localizadas no YouTube e produzidas pelos cursistas, atuaram na motivação, sensibilização e exemplificação do trabalho com esta modalidade esportiva, levando os professores à superarem as adversidades, ampliando seus conhecimentos sobre como ensinar o atletismo com auxílio das tecnologias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04T13:15:51Z
2018-05-04T13:15:51Z
2018-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153852
000901110
33004137066P5
url http://hdl.handle.net/11449/153852
identifier_str_mv 000901110
33004137066P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128226336178176