Tipografia, imagem e expressão: uma tentativa de desprender a palavra escrita de seu significado verbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marcio José de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157376
Resumo: Este trabalho se propõe a investigar a imagem da tipografia e seu potencial expressivo no campo das artes e da poesia visual. Considerando tipografia como a reprodução em série da escrita, incluindo toda a atividade necessária para que essa reprodução aconteça, a pesquisa aborda seus dois aspectos constituintes, o verbal e o visual. Esses dois elementos são codependentes para que se dê a escrita: a parte verbal é a razão que justifica sua existência e a visual, o que permite ela estar no mundo. A reflexão aqui, no entanto, é feita predominantemente sobre as expressões não verbais da tipografia, o que se justifica pela relevância que a imagem tem para a sociedade atualmente. Portanto, o esforço foi de buscar um desmembramento possível entre esses dois valores indissociáveis da escrita. Assim, são apresentados de forma inédita os painéis Tipo-imagem-grafia. Inspirados nos estudos de Ana Hatherly e no Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, os painéis visam oferecer, por meio da descontextualização, a possibilidade de direcionar a atenção do observador prioritariamente à imagem da tipografia – mesmo que por um breve momento, antes que se inicie o processo de decodificação do texto, que os conhecedores do código alfabético fazem quase que automática e instantaneamente. Os painéis garantem ao observador participação na construção deste projeto, a partir do pressuposto de que ele não é uma obra encerrada em si, mas sim que cria a possibilidade de ler o que nunca foi escrito. Por meio do processo de imaginação dado pela montagem nos painéis, retorna-se ao princípio essencial de memória da palavra escrita.
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Esses dois elementos são codependentes para que se dê a escrita: a parte verbal é a razão que justifica sua existência e a visual, o que permite ela estar no mundo. A reflexão aqui, no entanto, é feita predominantemente sobre as expressões não verbais da tipografia, o que se justifica pela relevância que a imagem tem para a sociedade atualmente. Portanto, o esforço foi de buscar um desmembramento possível entre esses dois valores indissociáveis da escrita. Assim, são apresentados de forma inédita os painéis Tipo-imagem-grafia. Inspirados nos estudos de Ana Hatherly e no Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, os painéis visam oferecer, por meio da descontextualização, a possibilidade de direcionar a atenção do observador prioritariamente à imagem da tipografia – mesmo que por um breve momento, antes que se inicie o processo de decodificação do texto, que os conhecedores do código alfabético fazem quase que automática e instantaneamente. Os painéis garantem ao observador participação na construção deste projeto, a partir do pressuposto de que ele não é uma obra encerrada em si, mas sim que cria a possibilidade de ler o que nunca foi escrito. Por meio do processo de imaginação dado pela montagem nos painéis, retorna-se ao princípio essencial de memória da palavra escrita.This work aims to investigate the image of typography and its expressive potential in the field of visual arts and poetry. Considering typography as a serial reproduction of writing, including all the activity necessary for its reproduction to occur, the research addresses its two constituent aspects: verbal and visual. These two elements are codependent for writing: the verbal part is the reason that justifies its existence and the visual, which allows its existence in the world. The reflection here, however, is made predominantly by the non-verbal expressions of typography, which is justified by the relevance that image has for society today. Therefore, the effort was to seek a possible dismemberment between these two inseparable values of writing. Thus, the Type-image-graphic panels are presented in an unprecedented way. Inspired by the studies of Ana Hatherly and Atlas Mnemosyne of Aby Warburg, the panels aim to offer, through decontextualization, the possibility of directing the attention of the observer primarily to the image of typography - even if for a brief moment, before it begins the process of decoding the text, which the connoisseurs of alphabetic code do almost automatically and instantly. The panels guarantee to the observer participation in the construction of this project, based on the assumption that it is not a finished work in itself, but rather it creates the possibility of reading what has never been written. Through the process of imagination given by the assembly on the panels, one returns to the essential principle of the memory of the written word.Este trabajo es una investigación sobre la imagen de la tipografía y de su potencial expresividad en el campo de las artes y de la poesía visual. Considerando tipografía como la tarea de reproducción en serie de la escritura, y que incluye toda la actividad necesaria para que esa reproducción ocurra, la investigación aborda sus dos aspectos constituyentes, lo verbal y lo visual. Estos dos elementos son codependientes para que se dé la escritura: la parte verbal es la razón que justifica su existencia y la visual lo que permite estar en el mundo. La reflexión principal, sin embargo, se hace predominantemente sobre las expresiones no verbales de la tipografía, lo que es justificado por la relevancia que la imagen tiene para la sociedad actualmente. Por lo tanto, el esfuerzo fue de buscar un desmembramiento posible entre esos dos valores indisociables de la escritura. Así, se presentan de forma inédita los paneles Tipo-imagen-grafía. Inspirado por los estudios de Ana Hatherly y por el Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, los paneles están diseñados para proporcionar, a través de la descontextualización, la posibilidad del espectador dirigir la atención primeramente a la imagen tipográfica – aunque sea por un breve momento, antes de que empiecen el proceso de decodificación del texto, que los conocedores del código alfabético hacen casi automática e instantáneamente. Los paneles ofrecen al observador una importante participación en la construcción de este proyecto, a partir del supuesto de que los paneles no son una obra cerrada en sí, sino que crean la posibilidad del observador leer lo que nunca fue escrito. Por medio del proceso de imaginación dado por el montaje en los paneles, se retorna al principio esencial de memoria de la palabra escrita.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Marcio José de [UNESP]2018-10-22T17:06:09Z2018-10-22T17:06:09Z2018-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15737600090923033004013063P459570148711125510000-0001-8646-8867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:20:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157376Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:03.655580Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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