Mercado e trabalho no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90325 |
Resumo: | O ensino superior no Brasil e seu atual movimento de expansão, sob as influências políticas, econômicas e culturais da economia de mercado e do mundo do trabalho, têm aproximado o setor, sobretudo no que se refere às instituições privadas ou públicas de ensino pago, das ações que conformam a educação às práticas mercantis. Os nexos das aplicações mercantis sobre a educação superior seguem a ordem do capitalismo em processo de dilatação. As políticas governamentais de incentivo à privatização do ensino superior no Brasil, intensificadas a partir da década de 1990, conduziram as instituições, públicas ou privadas, a uma supervalorização da economia no trato das questões educacionais. O peso das representações econômicas, generalizadas, incidiu no papel social desse campo de atuação, com vistas ao seu empresariamento, à profissionalização técnica para o trabalho, bem como às funções financeiras. No que se refere especialmente a estes dois últimos aspectos, o caso das Faculdades Integradas Santa Fé do Sul - SP, trouxe ao estudo do tema uma primeira aproximação das disposições financeiras e econômicas do ensino superior brasileiro. As referidas Faculdades, enquanto entidade pública de ensino pago, geridas por uma Fundação municipal (FUNEC), ao se situarem dentro de um contexto maior, balizado por valores empresariais e mercadológicos, indicaram que a difusão da lógica econômica sobre educação superior é abrangente, como também age no reforço e reprodução da dependência individual e social ao capital. |
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Mercado e trabalho no ensino superiorEnsino superior - BrasilMercado de trabalho - Efeito da educaçãoEducação escolarO ensino superior no Brasil e seu atual movimento de expansão, sob as influências políticas, econômicas e culturais da economia de mercado e do mundo do trabalho, têm aproximado o setor, sobretudo no que se refere às instituições privadas ou públicas de ensino pago, das ações que conformam a educação às práticas mercantis. Os nexos das aplicações mercantis sobre a educação superior seguem a ordem do capitalismo em processo de dilatação. As políticas governamentais de incentivo à privatização do ensino superior no Brasil, intensificadas a partir da década de 1990, conduziram as instituições, públicas ou privadas, a uma supervalorização da economia no trato das questões educacionais. O peso das representações econômicas, generalizadas, incidiu no papel social desse campo de atuação, com vistas ao seu empresariamento, à profissionalização técnica para o trabalho, bem como às funções financeiras. No que se refere especialmente a estes dois últimos aspectos, o caso das Faculdades Integradas Santa Fé do Sul - SP, trouxe ao estudo do tema uma primeira aproximação das disposições financeiras e econômicas do ensino superior brasileiro. As referidas Faculdades, enquanto entidade pública de ensino pago, geridas por uma Fundação municipal (FUNEC), ao se situarem dentro de um contexto maior, balizado por valores empresariais e mercadológicos, indicaram que a difusão da lógica econômica sobre educação superior é abrangente, como também age no reforço e reprodução da dependência individual e social ao capital.The teaching in Brazilian University Education and its last expansion is holding up by the political, economy and culture influences, they came from the economy and working world. They have approximated publics and private schools institutions which pay for teaching, theirs acts keep in the same condition education and commercial practices. The links from the trade applications on high education go with the capitalistic system during its dilated process. In Brazil, the government establishes politics to incentive the privatization of universities education, the rules has been intensified since 1990 decade; they are always conducting public and private education institutions to an elevated economic value, they are using the same way to the education questions. The hard result of economics representation becomes general; it went to inside of the social area and go to the center of the social education vision s field, looking after to the company, looking after to the professional techniques and also to the financial functions. Both and specifics cases to Faculdades Integradas Santa Fé do Sul - SP are specials, because the University brought the themes to be study, it have approximated, at first, the high Brazilian teaching to the financial and economics dispositions. While public entities with a pay teaching, the Departments are maintained by Municipal Foundation (FUNEC), they are in a largest context but with a poor mercantile and factory value that pointed out the expansion of economy idea in the high education as it as the act to fortify and to reproduce the individual and social dependency to the capital.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vaidergorn, José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Luciana Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2007-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 f.application/pdfTEIXEIRA, Luciana Fernandes. Mercado e trabalho no ensino superior. 2007. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90325000503210teixeira_lf_me_arafcl.pdf33004030079P29258095769277556Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90325Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:29.253087Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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