Estudo da aplicação de motores turbofan e turbopropulsores em rotas curtas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213773 |
Resumo: | A indústria aeronáutica utiliza para as pequenas rotas, aeronaves com motores turbopropulsores, pois são mais econômicos quando comparados aos jatos tracionados por turbofans. O presente estudo teve como premissa, fazer uma análise comparativa para rotas curtas, entre os dois tipos de motores, e assim, descobrir se há viabilidade em empregar os motores turbofans em rotas menores e quais são os ganhos de economia de combustível e tempo, quando diferentes altitudes voadas. Modelando-se a atmosfera, aeronave e motores em uma rotina computacional, foi possível extrair os resultados desejados. Esses resultados apontaram para uma economia significativa de combustível ao utilizar motores turbopropulsor em rotas pequenas, todavia observou-se que a eficiência deste tipo de motor ao mudar de altitude diminui conforme a rota fica maior. O comportamento oposto é observado para o motor turbofan. Também foi observado que a altitude desempenha uma papel significativo na economia de combustível: quanto maior a altitude, menor o gasto de combustível para a maioria dos casos testados. |
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Estudo da aplicação de motores turbofan e turbopropulsores em rotas curtasStudy of the application of turbofan and turboprop engines on short routesAeronavesAeroviasEngenharia aeroespacialA indústria aeronáutica utiliza para as pequenas rotas, aeronaves com motores turbopropulsores, pois são mais econômicos quando comparados aos jatos tracionados por turbofans. O presente estudo teve como premissa, fazer uma análise comparativa para rotas curtas, entre os dois tipos de motores, e assim, descobrir se há viabilidade em empregar os motores turbofans em rotas menores e quais são os ganhos de economia de combustível e tempo, quando diferentes altitudes voadas. Modelando-se a atmosfera, aeronave e motores em uma rotina computacional, foi possível extrair os resultados desejados. Esses resultados apontaram para uma economia significativa de combustível ao utilizar motores turbopropulsor em rotas pequenas, todavia observou-se que a eficiência deste tipo de motor ao mudar de altitude diminui conforme a rota fica maior. O comportamento oposto é observado para o motor turbofan. Também foi observado que a altitude desempenha uma papel significativo na economia de combustível: quanto maior a altitude, menor o gasto de combustível para a maioria dos casos testados.The aeronautical industry uses for small routes, aircraft with turboprop engines, as they are more economical when compared to jets driven by turbofans. The premise of this study was to carry out a comparative analysis for short routes, between the two types of engines, and thus find out if there is feasibility in using turbofan engines on smaller routes and what are the gains in fuel economy and time saving, when different altitudes are flown. Modeling the atmosphere, aircraft, and engines in a computational routine, it was possible to extract the desired results. These results pointed to a significant fuel economy when using turboprop engines on smaller routes, however, it was observed that the efficiency of this type of engine decreases as the route gets longer. The opposite behavior is observed for the turbofan engine. It was also noted that altitude plays a significant role in fuel economy: the higher the altitude, the less fuel used for most of the cases tested.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Schiavo, Luiz Augusto Camargo Aranha [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magnusson, Rafael de Araujo2021-07-30T18:45:37Z2021-07-30T18:45:37Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/213773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T14:18:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213773Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T14:18:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A indústria aeronáutica utiliza para as pequenas rotas, aeronaves com motores turbopropulsores, pois são mais econômicos quando comparados aos jatos tracionados por turbofans. O presente estudo teve como premissa, fazer uma análise comparativa para rotas curtas, entre os dois tipos de motores, e assim, descobrir se há viabilidade em empregar os motores turbofans em rotas menores e quais são os ganhos de economia de combustível e tempo, quando diferentes altitudes voadas. Modelando-se a atmosfera, aeronave e motores em uma rotina computacional, foi possível extrair os resultados desejados. Esses resultados apontaram para uma economia significativa de combustível ao utilizar motores turbopropulsor em rotas pequenas, todavia observou-se que a eficiência deste tipo de motor ao mudar de altitude diminui conforme a rota fica maior. O comportamento oposto é observado para o motor turbofan. Também foi observado que a altitude desempenha uma papel significativo na economia de combustível: quanto maior a altitude, menor o gasto de combustível para a maioria dos casos testados. |
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