Acúmulo de saberes e experiência formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/88616
Resumo: O presente trabalho consiste num estudo sobre as origens e os motivos da valorização atribuída atualmente ao acúmulo de saberes enquanto aquisição de informações de maneira rápida e superficial. Esta valorização vem sendo afirmada como condição necessária ao desenvolvimento do processo de formação, e as teses da sociedade do conhecimento têm sido sua maior expressão. Este discurso que se dissemina amplamente em meio à sociedade capitalista atual – aqui compreendida como sociedade administrada –, que possui o neoliberalismo como sua política econômica, tem sido muito bem recebido e ao mesmo tempo reproduzido amplamente pelas pessoas em práticas cotidianas e intelectuais. Diante desta constatação, abordamos os meios pelos quais o acúmulo de saberes se constitui em uma exigência e, ao mesmo tempo, em uma imposição social, influenciando negativamente a construção da experiência formativa dos indivíduos. Analisamos os dispositivos que se encontram instalados na sociedade como instrumentos para a formação, mas que, na realidade, negam a possibilidade de desenvolvimento da experiência formativa. Apresentamos ainda as possíveis contradições que podem conduzir à superação desta problemática permitindo atingir o contexto de uma formação em que o desenvolvimento da experiência constitua o cerne de um movimento de emancipação. Para os estudos procedemos, primeiramente, à análise do discurso neoliberal acerca da educação, situando neste a valorização do acúmulo de saberes e a defesa da qualidade da educação. Em seqüência, recorremos aos estudos dos filósofos Theodor W. Adorno e Max Horkheimer procurando investigar em que medida a valorização do acúmulo de saberes na sociedade administrada contribui para o fortalecimento da...
id UNSP_9204b6923c2f49cf075c31bdd61d10b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/88616
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Acúmulo de saberes e experiência formativaEducaçãoTeoria críticaKnowledgeCritical theoryO presente trabalho consiste num estudo sobre as origens e os motivos da valorização atribuída atualmente ao acúmulo de saberes enquanto aquisição de informações de maneira rápida e superficial. Esta valorização vem sendo afirmada como condição necessária ao desenvolvimento do processo de formação, e as teses da sociedade do conhecimento têm sido sua maior expressão. Este discurso que se dissemina amplamente em meio à sociedade capitalista atual – aqui compreendida como sociedade administrada –, que possui o neoliberalismo como sua política econômica, tem sido muito bem recebido e ao mesmo tempo reproduzido amplamente pelas pessoas em práticas cotidianas e intelectuais. Diante desta constatação, abordamos os meios pelos quais o acúmulo de saberes se constitui em uma exigência e, ao mesmo tempo, em uma imposição social, influenciando negativamente a construção da experiência formativa dos indivíduos. Analisamos os dispositivos que se encontram instalados na sociedade como instrumentos para a formação, mas que, na realidade, negam a possibilidade de desenvolvimento da experiência formativa. Apresentamos ainda as possíveis contradições que podem conduzir à superação desta problemática permitindo atingir o contexto de uma formação em que o desenvolvimento da experiência constitua o cerne de um movimento de emancipação. Para os estudos procedemos, primeiramente, à análise do discurso neoliberal acerca da educação, situando neste a valorização do acúmulo de saberes e a defesa da qualidade da educação. Em seqüência, recorremos aos estudos dos filósofos Theodor W. Adorno e Max Horkheimer procurando investigar em que medida a valorização do acúmulo de saberes na sociedade administrada contribui para o fortalecimento da...This paper consists of a study about the origins and the purposes of the great importance that, nowadays, is ascribed to knowledge accumulation understood as a fast and superficially information acquisition. This importance has been considered as a necessary condition to the development of the formation process, and the theses of the knowledge society have been the most noticeable expression of such importance. This discourse that is largely spread through the current capitalist society - here understood as administered society –, whose economic policy is the neoliberalism, has been well accepted and widely reproduced by the people in their intellectual and everyday practices. Faced with this observation, we aim to approach the ways through which the knowledge accumulation consists of a requirement and, at the same time, of a social imposition, negatively affecting the construction of the individuals formative experience. We analyze devices that are set up in the society as instruments for formation, but that, in reality, deny the possibility of a formative experience development. We even present the possible contradictions that may lead to the overcoming of this problematic and letting reach the situation of a formation in which the experience development may be the heart of an emancipation movement. For our studies, we first proceed to the analysis of the neoliberal discourse concerning the education, placing at it the great importance of the knowledge accumulation and the defense of the quality of education. Then, we turn to the researches of the philosophers Theodor W. Adorno and Max Horkheimer, aiming to investigate how the knowledge accumulation inside the administered society contributes to the strengthening of the semi-formation and to the negation of the main condition of social emancipation that is the formative experienceCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Marcelo [UNESP]2014-06-11T19:23:33Z2014-06-11T19:23:33Z2011-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 f.application/pdfSANTOS, Marcelo Alexandre dos. Acúmulo de saberes e experiência formativa. 2011. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/88616000676266santos_ma_me_arafcl.pdf33004030079P2366725739307225517880635512472540000-0001-9620-5964Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88616Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:29:05.937776Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acúmulo de saberes e experiência formativa
title Acúmulo de saberes e experiência formativa
spellingShingle Acúmulo de saberes e experiência formativa
Santos, Marcelo [UNESP]
Educação
Teoria crítica
Knowledge
Critical theory
title_short Acúmulo de saberes e experiência formativa
title_full Acúmulo de saberes e experiência formativa
title_fullStr Acúmulo de saberes e experiência formativa
title_full_unstemmed Acúmulo de saberes e experiência formativa
title_sort Acúmulo de saberes e experiência formativa
author Santos, Marcelo [UNESP]
author_facet Santos, Marcelo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Teoria crítica
Knowledge
Critical theory
topic Educação
Teoria crítica
Knowledge
Critical theory
description O presente trabalho consiste num estudo sobre as origens e os motivos da valorização atribuída atualmente ao acúmulo de saberes enquanto aquisição de informações de maneira rápida e superficial. Esta valorização vem sendo afirmada como condição necessária ao desenvolvimento do processo de formação, e as teses da sociedade do conhecimento têm sido sua maior expressão. Este discurso que se dissemina amplamente em meio à sociedade capitalista atual – aqui compreendida como sociedade administrada –, que possui o neoliberalismo como sua política econômica, tem sido muito bem recebido e ao mesmo tempo reproduzido amplamente pelas pessoas em práticas cotidianas e intelectuais. Diante desta constatação, abordamos os meios pelos quais o acúmulo de saberes se constitui em uma exigência e, ao mesmo tempo, em uma imposição social, influenciando negativamente a construção da experiência formativa dos indivíduos. Analisamos os dispositivos que se encontram instalados na sociedade como instrumentos para a formação, mas que, na realidade, negam a possibilidade de desenvolvimento da experiência formativa. Apresentamos ainda as possíveis contradições que podem conduzir à superação desta problemática permitindo atingir o contexto de uma formação em que o desenvolvimento da experiência constitua o cerne de um movimento de emancipação. Para os estudos procedemos, primeiramente, à análise do discurso neoliberal acerca da educação, situando neste a valorização do acúmulo de saberes e a defesa da qualidade da educação. Em seqüência, recorremos aos estudos dos filósofos Theodor W. Adorno e Max Horkheimer procurando investigar em que medida a valorização do acúmulo de saberes na sociedade administrada contribui para o fortalecimento da...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-26
2014-06-11T19:23:33Z
2014-06-11T19:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Marcelo Alexandre dos. Acúmulo de saberes e experiência formativa. 2011. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/88616
000676266
santos_ma_me_arafcl.pdf
33004030079P2
3667257393072255
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
identifier_str_mv SANTOS, Marcelo Alexandre dos. Acúmulo de saberes e experiência formativa. 2011. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000676266
santos_ma_me_arafcl.pdf
33004030079P2
3667257393072255
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
url http://hdl.handle.net/11449/88616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129208310824960