Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255248 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo compreender as concepções de educadores de creches sobre musicalização e desenvolvimento infantil e como essas concepções influenciam suas práticas educacionais com crianças de 0 a 2 anos. Como objetivos específicos este trabalho propõe: a) Compreender se a formação dos educadores na graduação influenciou as concepções sobre musicalização e desenvolvimento infantil; b) Identificar as concepções dos educadores de creches sobre desenvolvimento de bebês, música e musicalização; c) Verificar se nas falas das professoras aparece ou não uma concepção de musicalização; d) Entender como as educadoras relacionam a musicalização com o desenvolvimento de bebês. Trata-se de uma pesquisa de finalidade básica, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com professoras de creches do município de Assis-SP. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados coletados, foram utilizados os recursos metodológicos oferecidos pela Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Os resultados apontam para a importância de enriquecer a formação docente, destacando o entendimento sobre musicalização e a valorização da prática como um elemento central no aprendizado. As educadoras reconhecem o efeito benéfico da música na educação, mas evidencia-se a necessidade de melhor integração entre teoria e prática para expandir as atividades musicais em creches, reconhecendo e fortalecendo as práticas existentes e identificando oportunidades para enriquecer a experiência educacional. |
id |
UNSP_9287c05a473ba65bbe7903ecc7de31c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255248 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?Conceptions and practices of daycare teachers regarding the development and musicalization of babies: how is this rhythm?Música na educação pré-escolarProfessores de crechesCrianças - DesenvolvimentoMusicalizationDaycareBabiesEducators'conceptionsThought organizing modelsEste estudo tem por objetivo compreender as concepções de educadores de creches sobre musicalização e desenvolvimento infantil e como essas concepções influenciam suas práticas educacionais com crianças de 0 a 2 anos. Como objetivos específicos este trabalho propõe: a) Compreender se a formação dos educadores na graduação influenciou as concepções sobre musicalização e desenvolvimento infantil; b) Identificar as concepções dos educadores de creches sobre desenvolvimento de bebês, música e musicalização; c) Verificar se nas falas das professoras aparece ou não uma concepção de musicalização; d) Entender como as educadoras relacionam a musicalização com o desenvolvimento de bebês. Trata-se de uma pesquisa de finalidade básica, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com professoras de creches do município de Assis-SP. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados coletados, foram utilizados os recursos metodológicos oferecidos pela Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Os resultados apontam para a importância de enriquecer a formação docente, destacando o entendimento sobre musicalização e a valorização da prática como um elemento central no aprendizado. As educadoras reconhecem o efeito benéfico da música na educação, mas evidencia-se a necessidade de melhor integração entre teoria e prática para expandir as atividades musicais em creches, reconhecendo e fortalecendo as práticas existentes e identificando oportunidades para enriquecer a experiência educacional.This study aims to understand daycare educators' conceptions of musicalization and child development and how these conceptions influence their educational practices with children aged 0 to 2 years old. It has specific objectives: a) To understand whether the training of educators in undergraduate courses influenced the conceptions of musicalization and child development; b) To identify the conceptions of daycare center educators about baby development, music and musicalization; c) To verify whether or not a conception of musicalization appears in the teachers' statements; d) Understand how educators relate musicalization to the development of babies. This is a basic-purpose research with a qualitative, descriptive, and exploratory approach, conducted with daycare teachers in the municipality of Assis. Data collection was carried out through semi-structured interviews. The analysis of collected data employed methodological resources offered by the Theory of Organizing Thought Models. The results emphasize the importance of enriching teacher education, highlighting the understanding of musicalization and the appreciation of practice as a central element in learning. Educators acknowledge the beneficial effect of music in education, yet there is a need for better integration between theory and practice to expand musical activities in daycares, recognizing and strengthening existing practices while identifying opportunities to enhance the educational experience.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]Silva, Mariana GalonCampanharo, Adriana Silveira2024-04-19T22:47:49Z2024-04-19T22:47:49Z2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMPANHARO, Adriana Silveira. Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? 2024. 181 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25524826901903042023070000-0003-2011-5107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-16T12:30:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:58:10.349906Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? Conceptions and practices of daycare teachers regarding the development and musicalization of babies: how is this rhythm? |
title |
Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? |
spellingShingle |
Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? Campanharo, Adriana Silveira Música na educação pré-escolar Professores de creches Crianças - Desenvolvimento Musicalization Daycare Babies Educators'conceptions Thought organizing models |
title_short |
Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? |
title_full |
Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? |
title_fullStr |
Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? |
title_sort |
Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? |
author |
Campanharo, Adriana Silveira |
author_facet |
Campanharo, Adriana Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP] Silva, Mariana Galon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campanharo, Adriana Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música na educação pré-escolar Professores de creches Crianças - Desenvolvimento Musicalization Daycare Babies Educators'conceptions Thought organizing models |
topic |
Música na educação pré-escolar Professores de creches Crianças - Desenvolvimento Musicalization Daycare Babies Educators'conceptions Thought organizing models |
description |
Este estudo tem por objetivo compreender as concepções de educadores de creches sobre musicalização e desenvolvimento infantil e como essas concepções influenciam suas práticas educacionais com crianças de 0 a 2 anos. Como objetivos específicos este trabalho propõe: a) Compreender se a formação dos educadores na graduação influenciou as concepções sobre musicalização e desenvolvimento infantil; b) Identificar as concepções dos educadores de creches sobre desenvolvimento de bebês, música e musicalização; c) Verificar se nas falas das professoras aparece ou não uma concepção de musicalização; d) Entender como as educadoras relacionam a musicalização com o desenvolvimento de bebês. Trata-se de uma pesquisa de finalidade básica, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com professoras de creches do município de Assis-SP. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados coletados, foram utilizados os recursos metodológicos oferecidos pela Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Os resultados apontam para a importância de enriquecer a formação docente, destacando o entendimento sobre musicalização e a valorização da prática como um elemento central no aprendizado. As educadoras reconhecem o efeito benéfico da música na educação, mas evidencia-se a necessidade de melhor integração entre teoria e prática para expandir as atividades musicais em creches, reconhecendo e fortalecendo as práticas existentes e identificando oportunidades para enriquecer a experiência educacional. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-19T22:47:49Z 2024-04-19T22:47:49Z 2024-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPANHARO, Adriana Silveira. Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? 2024. 181 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024. https://hdl.handle.net/11449/255248 2690190304202307 0000-0003-2011-5107 |
identifier_str_mv |
CAMPANHARO, Adriana Silveira. Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? 2024. 181 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024. 2690190304202307 0000-0003-2011-5107 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128879809789952 |