Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campanharo, Adriana Silveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255248
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender as concepções de educadores de creches sobre musicalização e desenvolvimento infantil e como essas concepções influenciam suas práticas educacionais com crianças de 0 a 2 anos. Como objetivos específicos este trabalho propõe: a) Compreender se a formação dos educadores na graduação influenciou as concepções sobre musicalização e desenvolvimento infantil; b) Identificar as concepções dos educadores de creches sobre desenvolvimento de bebês, música e musicalização; c) Verificar se nas falas das professoras aparece ou não uma concepção de musicalização; d) Entender como as educadoras relacionam a musicalização com o desenvolvimento de bebês. Trata-se de uma pesquisa de finalidade básica, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com professoras de creches do município de Assis-SP. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados coletados, foram utilizados os recursos metodológicos oferecidos pela Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Os resultados apontam para a importância de enriquecer a formação docente, destacando o entendimento sobre musicalização e a valorização da prática como um elemento central no aprendizado. As educadoras reconhecem o efeito benéfico da música na educação, mas evidencia-se a necessidade de melhor integração entre teoria e prática para expandir as atividades musicais em creches, reconhecendo e fortalecendo as práticas existentes e identificando oportunidades para enriquecer a experiência educacional.
id UNSP_9287c05a473ba65bbe7903ecc7de31c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255248
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?Conceptions and practices of daycare teachers regarding the development and musicalization of babies: how is this rhythm?Música na educação pré-escolarProfessores de crechesCrianças - DesenvolvimentoMusicalizationDaycareBabiesEducators'conceptionsThought organizing modelsEste estudo tem por objetivo compreender as concepções de educadores de creches sobre musicalização e desenvolvimento infantil e como essas concepções influenciam suas práticas educacionais com crianças de 0 a 2 anos. Como objetivos específicos este trabalho propõe: a) Compreender se a formação dos educadores na graduação influenciou as concepções sobre musicalização e desenvolvimento infantil; b) Identificar as concepções dos educadores de creches sobre desenvolvimento de bebês, música e musicalização; c) Verificar se nas falas das professoras aparece ou não uma concepção de musicalização; d) Entender como as educadoras relacionam a musicalização com o desenvolvimento de bebês. Trata-se de uma pesquisa de finalidade básica, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com professoras de creches do município de Assis-SP. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados coletados, foram utilizados os recursos metodológicos oferecidos pela Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Os resultados apontam para a importância de enriquecer a formação docente, destacando o entendimento sobre musicalização e a valorização da prática como um elemento central no aprendizado. As educadoras reconhecem o efeito benéfico da música na educação, mas evidencia-se a necessidade de melhor integração entre teoria e prática para expandir as atividades musicais em creches, reconhecendo e fortalecendo as práticas existentes e identificando oportunidades para enriquecer a experiência educacional.This study aims to understand daycare educators' conceptions of musicalization and child development and how these conceptions influence their educational practices with children aged 0 to 2 years old. It has specific objectives: a) To understand whether the training of educators in undergraduate courses influenced the conceptions of musicalization and child development; b) To identify the conceptions of daycare center educators about baby development, music and musicalization; c) To verify whether or not a conception of musicalization appears in the teachers' statements; d) Understand how educators relate musicalization to the development of babies. This is a basic-purpose research with a qualitative, descriptive, and exploratory approach, conducted with daycare teachers in the municipality of Assis. Data collection was carried out through semi-structured interviews. The analysis of collected data employed methodological resources offered by the Theory of Organizing Thought Models. The results emphasize the importance of enriching teacher education, highlighting the understanding of musicalization and the appreciation of practice as a central element in learning. Educators acknowledge the beneficial effect of music in education, yet there is a need for better integration between theory and practice to expand musical activities in daycares, recognizing and strengthening existing practices while identifying opportunities to enhance the educational experience.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]Silva, Mariana GalonCampanharo, Adriana Silveira2024-04-19T22:47:49Z2024-04-19T22:47:49Z2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMPANHARO, Adriana Silveira. Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? 2024. 181 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25524826901903042023070000-0003-2011-5107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-16T12:30:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:58:10.349906Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
Conceptions and practices of daycare teachers regarding the development and musicalization of babies: how is this rhythm?
title Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
spellingShingle Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
Campanharo, Adriana Silveira
Música na educação pré-escolar
Professores de creches
Crianças - Desenvolvimento
Musicalization
Daycare
Babies
Educators'conceptions
Thought organizing models
title_short Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
title_full Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
title_fullStr Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
title_full_unstemmed Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
title_sort Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
author Campanharo, Adriana Silveira
author_facet Campanharo, Adriana Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]
Silva, Mariana Galon
dc.contributor.author.fl_str_mv Campanharo, Adriana Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Música na educação pré-escolar
Professores de creches
Crianças - Desenvolvimento
Musicalization
Daycare
Babies
Educators'conceptions
Thought organizing models
topic Música na educação pré-escolar
Professores de creches
Crianças - Desenvolvimento
Musicalization
Daycare
Babies
Educators'conceptions
Thought organizing models
description Este estudo tem por objetivo compreender as concepções de educadores de creches sobre musicalização e desenvolvimento infantil e como essas concepções influenciam suas práticas educacionais com crianças de 0 a 2 anos. Como objetivos específicos este trabalho propõe: a) Compreender se a formação dos educadores na graduação influenciou as concepções sobre musicalização e desenvolvimento infantil; b) Identificar as concepções dos educadores de creches sobre desenvolvimento de bebês, música e musicalização; c) Verificar se nas falas das professoras aparece ou não uma concepção de musicalização; d) Entender como as educadoras relacionam a musicalização com o desenvolvimento de bebês. Trata-se de uma pesquisa de finalidade básica, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com professoras de creches do município de Assis-SP. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados coletados, foram utilizados os recursos metodológicos oferecidos pela Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Os resultados apontam para a importância de enriquecer a formação docente, destacando o entendimento sobre musicalização e a valorização da prática como um elemento central no aprendizado. As educadoras reconhecem o efeito benéfico da música na educação, mas evidencia-se a necessidade de melhor integração entre teoria e prática para expandir as atividades musicais em creches, reconhecendo e fortalecendo as práticas existentes e identificando oportunidades para enriquecer a experiência educacional.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-19T22:47:49Z
2024-04-19T22:47:49Z
2024-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPANHARO, Adriana Silveira. Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? 2024. 181 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255248
2690190304202307
0000-0003-2011-5107
identifier_str_mv CAMPANHARO, Adriana Silveira. Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso? 2024. 181 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.
2690190304202307
0000-0003-2011-5107
url https://hdl.handle.net/11449/255248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128879809789952