Distribuição de valor entre empresas de capital aberto do setor alimentício brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/205123 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a capacidade de adição de valor por parte das empresas brasileiras do setor alimentício listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Terá como embasamento para sua composição o uso de referências teóricas de artigos e livros de diversos autores, fazendo uso de trabalhos que abordam tanto a criação de valor diretamente quanto de estudos sobre elementos que compõem o desempenho de uma empresa de capital aberto, mais notoriamente governança corporativa e investimento, de modo a buscar também a constituição do que pode resultar em uma empresa capacitada em adicionar valor ao longo de seu processo produtivo. Serão feitas também considerações sobre o setor alimentício em específico, tendo em mente sua importância para o Brasil e suas singularidades em comparação com outros setores produtivos. Uma vez tratando-se de empresas abertamente comercializadas, levando em conta que um de seus objetivos é a geração de retornos para seus proprietários, julgou-se relevante calcular a razão de remuneração do capital próprio, uma vez analisadas teorias de investimento em ações. Assim, a relevância do bom desempenho das empresas do setor de alimentos se dá em diversas frentes: o retorno dos acionistas, a remuneração dos diretores, o crescimento de um setor relevante para a economia nacional, e o consumo dos cidadão em geral |
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Distribuição de valor entre empresas de capital aberto do setor alimentício brasileiroDistribution of value among publicly traded companies in the Brazilian food sectorValor adicionadoGovernança corporativaSetor alimentícioRemuneração de capitaisAdded ValueCorporative GovernanceFood SectorCapital ReturnsO objetivo deste trabalho é analisar a capacidade de adição de valor por parte das empresas brasileiras do setor alimentício listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Terá como embasamento para sua composição o uso de referências teóricas de artigos e livros de diversos autores, fazendo uso de trabalhos que abordam tanto a criação de valor diretamente quanto de estudos sobre elementos que compõem o desempenho de uma empresa de capital aberto, mais notoriamente governança corporativa e investimento, de modo a buscar também a constituição do que pode resultar em uma empresa capacitada em adicionar valor ao longo de seu processo produtivo. Serão feitas também considerações sobre o setor alimentício em específico, tendo em mente sua importância para o Brasil e suas singularidades em comparação com outros setores produtivos. Uma vez tratando-se de empresas abertamente comercializadas, levando em conta que um de seus objetivos é a geração de retornos para seus proprietários, julgou-se relevante calcular a razão de remuneração do capital próprio, uma vez analisadas teorias de investimento em ações. Assim, a relevância do bom desempenho das empresas do setor de alimentos se dá em diversas frentes: o retorno dos acionistas, a remuneração dos diretores, o crescimento de um setor relevante para a economia nacional, e o consumo dos cidadão em geralThis work aims to analyze the ability to add value of the Brazilian food sector companies listed on Bolsa de Valores de São Paulo. For its composition, it will be based on theorical references of many authors, using works directly about adding value as well as studies about topics that make up the performance of a publicly traded company, most notoriously about corporative governance and investment, seeking the composition of what can result in a company able to add value throughout its productive process. It will also be made considerations about the food sector specifically, taking into account its importance for Brazil and its individualities in comparison to other productive sectors. Once dealing with publicly traded companies. considering one of their goals is to generate revenue for their owners, it was considered relevant to find the rate of return on own capital, once stock investment theory was analyzed. Thus, the relevancy of a good performance from food sector companies shows on different ends: shareholders’ returns, directors’ payment, the growth of a nationally relevant economic sector, and the general citizen’s consumptionNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Casagrande, Elton Eustáquio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kimura, Pedro Minoru Brigatti [UNESP]2021-06-24T19:40:31Z2021-06-24T19:40:31Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/205123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:32:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/205123Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:57:24.139041Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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