Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia preta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Alvaro Mari
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154329
Resumo: A atual demanda por informações precisas e de baixo custo de obtenção causa um aumento na procura por serviços remotos, como o geoprocessamento, a geoestatística e o aprendizado de máquinas. Este trabalho objetiva a obtenção de informações relacionadas a leituras de teores de clorofila, a partir de um banco de dados de campo e por imagens de satélite aplicadas a uma área de cultivo de aveia preta, com baixos custos. Com um banco de dados preciso sobre o teor de clorofila, acredita-se ser possível reduzir custos na implantação e execução de sistemas de irrigação. Diversos autores já realizaram a comparação entre o teor de clorofila e a disponibilidade de água e outros já pontuaram o grande benefício da irrigação sobre diversos cultivares. Com a hipótese de que é possível através da utilização de técnicas de baixo custo a obtenção de valores de teor de clorofila, o trabalho utilizou de técnicas de geoestatística para procurar uma correlação entre os dados físicos e os índices de vegetação gerados a partir de imagens do satélite Landsat 5. Ao encontrar resultados insatisfatórios, partiu-se para um estudo dos dados em treinamento de máquinas e mineração de dados. Após passar por vários processos, o algoritmo Gradient Boosting Machine (GBM) possibilitou a geração de uma imagem com valores estimados clorofila bastante semelhante aos reais obtidos em campo.
id UNSP_92ef0a7023b12c266322450c2da78023
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154329
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia pretaGeostatistics in the evaluation of chlorophyll content in black oatsImagens de satéliteCorrelação de dadosAprendizado de máquinas. ClorofilaGeoestatísticaClorofilaA atual demanda por informações precisas e de baixo custo de obtenção causa um aumento na procura por serviços remotos, como o geoprocessamento, a geoestatística e o aprendizado de máquinas. Este trabalho objetiva a obtenção de informações relacionadas a leituras de teores de clorofila, a partir de um banco de dados de campo e por imagens de satélite aplicadas a uma área de cultivo de aveia preta, com baixos custos. Com um banco de dados preciso sobre o teor de clorofila, acredita-se ser possível reduzir custos na implantação e execução de sistemas de irrigação. Diversos autores já realizaram a comparação entre o teor de clorofila e a disponibilidade de água e outros já pontuaram o grande benefício da irrigação sobre diversos cultivares. Com a hipótese de que é possível através da utilização de técnicas de baixo custo a obtenção de valores de teor de clorofila, o trabalho utilizou de técnicas de geoestatística para procurar uma correlação entre os dados físicos e os índices de vegetação gerados a partir de imagens do satélite Landsat 5. Ao encontrar resultados insatisfatórios, partiu-se para um estudo dos dados em treinamento de máquinas e mineração de dados. Após passar por vários processos, o algoritmo Gradient Boosting Machine (GBM) possibilitou a geração de uma imagem com valores estimados clorofila bastante semelhante aos reais obtidos em campo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1421969Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Hélio GrassiZimback, Célia Regina LopesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Junior, Alvaro Mari2018-06-22T18:04:24Z2018-06-22T18:04:24Z2018-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15432900090539233004064038P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-03T12:28:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:45:35.660181Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia preta
Geostatistics in the evaluation of chlorophyll content in black oats
title Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia preta
spellingShingle Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia preta
Junior, Alvaro Mari
Imagens de satélite
Correlação de dados
Aprendizado de máquinas. Clorofila
Geoestatística
Clorofila
title_short Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia preta
title_full Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia preta
title_fullStr Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia preta
title_full_unstemmed Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia preta
title_sort Geoestatística na avaliação de teor de clorofila em aveia preta
author Junior, Alvaro Mari
author_facet Junior, Alvaro Mari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Hélio Grassi
Zimback, Célia Regina Lopes
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Alvaro Mari
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens de satélite
Correlação de dados
Aprendizado de máquinas. Clorofila
Geoestatística
Clorofila
topic Imagens de satélite
Correlação de dados
Aprendizado de máquinas. Clorofila
Geoestatística
Clorofila
description A atual demanda por informações precisas e de baixo custo de obtenção causa um aumento na procura por serviços remotos, como o geoprocessamento, a geoestatística e o aprendizado de máquinas. Este trabalho objetiva a obtenção de informações relacionadas a leituras de teores de clorofila, a partir de um banco de dados de campo e por imagens de satélite aplicadas a uma área de cultivo de aveia preta, com baixos custos. Com um banco de dados preciso sobre o teor de clorofila, acredita-se ser possível reduzir custos na implantação e execução de sistemas de irrigação. Diversos autores já realizaram a comparação entre o teor de clorofila e a disponibilidade de água e outros já pontuaram o grande benefício da irrigação sobre diversos cultivares. Com a hipótese de que é possível através da utilização de técnicas de baixo custo a obtenção de valores de teor de clorofila, o trabalho utilizou de técnicas de geoestatística para procurar uma correlação entre os dados físicos e os índices de vegetação gerados a partir de imagens do satélite Landsat 5. Ao encontrar resultados insatisfatórios, partiu-se para um estudo dos dados em treinamento de máquinas e mineração de dados. Após passar por vários processos, o algoritmo Gradient Boosting Machine (GBM) possibilitou a geração de uma imagem com valores estimados clorofila bastante semelhante aos reais obtidos em campo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-22T18:04:24Z
2018-06-22T18:04:24Z
2018-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154329
000905392
33004064038P7
url http://hdl.handle.net/11449/154329
identifier_str_mv 000905392
33004064038P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128557395738624