Melhoria da qualidade de vida como estratégia de redução de danos: integração discente a partir de atividades culturais, esportivas e de lazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Onofre, Mirian Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Fernandes, Silvia Dinucci [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude117.htm
http://hdl.handle.net/11449/148288
Resumo: Introdução: A intervenção preventiva de Redução de Danos, que visa minimizar as conseqüências nocivas do uso de drogas lícitas e ilícitas e suas situações de risco, deve incluir estratégias que visem à melhoria da qualidade de vida da população universitária, além de atividades educativas e de conscientização. Experiências de organizações não-governamentais mostram o beneficio da associação entre atividades culturais, esportivas e de lazer e a prevenção e redução do uso de drogas. Objetivos: As unidades da UNESP do Câmpus de Araraquara, envolvidas no projeto “VIVER BEM-UNESP”, além de participar do “Programa de Álcool e Drogas” e do “Dia do Alerta do Uso Nocivo do Álcool”, têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da comunidade universitária, apoiar e fortalecer atividades culturais, esportivas, de lazer, estimular a criação de novas atividades, reativar eventos interrompidos devido a dificuldades financeiras e promover maior integração e sociabilização entre a comunidade universitária. Métodos: Para viabilizar e operacionalizar tal proposta, há necessidade de trabalho conjunto da comunidade acadêmica – Centros Acadêmicos, Atléticas, Empresas Juniores de Araraquara, de apoio das Vice-Diretorias das quatro Unidades, da PROEX e de parcerias, tais como: Secretaria de Cultura e Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Araraquara, FUNDART, SESC, Centro Cultural Waldemar Saffioti. Desta forma, as atividades a serem ativadas e/ou fortalecidas são: a) Cinecâmpus ¾ apresentações semanais de filmes, seguidas de debate; b) OXOUNOSSO – espetáculo artístico; c) Horas Felizes e Palco Livre ¾ apresentações artísticas no final da tarde; d) Oficina Ritmo, Expressão e Movimento ¾ apresentação de músicas e ritmos brasileiros, englobando conhecimentos teóricos e aprendizagem de movimentos; e) Oficina de Literatura e Teatro ¾ apresentação para crianças da Mitologia Grega e Literatura Clássica de maneira lúdica; f) Oficina Arte e Lazer ¾ trabalho artesanal; g) Atividades Esportivas ¾ melhorar as condições de treino dos estudantes (disponibilidade de espaços adequados), organizar equipes nas diferentes modalidades de Esporte, estimular a participação em eventos esportivos; h) Gincana Viver Bem ¾ realizar provas culturais e jogos competitivos, ajudar entidades carentes, ampliar as ações sociais da Universidade. Resultados Esperados: a)integrar alunos, docentes e funcionários; b) estimular encontros periódicos dos participantes para a preparação de competições, espetáculos, oficinas e eventos; c) criar oportunidade para o desenvolvimento de aptidões, habilidades, criatividade e descoberta de novos talentos; d) contribuir para o exercício de democracia e cidadania; e) conscientizar e mudar comportamentos e atitudes, reduzindo o uso nocivo de drogas. Medidas estão sendo tomadas para viabilizar a proposta.
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