Arlequim folião: o folclore no nacionalismo modernista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93289 |
Resumo: | No presente trabalho desenvolveu-se uma reflexão, que partindo da busca de compreender o folclore se dedicou a estuda-lo em quanto uma reflexão social desenvolvida em um determinado período. Deste modo, este estudo voltou-se a analisar a relação do conceito folclore para as elites modernista brasileiras que na década de 20 buscaram um referencial para uma arte nacional autêntica, encontraram nas reflexões sobre o folclore referenciais solidificáveis para organizar suas reflexões. Tal período se coloca como fomentador das discussões em torno da nacionalidade e consequentemente do folclore para as décadas seguintes. Isso permite pensar que foi a partir daí que o conceito de folclore no Brasil desenvolveu suas formas mais comuns. Podem ser exemplo destas formas, as formulações oficiais do conceito na política cultural varguista, nos trabalhos de folcloristas como Câmara Cascudo e Mário de Andrade, assim como nas Campanhas de Defesas do folclore Brasileiro nas décadas de 40 até 70. |
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Arlequim folião: o folclore no nacionalismo modernistaModernismo (Arte) - BrasilNo presente trabalho desenvolveu-se uma reflexão, que partindo da busca de compreender o folclore se dedicou a estuda-lo em quanto uma reflexão social desenvolvida em um determinado período. Deste modo, este estudo voltou-se a analisar a relação do conceito folclore para as elites modernista brasileiras que na década de 20 buscaram um referencial para uma arte nacional autêntica, encontraram nas reflexões sobre o folclore referenciais solidificáveis para organizar suas reflexões. Tal período se coloca como fomentador das discussões em torno da nacionalidade e consequentemente do folclore para as décadas seguintes. Isso permite pensar que foi a partir daí que o conceito de folclore no Brasil desenvolveu suas formas mais comuns. Podem ser exemplo destas formas, as formulações oficiais do conceito na política cultural varguista, nos trabalhos de folcloristas como Câmara Cascudo e Mário de Andrade, assim como nas Campanhas de Defesas do folclore Brasileiro nas décadas de 40 até 70.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Dulce Maria Pamplona [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pupo, Guilherme Falcon [UNESP]2014-06-11T19:26:22Z2014-06-11T19:26:22Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 f.application/pdfPUPO, Guilherme Falcon. Arlequim folião: o folclore no nacionalismo modernista. 2001. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2001.http://hdl.handle.net/11449/93289000155712pupo_gf_me_fran.pdf33004072013P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T18:37:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:31.969280Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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No presente trabalho desenvolveu-se uma reflexão, que partindo da busca de compreender o folclore se dedicou a estuda-lo em quanto uma reflexão social desenvolvida em um determinado período. Deste modo, este estudo voltou-se a analisar a relação do conceito folclore para as elites modernista brasileiras que na década de 20 buscaram um referencial para uma arte nacional autêntica, encontraram nas reflexões sobre o folclore referenciais solidificáveis para organizar suas reflexões. Tal período se coloca como fomentador das discussões em torno da nacionalidade e consequentemente do folclore para as décadas seguintes. Isso permite pensar que foi a partir daí que o conceito de folclore no Brasil desenvolveu suas formas mais comuns. Podem ser exemplo destas formas, as formulações oficiais do conceito na política cultural varguista, nos trabalhos de folcloristas como Câmara Cascudo e Mário de Andrade, assim como nas Campanhas de Defesas do folclore Brasileiro nas décadas de 40 até 70. |
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