O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Fernando Henrique Vidal [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143632
Resumo: Desde as proposições filosóficas, da alquimia (mistura de ciência, arte e magia) da Idade Média e dos diversos mitos até a Química Moderna, os fenômenos de transformação da matéria têm encantado pessoas e conquistado cientistas pelas suas particularidades. Assim, por seu caráter experimental, puro, aplicado e interdisciplinar, a Química é hoje muito discutida e estudada. Despertar o interesse científico do corpo discente do Cursinho Pré-Vestibular Ideal da FCT-UNESP através de aplicações práticas no cotidiano do conteúdo disciplinar de Química e fazer com que, através da motivação obtida, o grupo desenvolva um espírito de curiosidade, observação e interesse por adquirir e aumentar seus conhecimentos tangentes à disciplina e demais ciências. Nas aulas ministradas são adotadas tais práticas de ensino: 1) Preparação das aulas em acordo aos parâmetros curriculares do conteúdo programático de Química Geral, Atomística, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, 2) Direcionamento dos tópicos contemplando os assuntos abordados pelos processos seletivos das maiores e melhores universidades nacionais, 3) Explicações básicas sobre bibliografia de cientistas, histórico das descobertas científicas realizadas e a importância dos métodos de classificação dos conhecimentos acumulados, 4) Exposição da teoria de forma contextualizadora e de suas aplicações práticas no cotidiano, sendo para isso adotado o método prático-expositivo e utilizando-se de inúmeras frases criadas para a fácil memorização de fórmulas e conceitos essenciais da disciplina, 5) Levantamento de dúvidas e inferências ao conteúdo apresentado e explicações da significância destas para o acréscimo do mesmo, 6) Demonstrações e exemplos breves, utilizando pequenas quantidades de materiais do laboratório de química da unidade, 7) Resolução e correção de exercícios, testes, simulados abrangentes aos conceitos apresentados com diferentes níveis de dificuldade encontrados em exames, provas e testes de seleção, 8) Aplicação de questionários de avaliação dos métodos e práticas utilizadas na transmissão do conhecimento, do grau de satisfação pessoal e do corpo discente, bem como de seu grau de aprendizagem. É notadamente perceptível a grande influência dos exemplos, aplicações práticas e breves demonstrações no despertar do interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos. Comprovado pela grande curiosidade e participação em aulas, números de dúvidas, perguntas e questões realizadas, crescente opção por cursos de graduação na área das exatas, altos índices de aprovação da disciplina, melhores desempenhos em avaliações e atividades afins e pela sensação de maior utilidade pessoal, faz-se cada vez mais importante o desenvolvimento do presente trabalho.
id UNSP_940b8f6c8c017bae84d7a4fe414aed4a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143632
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científicoDesde as proposições filosóficas, da alquimia (mistura de ciência, arte e magia) da Idade Média e dos diversos mitos até a Química Moderna, os fenômenos de transformação da matéria têm encantado pessoas e conquistado cientistas pelas suas particularidades. Assim, por seu caráter experimental, puro, aplicado e interdisciplinar, a Química é hoje muito discutida e estudada. Despertar o interesse científico do corpo discente do Cursinho Pré-Vestibular Ideal da FCT-UNESP através de aplicações práticas no cotidiano do conteúdo disciplinar de Química e fazer com que, através da motivação obtida, o grupo desenvolva um espírito de curiosidade, observação e interesse por adquirir e aumentar seus conhecimentos tangentes à disciplina e demais ciências. Nas aulas ministradas são adotadas tais práticas de ensino: 1) Preparação das aulas em acordo aos parâmetros curriculares do conteúdo programático de Química Geral, Atomística, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, 2) Direcionamento dos tópicos contemplando os assuntos abordados pelos processos seletivos das maiores e melhores universidades nacionais, 3) Explicações básicas sobre bibliografia de cientistas, histórico das descobertas científicas realizadas e a importância dos métodos de classificação dos conhecimentos acumulados, 4) Exposição da teoria de forma contextualizadora e de suas aplicações práticas no cotidiano, sendo para isso adotado o método prático-expositivo e utilizando-se de inúmeras frases criadas para a fácil memorização de fórmulas e conceitos essenciais da disciplina, 5) Levantamento de dúvidas e inferências ao conteúdo apresentado e explicações da significância destas para o acréscimo do mesmo, 6) Demonstrações e exemplos breves, utilizando pequenas quantidades de materiais do laboratório de química da unidade, 7) Resolução e correção de exercícios, testes, simulados abrangentes aos conceitos apresentados com diferentes níveis de dificuldade encontrados em exames, provas e testes de seleção, 8) Aplicação de questionários de avaliação dos métodos e práticas utilizadas na transmissão do conhecimento, do grau de satisfação pessoal e do corpo discente, bem como de seu grau de aprendizagem. É notadamente perceptível a grande influência dos exemplos, aplicações práticas e breves demonstrações no despertar do interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos. Comprovado pela grande curiosidade e participação em aulas, números de dúvidas, perguntas e questões realizadas, crescente opção por cursos de graduação na área das exatas, altos índices de aprovação da disciplina, melhores desempenhos em avaliações e atividades afins e pela sensação de maior utilidade pessoal, faz-se cada vez mais importante o desenvolvimento do presente trabalho.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Fernando Henrique Vidal [UNESP]2016-09-01T13:58:19Z2016-09-01T13:58:19Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject107application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 107http://hdl.handle.net/11449/1436322005-107-franca.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:14:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143632Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:21:15.357444Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
title O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
spellingShingle O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
França, Fernando Henrique Vidal [UNESP]
title_short O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
title_full O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
title_fullStr O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
title_full_unstemmed O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
title_sort O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
author França, Fernando Henrique Vidal [UNESP]
author_facet França, Fernando Henrique Vidal [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Fernando Henrique Vidal [UNESP]
description Desde as proposições filosóficas, da alquimia (mistura de ciência, arte e magia) da Idade Média e dos diversos mitos até a Química Moderna, os fenômenos de transformação da matéria têm encantado pessoas e conquistado cientistas pelas suas particularidades. Assim, por seu caráter experimental, puro, aplicado e interdisciplinar, a Química é hoje muito discutida e estudada. Despertar o interesse científico do corpo discente do Cursinho Pré-Vestibular Ideal da FCT-UNESP através de aplicações práticas no cotidiano do conteúdo disciplinar de Química e fazer com que, através da motivação obtida, o grupo desenvolva um espírito de curiosidade, observação e interesse por adquirir e aumentar seus conhecimentos tangentes à disciplina e demais ciências. Nas aulas ministradas são adotadas tais práticas de ensino: 1) Preparação das aulas em acordo aos parâmetros curriculares do conteúdo programático de Química Geral, Atomística, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, 2) Direcionamento dos tópicos contemplando os assuntos abordados pelos processos seletivos das maiores e melhores universidades nacionais, 3) Explicações básicas sobre bibliografia de cientistas, histórico das descobertas científicas realizadas e a importância dos métodos de classificação dos conhecimentos acumulados, 4) Exposição da teoria de forma contextualizadora e de suas aplicações práticas no cotidiano, sendo para isso adotado o método prático-expositivo e utilizando-se de inúmeras frases criadas para a fácil memorização de fórmulas e conceitos essenciais da disciplina, 5) Levantamento de dúvidas e inferências ao conteúdo apresentado e explicações da significância destas para o acréscimo do mesmo, 6) Demonstrações e exemplos breves, utilizando pequenas quantidades de materiais do laboratório de química da unidade, 7) Resolução e correção de exercícios, testes, simulados abrangentes aos conceitos apresentados com diferentes níveis de dificuldade encontrados em exames, provas e testes de seleção, 8) Aplicação de questionários de avaliação dos métodos e práticas utilizadas na transmissão do conhecimento, do grau de satisfação pessoal e do corpo discente, bem como de seu grau de aprendizagem. É notadamente perceptível a grande influência dos exemplos, aplicações práticas e breves demonstrações no despertar do interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos. Comprovado pela grande curiosidade e participação em aulas, números de dúvidas, perguntas e questões realizadas, crescente opção por cursos de graduação na área das exatas, altos índices de aprovação da disciplina, melhores desempenhos em avaliações e atividades afins e pela sensação de maior utilidade pessoal, faz-se cada vez mais importante o desenvolvimento do presente trabalho.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:19Z
2016-09-01T13:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 107
http://hdl.handle.net/11449/143632
2005-107-franca.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143632
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 107
2005-107-franca.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128924281995264