O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143632 |
Resumo: | Desde as proposições filosóficas, da alquimia (mistura de ciência, arte e magia) da Idade Média e dos diversos mitos até a Química Moderna, os fenômenos de transformação da matéria têm encantado pessoas e conquistado cientistas pelas suas particularidades. Assim, por seu caráter experimental, puro, aplicado e interdisciplinar, a Química é hoje muito discutida e estudada. Despertar o interesse científico do corpo discente do Cursinho Pré-Vestibular Ideal da FCT-UNESP através de aplicações práticas no cotidiano do conteúdo disciplinar de Química e fazer com que, através da motivação obtida, o grupo desenvolva um espírito de curiosidade, observação e interesse por adquirir e aumentar seus conhecimentos tangentes à disciplina e demais ciências. Nas aulas ministradas são adotadas tais práticas de ensino: 1) Preparação das aulas em acordo aos parâmetros curriculares do conteúdo programático de Química Geral, Atomística, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, 2) Direcionamento dos tópicos contemplando os assuntos abordados pelos processos seletivos das maiores e melhores universidades nacionais, 3) Explicações básicas sobre bibliografia de cientistas, histórico das descobertas científicas realizadas e a importância dos métodos de classificação dos conhecimentos acumulados, 4) Exposição da teoria de forma contextualizadora e de suas aplicações práticas no cotidiano, sendo para isso adotado o método prático-expositivo e utilizando-se de inúmeras frases criadas para a fácil memorização de fórmulas e conceitos essenciais da disciplina, 5) Levantamento de dúvidas e inferências ao conteúdo apresentado e explicações da significância destas para o acréscimo do mesmo, 6) Demonstrações e exemplos breves, utilizando pequenas quantidades de materiais do laboratório de química da unidade, 7) Resolução e correção de exercícios, testes, simulados abrangentes aos conceitos apresentados com diferentes níveis de dificuldade encontrados em exames, provas e testes de seleção, 8) Aplicação de questionários de avaliação dos métodos e práticas utilizadas na transmissão do conhecimento, do grau de satisfação pessoal e do corpo discente, bem como de seu grau de aprendizagem. É notadamente perceptível a grande influência dos exemplos, aplicações práticas e breves demonstrações no despertar do interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos. Comprovado pela grande curiosidade e participação em aulas, números de dúvidas, perguntas e questões realizadas, crescente opção por cursos de graduação na área das exatas, altos índices de aprovação da disciplina, melhores desempenhos em avaliações e atividades afins e pela sensação de maior utilidade pessoal, faz-se cada vez mais importante o desenvolvimento do presente trabalho. |
id |
UNSP_940b8f6c8c017bae84d7a4fe414aed4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143632 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científicoDesde as proposições filosóficas, da alquimia (mistura de ciência, arte e magia) da Idade Média e dos diversos mitos até a Química Moderna, os fenômenos de transformação da matéria têm encantado pessoas e conquistado cientistas pelas suas particularidades. Assim, por seu caráter experimental, puro, aplicado e interdisciplinar, a Química é hoje muito discutida e estudada. Despertar o interesse científico do corpo discente do Cursinho Pré-Vestibular Ideal da FCT-UNESP através de aplicações práticas no cotidiano do conteúdo disciplinar de Química e fazer com que, através da motivação obtida, o grupo desenvolva um espírito de curiosidade, observação e interesse por adquirir e aumentar seus conhecimentos tangentes à disciplina e demais ciências. Nas aulas ministradas são adotadas tais práticas de ensino: 1) Preparação das aulas em acordo aos parâmetros curriculares do conteúdo programático de Química Geral, Atomística, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, 2) Direcionamento dos tópicos contemplando os assuntos abordados pelos processos seletivos das maiores e melhores universidades nacionais, 3) Explicações básicas sobre bibliografia de cientistas, histórico das descobertas científicas realizadas e a importância dos métodos de classificação dos conhecimentos acumulados, 4) Exposição da teoria de forma contextualizadora e de suas aplicações práticas no cotidiano, sendo para isso adotado o método prático-expositivo e utilizando-se de inúmeras frases criadas para a fácil memorização de fórmulas e conceitos essenciais da disciplina, 5) Levantamento de dúvidas e inferências ao conteúdo apresentado e explicações da significância destas para o acréscimo do mesmo, 6) Demonstrações e exemplos breves, utilizando pequenas quantidades de materiais do laboratório de química da unidade, 7) Resolução e correção de exercícios, testes, simulados abrangentes aos conceitos apresentados com diferentes níveis de dificuldade encontrados em exames, provas e testes de seleção, 8) Aplicação de questionários de avaliação dos métodos e práticas utilizadas na transmissão do conhecimento, do grau de satisfação pessoal e do corpo discente, bem como de seu grau de aprendizagem. É notadamente perceptível a grande influência dos exemplos, aplicações práticas e breves demonstrações no despertar do interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos. Comprovado pela grande curiosidade e participação em aulas, números de dúvidas, perguntas e questões realizadas, crescente opção por cursos de graduação na área das exatas, altos índices de aprovação da disciplina, melhores desempenhos em avaliações e atividades afins e pela sensação de maior utilidade pessoal, faz-se cada vez mais importante o desenvolvimento do presente trabalho.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Fernando Henrique Vidal [UNESP]2016-09-01T13:58:19Z2016-09-01T13:58:19Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject107application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 107http://hdl.handle.net/11449/1436322005-107-franca.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:14:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143632Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:21:15.357444Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico |
title |
O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico |
spellingShingle |
O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico França, Fernando Henrique Vidal [UNESP] |
title_short |
O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico |
title_full |
O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico |
title_fullStr |
O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico |
title_full_unstemmed |
O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico |
title_sort |
O ensino da química e suas aplicações práticas no cotidiano como fator de inclusão social e do despertar do interesse científico |
author |
França, Fernando Henrique Vidal [UNESP] |
author_facet |
França, Fernando Henrique Vidal [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Fernando Henrique Vidal [UNESP] |
description |
Desde as proposições filosóficas, da alquimia (mistura de ciência, arte e magia) da Idade Média e dos diversos mitos até a Química Moderna, os fenômenos de transformação da matéria têm encantado pessoas e conquistado cientistas pelas suas particularidades. Assim, por seu caráter experimental, puro, aplicado e interdisciplinar, a Química é hoje muito discutida e estudada. Despertar o interesse científico do corpo discente do Cursinho Pré-Vestibular Ideal da FCT-UNESP através de aplicações práticas no cotidiano do conteúdo disciplinar de Química e fazer com que, através da motivação obtida, o grupo desenvolva um espírito de curiosidade, observação e interesse por adquirir e aumentar seus conhecimentos tangentes à disciplina e demais ciências. Nas aulas ministradas são adotadas tais práticas de ensino: 1) Preparação das aulas em acordo aos parâmetros curriculares do conteúdo programático de Química Geral, Atomística, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, 2) Direcionamento dos tópicos contemplando os assuntos abordados pelos processos seletivos das maiores e melhores universidades nacionais, 3) Explicações básicas sobre bibliografia de cientistas, histórico das descobertas científicas realizadas e a importância dos métodos de classificação dos conhecimentos acumulados, 4) Exposição da teoria de forma contextualizadora e de suas aplicações práticas no cotidiano, sendo para isso adotado o método prático-expositivo e utilizando-se de inúmeras frases criadas para a fácil memorização de fórmulas e conceitos essenciais da disciplina, 5) Levantamento de dúvidas e inferências ao conteúdo apresentado e explicações da significância destas para o acréscimo do mesmo, 6) Demonstrações e exemplos breves, utilizando pequenas quantidades de materiais do laboratório de química da unidade, 7) Resolução e correção de exercícios, testes, simulados abrangentes aos conceitos apresentados com diferentes níveis de dificuldade encontrados em exames, provas e testes de seleção, 8) Aplicação de questionários de avaliação dos métodos e práticas utilizadas na transmissão do conhecimento, do grau de satisfação pessoal e do corpo discente, bem como de seu grau de aprendizagem. É notadamente perceptível a grande influência dos exemplos, aplicações práticas e breves demonstrações no despertar do interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos. Comprovado pela grande curiosidade e participação em aulas, números de dúvidas, perguntas e questões realizadas, crescente opção por cursos de graduação na área das exatas, altos índices de aprovação da disciplina, melhores desempenhos em avaliações e atividades afins e pela sensação de maior utilidade pessoal, faz-se cada vez mais importante o desenvolvimento do presente trabalho. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:19Z 2016-09-01T13:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 107 http://hdl.handle.net/11449/143632 2005-107-franca.pdf |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143632 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 107 2005-107-franca.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
107 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128924281995264 |