Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cibele Marto de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95551
Resumo: O assunto qualidade na educação é um tópico de discussão cada vez mais em evidência. Para que essa qualidade se torne vigente, acreditamos que inúmeras modificações devem acontecer no sistema de ensino; especificamente relacionada à Geografia, algumas medidas podem ser adotadas, dentre elas metodologias utilizadas pela disciplina no nível fundamental como o trabalho de campo. Acreditamos que esta prática possibilita contribuir de maneira profícua se associada aos conhecimentos prévios dos alunos e suas vivências. Diante dessas concepções voltamos essa pesquisa a fim de obter esclarecimentos quanto aos termos mais recorrentes que são associados ao trabalho de campo e também na busca de respostas para dimensionar o quanto o currículo estadual paulista do ensino fundamental II aborda a execução dessa prática. Apesar de seguir as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o currículo paulista possui uma proposta diferenciada de ensino que inclui dois projetos que visam auxiliar aos professores em sua aplicação, são eles: São Paulo Faz Escola e Lugares de Aprender: a escola sai da escola (projeto Cultura é Currículo). Atrelado a esse trabalho, na tentativa de entender o currículo formal, se pretende verificar por meio da metodologia de análise de conteúdo (pesquisa qualitativa) o quanto os documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução e Geografia e Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias) e os projetos, incluindo seus conteúdos e habilidades, possibilitam o desenvolvimento do trabalho de campo. Nosso desejo ao propor essa pesquisa é por acreditar que com o desenvolvimento do trabalho de campo o professor pode aliar teoria e prática, desenvolver suas próprias atividades de maneira mais livre sem se desvincular do currículo e dessa forma tornar o ensino-aprendizagem da disciplina mais efetivo e prazeroso
id UNSP_944d8d03b4152e7d05c0083fd2aff441
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95551
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiaisGeography - Study and teachingGeografia - Estudo e ensinoCurriculos - AvaliaçãoGeografia - CurriculosPratica de ensinoEnsino fundamentalO assunto qualidade na educação é um tópico de discussão cada vez mais em evidência. Para que essa qualidade se torne vigente, acreditamos que inúmeras modificações devem acontecer no sistema de ensino; especificamente relacionada à Geografia, algumas medidas podem ser adotadas, dentre elas metodologias utilizadas pela disciplina no nível fundamental como o trabalho de campo. Acreditamos que esta prática possibilita contribuir de maneira profícua se associada aos conhecimentos prévios dos alunos e suas vivências. Diante dessas concepções voltamos essa pesquisa a fim de obter esclarecimentos quanto aos termos mais recorrentes que são associados ao trabalho de campo e também na busca de respostas para dimensionar o quanto o currículo estadual paulista do ensino fundamental II aborda a execução dessa prática. Apesar de seguir as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o currículo paulista possui uma proposta diferenciada de ensino que inclui dois projetos que visam auxiliar aos professores em sua aplicação, são eles: São Paulo Faz Escola e Lugares de Aprender: a escola sai da escola (projeto Cultura é Currículo). Atrelado a esse trabalho, na tentativa de entender o currículo formal, se pretende verificar por meio da metodologia de análise de conteúdo (pesquisa qualitativa) o quanto os documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução e Geografia e Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias) e os projetos, incluindo seus conteúdos e habilidades, possibilitam o desenvolvimento do trabalho de campo. Nosso desejo ao propor essa pesquisa é por acreditar que com o desenvolvimento do trabalho de campo o professor pode aliar teoria e prática, desenvolver suas próprias atividades de maneira mais livre sem se desvincular do currículo e dessa forma tornar o ensino-aprendizagem da disciplina mais efetivo e prazerosoThe subject of quality in education is a topic of discussion increasingly apparent. For that quality is in force, we believe that many changes must occur in the education system, specifically related to Geography, some measures can be taken, among them the discipline methods used at the elementary level as the fieldwork. We believe that this practice enables contribute so fruitful is associated with students' previous knowledge and experiences. Given these concepts turn this research in order to obtain clarification of the most recurrent terms that are associated with the fieldwork and also seek answers to gauge how the curriculum of the state public school II addresses the implementation of this practice. Despite following the guidelines of the Parâmetros Curriculares Nacionais, the Paulista curriculum has a different proposal of teaching that includes two projects that are intended to assist teachers in their application, they are: São Paulo Faz Escola e Lugares de Aprender: a escola sai da escola (projeto Cultura é Currículo). Coupled to this work, in the attempt to understand the formalities that the school is subdued, if you want to check by means of content analysis (qualitative research) as the official documents (Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução e Geografia e Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias) and the projects, including their content and skills, enable the development of fieldwork. Our opportunity to propose this research is to believe that with the development of this methodology the teacher can combine theory and practice to develop their own activities more freely without untying the curriculum and thus make teaching and learning more effective discipline and pleasantUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Enéas Rente [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Cibele Marto de [UNESP]2014-06-11T19:27:49Z2014-06-11T19:27:49Z2013-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 f. : tabs.application/pdfOLIVEIRA, Cibele Marto de. Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais. 2013. 125 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/95551000730545oliveira_cm_me_rcla.pdf33004137004P03292524832235350Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T06:05:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95551Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:05:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais
title Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais
spellingShingle Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais
Oliveira, Cibele Marto de [UNESP]
Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Curriculos - Avaliação
Geografia - Curriculos
Pratica de ensino
Ensino fundamental
title_short Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais
title_full Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais
title_fullStr Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais
title_full_unstemmed Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais
title_sort Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais
author Oliveira, Cibele Marto de [UNESP]
author_facet Oliveira, Cibele Marto de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Enéas Rente [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cibele Marto de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Curriculos - Avaliação
Geografia - Curriculos
Pratica de ensino
Ensino fundamental
topic Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Curriculos - Avaliação
Geografia - Curriculos
Pratica de ensino
Ensino fundamental
description O assunto qualidade na educação é um tópico de discussão cada vez mais em evidência. Para que essa qualidade se torne vigente, acreditamos que inúmeras modificações devem acontecer no sistema de ensino; especificamente relacionada à Geografia, algumas medidas podem ser adotadas, dentre elas metodologias utilizadas pela disciplina no nível fundamental como o trabalho de campo. Acreditamos que esta prática possibilita contribuir de maneira profícua se associada aos conhecimentos prévios dos alunos e suas vivências. Diante dessas concepções voltamos essa pesquisa a fim de obter esclarecimentos quanto aos termos mais recorrentes que são associados ao trabalho de campo e também na busca de respostas para dimensionar o quanto o currículo estadual paulista do ensino fundamental II aborda a execução dessa prática. Apesar de seguir as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o currículo paulista possui uma proposta diferenciada de ensino que inclui dois projetos que visam auxiliar aos professores em sua aplicação, são eles: São Paulo Faz Escola e Lugares de Aprender: a escola sai da escola (projeto Cultura é Currículo). Atrelado a esse trabalho, na tentativa de entender o currículo formal, se pretende verificar por meio da metodologia de análise de conteúdo (pesquisa qualitativa) o quanto os documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução e Geografia e Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias) e os projetos, incluindo seus conteúdos e habilidades, possibilitam o desenvolvimento do trabalho de campo. Nosso desejo ao propor essa pesquisa é por acreditar que com o desenvolvimento do trabalho de campo o professor pode aliar teoria e prática, desenvolver suas próprias atividades de maneira mais livre sem se desvincular do currículo e dessa forma tornar o ensino-aprendizagem da disciplina mais efetivo e prazeroso
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21
2014-06-11T19:27:49Z
2014-06-11T19:27:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Cibele Marto de. Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais. 2013. 125 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/95551
000730545
oliveira_cm_me_rcla.pdf
33004137004P0
3292524832235350
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cibele Marto de. Trabalho de campo como contribuição para a disciplina geografia no ensino fundamental: uma leitura em documentos oficiais. 2013. 125 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000730545
oliveira_cm_me_rcla.pdf
33004137004P0
3292524832235350
url http://hdl.handle.net/11449/95551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046291791413248