Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dayane dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144352
Resumo: Na presente pesquisa buscou-se compreender o processo de Ambientalização Curricular nos cursos de Ciências Biológicas oferecidos pela Universidade Federal de Campina Grande/Paraíba, bem como identificar elementos das características da Red Aces que podem sugerir um processo de Ambientalização Curricular nesses cursos. Essa investigação teve como focos três campi da UFCG situados no Estado da Paraíba, a saber, o campus de Cuité (Centro de Educação e Saúde), o campus de Cajazeiras (Centro de Formação de Professores) e o de Patos (Centro de Saúde e tecnologia Rural), que oferecem o curso de Ciências Biológicas. A opção por esses campi se justifica pela localização em região de semiárido, em área de caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro. Considerando esse contexto, realizouse uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo “Estudo de caso”. Para a coleta dos dados foi realizada a “análise documental” do Projeto Pedagógico desses cursos, bem como, das ementas e programas das disciplinas nas quais a temática ambiental é contemplada. Realizaram-se, também, entrevistas semiestruturadas com os coordenadores desses cursos e professores responsáveis pelas disciplinas selecionadas. Para a análise dos documentos selecionados e das entrevistas, foram identificadas e interpretadas as temáticas ambientais presentes a partir do referencial teórico referente ao processo de Ambientalização Curricular no ensino superior e autores da área de currículo. A partir da análise da inserção da temática ambiental nos cursos investigados, considera-se que esses cursos têm incorporado elementos referentes à relação sociedade-natureza e do contexto do semiárido ou Caatinga. Dentre as temáticas presentes nos currículos dos cursos estudados, destacam-se a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, a conservação do ambiente, a interferência das atividades humanas na natureza, a relação sociedade-natureza e o conhecimento ecológico tradicional. Para presença de aspectos referentes à característica de contextualização global-local-global, evidenciam-se as questões sobre educação para convivência no semiárido, a escassez da água e o conhecimento ecológico tradicional voltado para o contexto do semiárido. Compreendese, a partir da análise dos resultados, que o processo de inserção da temática ambiental não pode ser entendido enquanto um movimento linear, mas sim, como um movimento contraditório, que envolve condições e elementos que tanto refletem questões como os conflitos estabelecidos entre as orientações e as disputas em torno do currículo, quanto à presença de algumas particularidades que podem representar uma forma de resistência à perspectiva de um conhecimento dominante.
id UNSP_946f4c788ef91ba0c42833ca54644379
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144352
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, ParaíbaCurricular greening in Biological Sciences courses: the case of the Universidade Federal de Campina Grande, ParaíbaAmbientalização curricularTemática ambientalRegião semiárida ou CaatingaCurso de Ciências BiológicasEducação superiorNa presente pesquisa buscou-se compreender o processo de Ambientalização Curricular nos cursos de Ciências Biológicas oferecidos pela Universidade Federal de Campina Grande/Paraíba, bem como identificar elementos das características da Red Aces que podem sugerir um processo de Ambientalização Curricular nesses cursos. Essa investigação teve como focos três campi da UFCG situados no Estado da Paraíba, a saber, o campus de Cuité (Centro de Educação e Saúde), o campus de Cajazeiras (Centro de Formação de Professores) e o de Patos (Centro de Saúde e tecnologia Rural), que oferecem o curso de Ciências Biológicas. A opção por esses campi se justifica pela localização em região de semiárido, em área de caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro. Considerando esse contexto, realizouse uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo “Estudo de caso”. Para a coleta dos dados foi realizada a “análise documental” do Projeto Pedagógico desses cursos, bem como, das ementas e programas das disciplinas nas quais a temática ambiental é contemplada. Realizaram-se, também, entrevistas semiestruturadas com os coordenadores desses cursos e professores responsáveis pelas disciplinas selecionadas. Para a análise dos documentos selecionados e das entrevistas, foram identificadas e interpretadas as temáticas ambientais presentes a partir do referencial teórico referente ao processo de Ambientalização Curricular no ensino superior e autores da área de currículo. A partir da análise da inserção da temática ambiental nos cursos investigados, considera-se que esses cursos têm incorporado elementos referentes à relação sociedade-natureza e do contexto do semiárido ou Caatinga. Dentre as temáticas presentes nos currículos dos cursos estudados, destacam-se a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, a conservação do ambiente, a interferência das atividades humanas na natureza, a relação sociedade-natureza e o conhecimento ecológico tradicional. Para presença de aspectos referentes à característica de contextualização global-local-global, evidenciam-se as questões sobre educação para convivência no semiárido, a escassez da água e o conhecimento ecológico tradicional voltado para o contexto do semiárido. Compreendese, a partir da análise dos resultados, que o processo de inserção da temática ambiental não pode ser entendido enquanto um movimento linear, mas sim, como um movimento contraditório, que envolve condições e elementos que tanto refletem questões como os conflitos estabelecidos entre as orientações e as disputas em torno do currículo, quanto à presença de algumas particularidades que podem representar uma forma de resistência à perspectiva de um conhecimento dominante.The research aimed to understand the process of curricular greening in Biological Sciences courses from Universidade Federal de Campina Grande, Paraiba, as well to identify characteristical aspects of Red Aces that can be related to curricular greening process in this courses. This investigation focused on three UFCG campuses located in the state of Paraiba, namely the Campus of Cuité (Education and Health Center), the Campus of Cajazeiras (Teacher Training Center) and Patos (Health and Rural Technology Center), which offer the course of Biological Sciences. Our choice of these campuses is justified in view of their location in semi-arid region of savanna area, an exclusively Brazilian biome. Considering this context, we conducted a qualitative study with a “Case Study” design. For data collection, the “desk review” of these courses’ pedagogical project was carried out, as well as considering menus and programs of the disciplines in which environmental issues is contemplated. There were also semi-structured interviews with coordinators of these courses and teachers responsible for the selected disciplines. For the analysis of selected documents and interviews, we identified the environmental themes present and interpreted from the theoretical framework regarding the processes of Greening and Curricular Greening in higher education and authors of the curriculum area. To investigate the influence of the semi-arid or Caatinga context in the curriculum, we used one of the characteristics of an greening study created by Red Aces, ie the local-global-local contextualization. From the analysis of the environmental theme insertion in the investigated courses, we consider that these courses have incorporated aspects of the relationship between society and nature in the context of semi-arid or Caatinga. Among the themes present in the curricula of the studied courses, it is possible to include the sustainability and sustainable development, environmental conservation, the interference of human activities on nature, the relationship society nature and traditional ecological knowledge. For the presence of aspects related to the characteristic of global-local-global context, it is evident the education issues to living in semi-arid, water scarcity and traditional ecological knowledge linked to the semi-arid environment. From the analysis of the results, the environmental theme insertion process cannot be understood as a linear movement, but as a contradictory movement, which involves conditions and elements that reflect issues such as both conflict established between the guidelines and disputes around the curriculum, and the presence of some features which may represent a way of resistance to a dominant knowledge perspective.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Dayane dos Santos [UNESP]2016-10-13T18:17:32Z2016-10-13T18:17:32Z2016-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14435200087407733004137064P27967929210514075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:07:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144352Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:21:26.233345Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
Curricular greening in Biological Sciences courses: the case of the Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
title Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
spellingShingle Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
Silva, Dayane dos Santos [UNESP]
Ambientalização curricular
Temática ambiental
Região semiárida ou Caatinga
Curso de Ciências Biológicas
Educação superior
title_short Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
title_full Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
title_fullStr Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
title_full_unstemmed Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
title_sort Ambientalização curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
author Silva, Dayane dos Santos [UNESP]
author_facet Silva, Dayane dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dayane dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalização curricular
Temática ambiental
Região semiárida ou Caatinga
Curso de Ciências Biológicas
Educação superior
topic Ambientalização curricular
Temática ambiental
Região semiárida ou Caatinga
Curso de Ciências Biológicas
Educação superior
description Na presente pesquisa buscou-se compreender o processo de Ambientalização Curricular nos cursos de Ciências Biológicas oferecidos pela Universidade Federal de Campina Grande/Paraíba, bem como identificar elementos das características da Red Aces que podem sugerir um processo de Ambientalização Curricular nesses cursos. Essa investigação teve como focos três campi da UFCG situados no Estado da Paraíba, a saber, o campus de Cuité (Centro de Educação e Saúde), o campus de Cajazeiras (Centro de Formação de Professores) e o de Patos (Centro de Saúde e tecnologia Rural), que oferecem o curso de Ciências Biológicas. A opção por esses campi se justifica pela localização em região de semiárido, em área de caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro. Considerando esse contexto, realizouse uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo “Estudo de caso”. Para a coleta dos dados foi realizada a “análise documental” do Projeto Pedagógico desses cursos, bem como, das ementas e programas das disciplinas nas quais a temática ambiental é contemplada. Realizaram-se, também, entrevistas semiestruturadas com os coordenadores desses cursos e professores responsáveis pelas disciplinas selecionadas. Para a análise dos documentos selecionados e das entrevistas, foram identificadas e interpretadas as temáticas ambientais presentes a partir do referencial teórico referente ao processo de Ambientalização Curricular no ensino superior e autores da área de currículo. A partir da análise da inserção da temática ambiental nos cursos investigados, considera-se que esses cursos têm incorporado elementos referentes à relação sociedade-natureza e do contexto do semiárido ou Caatinga. Dentre as temáticas presentes nos currículos dos cursos estudados, destacam-se a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, a conservação do ambiente, a interferência das atividades humanas na natureza, a relação sociedade-natureza e o conhecimento ecológico tradicional. Para presença de aspectos referentes à característica de contextualização global-local-global, evidenciam-se as questões sobre educação para convivência no semiárido, a escassez da água e o conhecimento ecológico tradicional voltado para o contexto do semiárido. Compreendese, a partir da análise dos resultados, que o processo de inserção da temática ambiental não pode ser entendido enquanto um movimento linear, mas sim, como um movimento contraditório, que envolve condições e elementos que tanto refletem questões como os conflitos estabelecidos entre as orientações e as disputas em torno do currículo, quanto à presença de algumas particularidades que podem representar uma forma de resistência à perspectiva de um conhecimento dominante.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13T18:17:32Z
2016-10-13T18:17:32Z
2016-08-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144352
000874077
33004137064P2
7967929210514075
url http://hdl.handle.net/11449/144352
identifier_str_mv 000874077
33004137064P2
7967929210514075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128501810724864