Efeitos de um programa de orientação para adultos com lombalgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana Simões [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Navega, Marcelo Tavella [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522010000300002
http://hdl.handle.net/11449/10615
Resumo: OBJETIVO: Implantar um programa de Escola da Postura para pacientes com lombalgia crônica. MÉTODOS: Foram avaliados 41 sujeitos (46,81 ± 13,35 anos), de ambos os gêneros, com idade entre 25-65 anos que possuíam dor lombar há mais de 6 meses. Inicialmente, foi realizado a avaliação da qualidade de vida (Medical Outcomes Study 36- Item Short-Form Health Survey- SF-36) e capacidade funcional (Oswestry Low Back Pain Disability Questionnaire - ODQ). em seguida, todos os sujeitos participaram de cinco encontros semanais de 60 minutos, nos quais foram desenvolvidos as capacitações teórico-práticas. Após uma semana, os sujeitos foram reavaliados. Os dados obtidos nas avaliações foram analisados utilizando o teste estatístico não-paramétrico de Wilcoxon, com nível de significância de 5% (p<0,05). RESULTADOS: Foi observada melhora significativa na capacidade funcional (ODQ, p<0,0001). em relação à qualidade de vida observou-se melhora significativa nos domínios capacidade funcional (p=0,0016), dor (p=0,0035), estado geral de saúde (p<0,0001), vitalidade (p<0,0001), aspectos sociais (p<0,0001) e saúde mental (p=0,0007). Nos itens aspectos físicos e aspectos emocionais não foi observada diferença significativa. CONCLUSÃO: O programa Escola da Postura elaborado foi capaz de melhorar a qualidade de vida e capacidade funcional dos participantes.
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spelling Efeitos de um programa de orientação para adultos com lombalgiaEffects of a guidance program to adults with low back painDor lombarQualidade de vidaPosturaLow back painQuality of lifePostureOBJETIVO: Implantar um programa de Escola da Postura para pacientes com lombalgia crônica. MÉTODOS: Foram avaliados 41 sujeitos (46,81 ± 13,35 anos), de ambos os gêneros, com idade entre 25-65 anos que possuíam dor lombar há mais de 6 meses. Inicialmente, foi realizado a avaliação da qualidade de vida (Medical Outcomes Study 36- Item Short-Form Health Survey- SF-36) e capacidade funcional (Oswestry Low Back Pain Disability Questionnaire - ODQ). em seguida, todos os sujeitos participaram de cinco encontros semanais de 60 minutos, nos quais foram desenvolvidos as capacitações teórico-práticas. Após uma semana, os sujeitos foram reavaliados. Os dados obtidos nas avaliações foram analisados utilizando o teste estatístico não-paramétrico de Wilcoxon, com nível de significância de 5% (p<0,05). RESULTADOS: Foi observada melhora significativa na capacidade funcional (ODQ, p<0,0001). em relação à qualidade de vida observou-se melhora significativa nos domínios capacidade funcional (p=0,0016), dor (p=0,0035), estado geral de saúde (p<0,0001), vitalidade (p<0,0001), aspectos sociais (p<0,0001) e saúde mental (p=0,0007). Nos itens aspectos físicos e aspectos emocionais não foi observada diferença significativa. CONCLUSÃO: O programa Escola da Postura elaborado foi capaz de melhorar a qualidade de vida e capacidade funcional dos participantes.OBJECTIVE: To implement a Back School program for low-back chronic pain. METHODS: Forty one subjects were evaluated (46,81 + 13,35 years old), from both genders, with the age from 25-65 years who had low-back pain for more than 6 months. Initially, the quality of life evaluation was made (Medical Outcomes Study 36- Item Short-Form Health Survey- SF-36), functional capacity (Oswestry Low Back Pain Disability Questionnaire - ODQ). Following that, every subject participated of five 60-minute weekly meetings, in which the theoretical-practical capacities were developed. After a week, the subjects were re-evaluated. The obtained data over the evaluations were analyzed using the Wilcoxon non-parametric statistics test, with a significance level of 5% (p<0,05). RESULTS: A significant improvement was observed over the functional capacity (ODQ, p<0,0001).The QV, was observed over the domains functional capacity (p=0,0016), pain (p=0,0035), general health state (p<0,0001), vitality (p<0,0001), social aspects (p<0,0001) and mental health (p=0,0007). Over the physical and emotional aspects items were a significant difference were not observed. CONCLUSION: Back School program was capable of improving the quality of life and functional capacity of the participants.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação EspecialUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação EspecialSociedade Brasileira de Ortopedia e TraumatologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Mariana Simões [UNESP]Navega, Marcelo Tavella [UNESP]2014-05-20T13:31:09Z2014-05-20T13:31:09Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article127-131application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522010000300002Acta Ortopédica Brasileira. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, v. 18, n. 3, p. 127-131, 2010.1413-7852http://hdl.handle.net/11449/1061510.1590/S1413-78522010000300002S1413-78522010000300002WOS:000278322400002S1413-78522010000300002.pdf1153464448003029SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporActa Ortopédica Brasileira0.5460,343info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10615Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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