A comunicação da informação em sites noticiosos regionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaniratto, Bianca Giordana [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89445
Resumo: O surgimento da Internet e a possibilidade de produzir e distribuir notícias pela rede mundial de computadores provocou uma mudança nos parâmetros comunicacionais e forçou uma adaptação dos veículos impressos, televisivos e radiofônicos. Além de rever a produção e apresentação, os veículos precisavam mostrar aos consumidores e anunciantes que estavam no olho do furacão da Internet. Após o boom de novos espaços noticiosos nas redes telemáticas, atrelados ou não a veículos já existentes em outro suporte, houve uma depuração e permaneceram somente os que souberam explorar as potencialidades do novo meio ou que representam apenas uma vitrina de baixo custo para outros veículos em suporte distinto. Diante disso, e com o aparato teórico da semiótica peirceana, objetiva-se fazer a análise de três sites noticiosos regionais do interior do Estado de São Paulo, dois do quais pertencem as empresas que possuem veículos impressos tradicionais nas cidades que circulam. O trabalho tem como finalidade mostrar que, nesses dois casos, percebe-se que a página virtual existe apenas para mostrar que as empresas estão atentas aos avanços tecnológicos. O conteúdo noticioso dos jornais impressos é transposto integralmente e há elementos mínimos de interatividade...
id UNSP_952a47c9a56d65433be9f384db90499f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89445
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A comunicação da informação em sites noticiosos regionaisComunicaçãoInternetSites regionais noticiososInteratividadeSemiótica peirceanaInternetInteractivityPeircean semioticsO surgimento da Internet e a possibilidade de produzir e distribuir notícias pela rede mundial de computadores provocou uma mudança nos parâmetros comunicacionais e forçou uma adaptação dos veículos impressos, televisivos e radiofônicos. Além de rever a produção e apresentação, os veículos precisavam mostrar aos consumidores e anunciantes que estavam no olho do furacão da Internet. Após o boom de novos espaços noticiosos nas redes telemáticas, atrelados ou não a veículos já existentes em outro suporte, houve uma depuração e permaneceram somente os que souberam explorar as potencialidades do novo meio ou que representam apenas uma vitrina de baixo custo para outros veículos em suporte distinto. Diante disso, e com o aparato teórico da semiótica peirceana, objetiva-se fazer a análise de três sites noticiosos regionais do interior do Estado de São Paulo, dois do quais pertencem as empresas que possuem veículos impressos tradicionais nas cidades que circulam. O trabalho tem como finalidade mostrar que, nesses dois casos, percebe-se que a página virtual existe apenas para mostrar que as empresas estão atentas aos avanços tecnológicos. O conteúdo noticioso dos jornais impressos é transposto integralmente e há elementos mínimos de interatividade...The arising of Internet and the possibility of producing and distributing news through world computers net caused a change on communication parameters and forced and adaptation of the printed television and radiofonic vehicles. Besides reviewing both production and presentation, these vehicles needed to let consumers and advertisers know that they were in the eye of the Internet hurricane. After the boom of new noticeable spaces on telematic nets, linked or unlinked to already existing vehicles in other support, there was a cleanse and there remained only the ones who were able to exploit the potentialities of the new means of that represent but a window-shop of low coss to other vehicles. Regarding this, and with the theoretical display of peircean semiotics, we can go through three regional news sites, in the countryside of São Paulo state, two of which belong to companies that own the traditional press vehicles in the citie where they diffuse. In both situations we notice that virtual pages exist only to show that these companies are aware of the technological advances. The noticeable content of the printed newspapers is totally transferred and there are minimal ingredients of interactional elements... (Complete abstract click electronic address below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingos, Adenil Alfeu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zaniratto, Bianca Giordana [UNESP]2014-06-11T19:24:03Z2014-06-11T19:24:03Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 f. : il.application/pdfZANIRATTO, Bianca Giordana. A comunicação da informação em sites noticiosos regionais. 2005. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.http://hdl.handle.net/11449/89445000491184zaniratto_bg_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:18:22.309147Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação da informação em sites noticiosos regionais
title A comunicação da informação em sites noticiosos regionais
spellingShingle A comunicação da informação em sites noticiosos regionais
Zaniratto, Bianca Giordana [UNESP]
Comunicação
Internet
Sites regionais noticiosos
Interatividade
Semiótica peirceana
Internet
Interactivity
Peircean semiotics
title_short A comunicação da informação em sites noticiosos regionais
title_full A comunicação da informação em sites noticiosos regionais
title_fullStr A comunicação da informação em sites noticiosos regionais
title_full_unstemmed A comunicação da informação em sites noticiosos regionais
title_sort A comunicação da informação em sites noticiosos regionais
author Zaniratto, Bianca Giordana [UNESP]
author_facet Zaniratto, Bianca Giordana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, Adenil Alfeu [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaniratto, Bianca Giordana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Internet
Sites regionais noticiosos
Interatividade
Semiótica peirceana
Internet
Interactivity
Peircean semiotics
topic Comunicação
Internet
Sites regionais noticiosos
Interatividade
Semiótica peirceana
Internet
Interactivity
Peircean semiotics
description O surgimento da Internet e a possibilidade de produzir e distribuir notícias pela rede mundial de computadores provocou uma mudança nos parâmetros comunicacionais e forçou uma adaptação dos veículos impressos, televisivos e radiofônicos. Além de rever a produção e apresentação, os veículos precisavam mostrar aos consumidores e anunciantes que estavam no olho do furacão da Internet. Após o boom de novos espaços noticiosos nas redes telemáticas, atrelados ou não a veículos já existentes em outro suporte, houve uma depuração e permaneceram somente os que souberam explorar as potencialidades do novo meio ou que representam apenas uma vitrina de baixo custo para outros veículos em suporte distinto. Diante disso, e com o aparato teórico da semiótica peirceana, objetiva-se fazer a análise de três sites noticiosos regionais do interior do Estado de São Paulo, dois do quais pertencem as empresas que possuem veículos impressos tradicionais nas cidades que circulam. O trabalho tem como finalidade mostrar que, nesses dois casos, percebe-se que a página virtual existe apenas para mostrar que as empresas estão atentas aos avanços tecnológicos. O conteúdo noticioso dos jornais impressos é transposto integralmente e há elementos mínimos de interatividade...
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2014-06-11T19:24:03Z
2014-06-11T19:24:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANIRATTO, Bianca Giordana. A comunicação da informação em sites noticiosos regionais. 2005. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/89445
000491184
zaniratto_bg_me_bauru.pdf
33004056081P4
identifier_str_mv ZANIRATTO, Bianca Giordana. A comunicação da informação em sites noticiosos regionais. 2005. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
000491184
zaniratto_bg_me_bauru.pdf
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/89445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128344836800512