A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000300008
http://hdl.handle.net/11449/26466
Resumo: O Ribeirão dos Peixes é o principal corpo de água do município de Dois Córregos (SP), e as conseqüências das atividades antrópicas no local exigem urgentes providências para a recuperação do sistema. Considerando que as bacias hidrográficas representam uma temática bastante adequada para um programa de Educação Ambiental e, ainda, as dificuldades/necessidades apresentadas, pelos professores, para o desenvolvimento de práticas que estimulem a conscientização dos alunos com respeito às questões ambientais, o presente estudo visou à formação interdisciplinar de educadores que atuavam no terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual, no sentido de possibilitar que trabalhassem posteriormente com seus alunos a dimensão ambiental da microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes. Uma investigação inicial sobre as práticas pedagógicas dos professores em relação à abordagem do tema e à Educação Ambiental forneceu subsídios para que este trabalho fosse conduzido, por meio da Pesquisa-ação-participativa e complementada pelo Ensino por pesquisa.
id UNSP_956ca3f8a2328ad090a8b084ab791981
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26466
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema geradorCollective and interdisciplinary construction in the Environmental Education of teaching: using the Ribeirão dos Peixes hydrographical micro basin as a themeInterdisciplinaridadeMicrobacia hidrográficaPesquisa-ação-participativaEnsino por pesquisaEnsino MédioEducação AmbientalInterdisciplinaryHydrographical micro basinResearch-actionTeaching by researchMedium TeachingEnvironmental educationO Ribeirão dos Peixes é o principal corpo de água do município de Dois Córregos (SP), e as conseqüências das atividades antrópicas no local exigem urgentes providências para a recuperação do sistema. Considerando que as bacias hidrográficas representam uma temática bastante adequada para um programa de Educação Ambiental e, ainda, as dificuldades/necessidades apresentadas, pelos professores, para o desenvolvimento de práticas que estimulem a conscientização dos alunos com respeito às questões ambientais, o presente estudo visou à formação interdisciplinar de educadores que atuavam no terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual, no sentido de possibilitar que trabalhassem posteriormente com seus alunos a dimensão ambiental da microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes. Uma investigação inicial sobre as práticas pedagógicas dos professores em relação à abordagem do tema e à Educação Ambiental forneceu subsídios para que este trabalho fosse conduzido, por meio da Pesquisa-ação-participativa e complementada pelo Ensino por pesquisa.Ribeirão dos Peixes provides the largest amount of water to the community of Dois Córregos city (SP). The physical delimitation of the hydrographical basins provides an adequate theme for an Environmental Education Program. This study has tried to focus on educators' interdisciplinary formation, which were carried out with students in the third grade of a public high school in order to allow them to reflect about the environmental dimension of the hydrographical micro basin. An initial investigation about the teacher's pedagogical practices used action research methodology and Teaching by research to guide the discussions about the Environmental Education in Ribeirão dos Peixes.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]2014-05-20T15:07:20Z2014-05-20T15:07:20Z2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article389-398application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000300008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646610.1590/S1516-73132007000300008S1516-73132007000300008S1516-73132007000300008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T15:22:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26466Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:31:14.367990Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador
Collective and interdisciplinary construction in the Environmental Education of teaching: using the Ribeirão dos Peixes hydrographical micro basin as a theme
title A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador
spellingShingle A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador
Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
Interdisciplinaridade
Microbacia hidrográfica
Pesquisa-ação-participativa
Ensino por pesquisa
Ensino Médio
Educação Ambiental
Interdisciplinary
Hydrographical micro basin
Research-action
Teaching by research
Medium Teaching
Environmental education
title_short A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador
title_full A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador
title_fullStr A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador
title_full_unstemmed A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador
title_sort A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador
author Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
author_facet Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
author_role author
author2 Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Microbacia hidrográfica
Pesquisa-ação-participativa
Ensino por pesquisa
Ensino Médio
Educação Ambiental
Interdisciplinary
Hydrographical micro basin
Research-action
Teaching by research
Medium Teaching
Environmental education
topic Interdisciplinaridade
Microbacia hidrográfica
Pesquisa-ação-participativa
Ensino por pesquisa
Ensino Médio
Educação Ambiental
Interdisciplinary
Hydrographical micro basin
Research-action
Teaching by research
Medium Teaching
Environmental education
description O Ribeirão dos Peixes é o principal corpo de água do município de Dois Córregos (SP), e as conseqüências das atividades antrópicas no local exigem urgentes providências para a recuperação do sistema. Considerando que as bacias hidrográficas representam uma temática bastante adequada para um programa de Educação Ambiental e, ainda, as dificuldades/necessidades apresentadas, pelos professores, para o desenvolvimento de práticas que estimulem a conscientização dos alunos com respeito às questões ambientais, o presente estudo visou à formação interdisciplinar de educadores que atuavam no terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual, no sentido de possibilitar que trabalhassem posteriormente com seus alunos a dimensão ambiental da microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes. Uma investigação inicial sobre as práticas pedagógicas dos professores em relação à abordagem do tema e à Educação Ambiental forneceu subsídios para que este trabalho fosse conduzido, por meio da Pesquisa-ação-participativa e complementada pelo Ensino por pesquisa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
2014-05-20T15:07:20Z
2014-05-20T15:07:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000300008
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26466
10.1590/S1516-73132007000300008
S1516-73132007000300008
S1516-73132007000300008.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000300008
http://hdl.handle.net/11449/26466
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007.
1516-7313
10.1590/S1516-73132007000300008
S1516-73132007000300008
S1516-73132007000300008.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 389-398
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128372953317376