A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000300008 http://hdl.handle.net/11449/26466 |
Resumo: | O Ribeirão dos Peixes é o principal corpo de água do município de Dois Córregos (SP), e as conseqüências das atividades antrópicas no local exigem urgentes providências para a recuperação do sistema. Considerando que as bacias hidrográficas representam uma temática bastante adequada para um programa de Educação Ambiental e, ainda, as dificuldades/necessidades apresentadas, pelos professores, para o desenvolvimento de práticas que estimulem a conscientização dos alunos com respeito às questões ambientais, o presente estudo visou à formação interdisciplinar de educadores que atuavam no terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual, no sentido de possibilitar que trabalhassem posteriormente com seus alunos a dimensão ambiental da microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes. Uma investigação inicial sobre as práticas pedagógicas dos professores em relação à abordagem do tema e à Educação Ambiental forneceu subsídios para que este trabalho fosse conduzido, por meio da Pesquisa-ação-participativa e complementada pelo Ensino por pesquisa. |
id |
UNSP_956ca3f8a2328ad090a8b084ab791981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26466 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema geradorCollective and interdisciplinary construction in the Environmental Education of teaching: using the Ribeirão dos Peixes hydrographical micro basin as a themeInterdisciplinaridadeMicrobacia hidrográficaPesquisa-ação-participativaEnsino por pesquisaEnsino MédioEducação AmbientalInterdisciplinaryHydrographical micro basinResearch-actionTeaching by researchMedium TeachingEnvironmental educationO Ribeirão dos Peixes é o principal corpo de água do município de Dois Córregos (SP), e as conseqüências das atividades antrópicas no local exigem urgentes providências para a recuperação do sistema. Considerando que as bacias hidrográficas representam uma temática bastante adequada para um programa de Educação Ambiental e, ainda, as dificuldades/necessidades apresentadas, pelos professores, para o desenvolvimento de práticas que estimulem a conscientização dos alunos com respeito às questões ambientais, o presente estudo visou à formação interdisciplinar de educadores que atuavam no terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual, no sentido de possibilitar que trabalhassem posteriormente com seus alunos a dimensão ambiental da microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes. Uma investigação inicial sobre as práticas pedagógicas dos professores em relação à abordagem do tema e à Educação Ambiental forneceu subsídios para que este trabalho fosse conduzido, por meio da Pesquisa-ação-participativa e complementada pelo Ensino por pesquisa.Ribeirão dos Peixes provides the largest amount of water to the community of Dois Córregos city (SP). The physical delimitation of the hydrographical basins provides an adequate theme for an Environmental Education Program. This study has tried to focus on educators' interdisciplinary formation, which were carried out with students in the third grade of a public high school in order to allow them to reflect about the environmental dimension of the hydrographical micro basin. An initial investigation about the teacher's pedagogical practices used action research methodology and Teaching by research to guide the discussions about the Environmental Education in Ribeirão dos Peixes.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lucatto, Luis Gustavo [UNESP]Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]2014-05-20T15:07:20Z2014-05-20T15:07:20Z2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article389-398application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000300008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646610.1590/S1516-73132007000300008S1516-73132007000300008S1516-73132007000300008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T15:22:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26466Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:31:14.367990Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador Collective and interdisciplinary construction in the Environmental Education of teaching: using the Ribeirão dos Peixes hydrographical micro basin as a theme |
title |
A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador |
spellingShingle |
A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador Lucatto, Luis Gustavo [UNESP] Interdisciplinaridade Microbacia hidrográfica Pesquisa-ação-participativa Ensino por pesquisa Ensino Médio Educação Ambiental Interdisciplinary Hydrographical micro basin Research-action Teaching by research Medium Teaching Environmental education |
title_short |
A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador |
title_full |
A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador |
title_fullStr |
A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador |
title_full_unstemmed |
A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador |
title_sort |
A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador |
author |
Lucatto, Luis Gustavo [UNESP] |
author_facet |
Lucatto, Luis Gustavo [UNESP] Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucatto, Luis Gustavo [UNESP] Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Microbacia hidrográfica Pesquisa-ação-participativa Ensino por pesquisa Ensino Médio Educação Ambiental Interdisciplinary Hydrographical micro basin Research-action Teaching by research Medium Teaching Environmental education |
topic |
Interdisciplinaridade Microbacia hidrográfica Pesquisa-ação-participativa Ensino por pesquisa Ensino Médio Educação Ambiental Interdisciplinary Hydrographical micro basin Research-action Teaching by research Medium Teaching Environmental education |
description |
O Ribeirão dos Peixes é o principal corpo de água do município de Dois Córregos (SP), e as conseqüências das atividades antrópicas no local exigem urgentes providências para a recuperação do sistema. Considerando que as bacias hidrográficas representam uma temática bastante adequada para um programa de Educação Ambiental e, ainda, as dificuldades/necessidades apresentadas, pelos professores, para o desenvolvimento de práticas que estimulem a conscientização dos alunos com respeito às questões ambientais, o presente estudo visou à formação interdisciplinar de educadores que atuavam no terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual, no sentido de possibilitar que trabalhassem posteriormente com seus alunos a dimensão ambiental da microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes. Uma investigação inicial sobre as práticas pedagógicas dos professores em relação à abordagem do tema e à Educação Ambiental forneceu subsídios para que este trabalho fosse conduzido, por meio da Pesquisa-ação-participativa e complementada pelo Ensino por pesquisa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 2014-05-20T15:07:20Z 2014-05-20T15:07:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000300008 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26466 10.1590/S1516-73132007000300008 S1516-73132007000300008 S1516-73132007000300008.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000300008 http://hdl.handle.net/11449/26466 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007. 1516-7313 10.1590/S1516-73132007000300008 S1516-73132007000300008 S1516-73132007000300008.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
389-398 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128372953317376 |