A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Magali Bernardes Vargas de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90170
Resumo: Pesquisas na área de administração escolar apontam a importância da gestão para a concretização de um dos objetivos da escola: a aprendizagem dos alunos. Tomando como base este princípio, este estudo teve como objetivo observar, descrever e analisar as estratégias de ação que o diretor de escola utiliza em seu trabalho e como se relacionam com a aprendizagem dos alunos. Para sustentar as análises, foram realizados estudos na área da gestão escolar, destacando-se os seguintes autores: SILVA JUNIOR (1990); GLATTER (1992); CANÁRIO (1992); HUTMACHER (1992); GRIGOLLI (2010); DIAS (1967). A análise de documentos legais do estado de São Paulo acerca das funções da equipe gestora desde a década de 1970 até a atualidade, também possibilitou o entendimento do que se espera de cada membro da equipe ao longo do período estudado. Optou-se pela realização de um estudo de caso em uma escola pública estadual bem conceituada nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município de São Carlos-SP. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com três professores, com a diretora e com a professora coordenadora da escola. Os resultados mostram um grande empenho da direção da escola, dos docentes e dos pais com a aprendizagem dos alunos. Dentre as ações da equipe gestora, o estudo aponta para o trabalho com os dados e resultados de avaliações externas e internas durante todo o ano letivo como ponto importante. Analisa o papel da equipe gestora na elaboração de um ambiente escolar que preze pela qualidade do ensino, criando condições para que os professores melhorem suas aulas, apoiando e direcionando um trabalho em conjunto
id UNSP_958e36dea4d98a01d4d1b7de88a2310d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90170
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunosAprendizagemEscolas - AvaliaçãoRendimento escolarLearningPesquisas na área de administração escolar apontam a importância da gestão para a concretização de um dos objetivos da escola: a aprendizagem dos alunos. Tomando como base este princípio, este estudo teve como objetivo observar, descrever e analisar as estratégias de ação que o diretor de escola utiliza em seu trabalho e como se relacionam com a aprendizagem dos alunos. Para sustentar as análises, foram realizados estudos na área da gestão escolar, destacando-se os seguintes autores: SILVA JUNIOR (1990); GLATTER (1992); CANÁRIO (1992); HUTMACHER (1992); GRIGOLLI (2010); DIAS (1967). A análise de documentos legais do estado de São Paulo acerca das funções da equipe gestora desde a década de 1970 até a atualidade, também possibilitou o entendimento do que se espera de cada membro da equipe ao longo do período estudado. Optou-se pela realização de um estudo de caso em uma escola pública estadual bem conceituada nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município de São Carlos-SP. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com três professores, com a diretora e com a professora coordenadora da escola. Os resultados mostram um grande empenho da direção da escola, dos docentes e dos pais com a aprendizagem dos alunos. Dentre as ações da equipe gestora, o estudo aponta para o trabalho com os dados e resultados de avaliações externas e internas durante todo o ano letivo como ponto importante. Analisa o papel da equipe gestora na elaboração de um ambiente escolar que preze pela qualidade do ensino, criando condições para que os professores melhorem suas aulas, apoiando e direcionando um trabalho em conjuntoResearch in the field of school administration point to the importance of management for achieving one of the goals of the school: students' learning. Based on this principle, this study aimed to observe, describe and analyze the strategies of action the school principal uses in his work and how they relate to student learning. To sustain the analysis, studies were performed in the area of school management, emphasizing the following authors: SILVA JUNIOR (1990); GLATTER (1992); CANARIO (1992); HUTMACHER (1992); GRIGOLLI (2010); DIAS (1967 ). The analysis of legal documents of the state of São Paulo about the functions from management team since the decade of 1970 up to the present, also made possible the understanding of what is expected of each team member throughout the period studied. It was opted for conducting a case study in a reputable public school in the rates from IDEB (Development Index of Basic Education) in São Carlos, SP, Brazil. The instruments of data gathering were semi-structured interviews with three teachers, with the principal and the teacher coordinator of the school. The results show a great commitment from the school management, teachers and parents with students' learning. Among the actions of the management team, the study points to work with data and results of external and internal evaluations throughout the school year as an important issue. It analyzes the role of the management team in developing a school environment that values the quality of teaching, creating conditions for teachers to improve their classes, supporting and directing a joint workUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ricardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Magali Bernardes Vargas de [UNESP]2014-06-11T19:24:20Z2014-06-11T19:24:20Z2013-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 p. : il.application/pdfLIMA, Magali Bernardes Vargas de. A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos. 2013. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90170000709669lima_mbv_me_arafcl.pdf33004030079P262340850194139490000-0002-7478-4835Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90170Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:55:39.085184Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos
title A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos
spellingShingle A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos
Lima, Magali Bernardes Vargas de [UNESP]
Aprendizagem
Escolas - Avaliação
Rendimento escolar
Learning
title_short A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos
title_full A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos
title_fullStr A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos
title_full_unstemmed A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos
title_sort A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos
author Lima, Magali Bernardes Vargas de [UNESP]
author_facet Lima, Magali Bernardes Vargas de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Magali Bernardes Vargas de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Escolas - Avaliação
Rendimento escolar
Learning
topic Aprendizagem
Escolas - Avaliação
Rendimento escolar
Learning
description Pesquisas na área de administração escolar apontam a importância da gestão para a concretização de um dos objetivos da escola: a aprendizagem dos alunos. Tomando como base este princípio, este estudo teve como objetivo observar, descrever e analisar as estratégias de ação que o diretor de escola utiliza em seu trabalho e como se relacionam com a aprendizagem dos alunos. Para sustentar as análises, foram realizados estudos na área da gestão escolar, destacando-se os seguintes autores: SILVA JUNIOR (1990); GLATTER (1992); CANÁRIO (1992); HUTMACHER (1992); GRIGOLLI (2010); DIAS (1967). A análise de documentos legais do estado de São Paulo acerca das funções da equipe gestora desde a década de 1970 até a atualidade, também possibilitou o entendimento do que se espera de cada membro da equipe ao longo do período estudado. Optou-se pela realização de um estudo de caso em uma escola pública estadual bem conceituada nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município de São Carlos-SP. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com três professores, com a diretora e com a professora coordenadora da escola. Os resultados mostram um grande empenho da direção da escola, dos docentes e dos pais com a aprendizagem dos alunos. Dentre as ações da equipe gestora, o estudo aponta para o trabalho com os dados e resultados de avaliações externas e internas durante todo o ano letivo como ponto importante. Analisa o papel da equipe gestora na elaboração de um ambiente escolar que preze pela qualidade do ensino, criando condições para que os professores melhorem suas aulas, apoiando e direcionando um trabalho em conjunto
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-06
2014-06-11T19:24:20Z
2014-06-11T19:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Magali Bernardes Vargas de. A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos. 2013. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90170
000709669
lima_mbv_me_arafcl.pdf
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
identifier_str_mv LIMA, Magali Bernardes Vargas de. A Organização do trabalho de uma equipe gestora e o desempenho escolar dos alunos. 2013. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000709669
lima_mbv_me_arafcl.pdf
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
url http://hdl.handle.net/11449/90170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129374366466048