O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Roseli Helena [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92329
Resumo: Levando-se em conta a representatividade do SARESP como sistema que avalia a qualidade de ensino e propõe por meio de seus resultados, tanto a orientar as políticas educacionais através das ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), quanto subsidiar as reflexões sobre as práticas pedagógicas na escola, esta pesquisa tem o objetivo de analisar as provas de leitura e escrita do SARESP da 4a série do Ensino Fundamental. A finalidade é obter dados sobre os limites e possibilidades das referidas provas em relação ao objetivo a que se propõem: avaliar a habilidade leitora e a qualidade do ensino, partindo do pressuposto de que o instrumento se constitui como um fator indicativo da confiabilidade sobre os resultados de uma avaliação. A metodologia tem enfoque qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de análise documental, sendo os documentos de fonte primária e secundária. A pesquisa foi organizada em duas etapas: a primeira de pesquisa bibliográfica sobre os temas avaliação e leitura, bem como sobre os documentos oficiais que constituem o referencial teórico do SARESP - Proposta Curricular do Estado de São Paulo e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa, além de consulta a materiais que tratam do histórico, objetivos e fundamentos do sistema de avaliação em referência. Na segunda fase da pesquisa analisei as provas selecionadas (1997, 2002 e 2005), a partir das categorias definidas: clareza dos enunciados das questões; nível de complexidade das habilidades avaliadas e coerência entre as habilidades envolvidas nas perguntas e as habilidades descritas na matriz de especificação como conteúdo a ser avaliado em determinado item de teste...
id UNSP_95f19152ba8cd303609e6c88df0ca06d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92329
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007EducaçãoEducationLevando-se em conta a representatividade do SARESP como sistema que avalia a qualidade de ensino e propõe por meio de seus resultados, tanto a orientar as políticas educacionais através das ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), quanto subsidiar as reflexões sobre as práticas pedagógicas na escola, esta pesquisa tem o objetivo de analisar as provas de leitura e escrita do SARESP da 4a série do Ensino Fundamental. A finalidade é obter dados sobre os limites e possibilidades das referidas provas em relação ao objetivo a que se propõem: avaliar a habilidade leitora e a qualidade do ensino, partindo do pressuposto de que o instrumento se constitui como um fator indicativo da confiabilidade sobre os resultados de uma avaliação. A metodologia tem enfoque qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de análise documental, sendo os documentos de fonte primária e secundária. A pesquisa foi organizada em duas etapas: a primeira de pesquisa bibliográfica sobre os temas avaliação e leitura, bem como sobre os documentos oficiais que constituem o referencial teórico do SARESP - Proposta Curricular do Estado de São Paulo e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa, além de consulta a materiais que tratam do histórico, objetivos e fundamentos do sistema de avaliação em referência. Na segunda fase da pesquisa analisei as provas selecionadas (1997, 2002 e 2005), a partir das categorias definidas: clareza dos enunciados das questões; nível de complexidade das habilidades avaliadas e coerência entre as habilidades envolvidas nas perguntas e as habilidades descritas na matriz de especificação como conteúdo a ser avaliado em determinado item de teste...The main objective of this research is to analyze the SARESP reading and writing tests of the 4th grade students from Primary School. Considering that SARESP is a system that evaluates the quality of instruction in Brazil and, based on the results, proposes the organization of public politics in education through actions from the Education Department from São Paulo State, and offers subsidies for the discussions about instruction in schools. Our intention is to obtain data about the limits and the possibilities of these tests according their objective: evaluating the reading ability and the instruction quality based on the idea that the instrument indicates the confidence of the results of an evaluation. The methodology has a qualitative approach. The data were collected through documental analyze, the documents were form primary and secondary resources. The research was organized in two parts: the first is the bibliographic study about themes like evaluation and reading, and official documents that compose the theoretical reference of SARESP – Curricular Propose from São Paulo State and National Curricular Reference (PCN) of Portuguese, we also studied historical materials about the objectives and the framework of this evaluation system. In the second part of the research, we analyzed the selected tests (1997, 2002, 2005), considering the categories: understandable questions; level of complexity of evaluated skills and coherence between the required skills and the ones described as content subject to be evaluated in each question... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Roseli Helena [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2007-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis201 f. : il.application/pdfFERREIRA, Roseli Helena. O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007. 2007. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.http://hdl.handle.net/11449/92329000547547ferreira_rh_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:50:13.564626Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007
title O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007
spellingShingle O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007
Ferreira, Roseli Helena [UNESP]
Educação
Education
title_short O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007
title_full O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007
title_fullStr O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007
title_full_unstemmed O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007
title_sort O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007
author Ferreira, Roseli Helena [UNESP]
author_facet Ferreira, Roseli Helena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Roseli Helena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
topic Educação
Education
description Levando-se em conta a representatividade do SARESP como sistema que avalia a qualidade de ensino e propõe por meio de seus resultados, tanto a orientar as políticas educacionais através das ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), quanto subsidiar as reflexões sobre as práticas pedagógicas na escola, esta pesquisa tem o objetivo de analisar as provas de leitura e escrita do SARESP da 4a série do Ensino Fundamental. A finalidade é obter dados sobre os limites e possibilidades das referidas provas em relação ao objetivo a que se propõem: avaliar a habilidade leitora e a qualidade do ensino, partindo do pressuposto de que o instrumento se constitui como um fator indicativo da confiabilidade sobre os resultados de uma avaliação. A metodologia tem enfoque qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de análise documental, sendo os documentos de fonte primária e secundária. A pesquisa foi organizada em duas etapas: a primeira de pesquisa bibliográfica sobre os temas avaliação e leitura, bem como sobre os documentos oficiais que constituem o referencial teórico do SARESP - Proposta Curricular do Estado de São Paulo e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa, além de consulta a materiais que tratam do histórico, objetivos e fundamentos do sistema de avaliação em referência. Na segunda fase da pesquisa analisei as provas selecionadas (1997, 2002 e 2005), a partir das categorias definidas: clareza dos enunciados das questões; nível de complexidade das habilidades avaliadas e coerência entre as habilidades envolvidas nas perguntas e as habilidades descritas na matriz de especificação como conteúdo a ser avaliado em determinado item de teste...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Roseli Helena. O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007. 2007. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/92329
000547547
ferreira_rh_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv FERREIRA, Roseli Helena. O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP: uma análise das provas de leitura e escrita da 4ª série do Ensino Fundamental Presidente Prudente 2007. 2007. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
000547547
ferreira_rh_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129256442560512