A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Maurício de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/203479
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-06-25/000915853.pdf
Resumo: This work aimed to identify what, in the classroom dynamics of the EJA (Youngster and Adult Education) classroom, manifests itself as an epistemological obstacle to mathematical knowledge. For this, we base our studies in the literature, mainly in the work of Gaston Bachelard (1938), so that we understand what these epistemological obstacles. We also turn to scientific articles and official documents to understand how the Education of Youngster and Adults is and how are Education Mathematics of Youngster and Adults. The theoretical exploration gave us subsidies for, in a phenomenological posture, to accompany the mathematics class of the EJA. We experience the situations proposed by the teacher, we record classes and, in transcribing this experience, we organize the significant scenes. In a movement of analysis they were perceived convergences and divergences that allowed the constitution of open categories. We name them learning math in EJA and teaching math in EJA. From the discussion of what in these categories was relevant to the understanding of the discussion we understand that there are several obstacles to mathematical learning that manifest themselves in different ways, and should be the object of teacher attention
id UNSP_961cad5a1ebfdb1c2e3f8b432bc61611
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/203479
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)The manifestation of the epistemological obstacles in the dynamics of the mathematics classes of the education of youngster and adults (EJA)Matemática - Estudo e ensinoEpistemologiaEducação de adultosMathematics Study and teachingThis work aimed to identify what, in the classroom dynamics of the EJA (Youngster and Adult Education) classroom, manifests itself as an epistemological obstacle to mathematical knowledge. For this, we base our studies in the literature, mainly in the work of Gaston Bachelard (1938), so that we understand what these epistemological obstacles. We also turn to scientific articles and official documents to understand how the Education of Youngster and Adults is and how are Education Mathematics of Youngster and Adults. The theoretical exploration gave us subsidies for, in a phenomenological posture, to accompany the mathematics class of the EJA. We experience the situations proposed by the teacher, we record classes and, in transcribing this experience, we organize the significant scenes. In a movement of analysis they were perceived convergences and divergences that allowed the constitution of open categories. We name them learning math in EJA and teaching math in EJA. From the discussion of what in these categories was relevant to the understanding of the discussion we understand that there are several obstacles to mathematical learning that manifest themselves in different ways, and should be the object of teacher attentionEste trabalho tem como objetivo identificar o que, nas dinâmicas da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), se manifesta como obstáculo epistemológico ao conhecimento matemático. Para isso baseamos nossos estudos na literatura, principalmente na obra de Gaston Bachelard (1938), que nos permite entender o que são os obstáculos epistemológicos. Voltamo-nos, também, para artigos científicos e documentos oficiais buscando compreender como é a Educação de Jovens e Adultos e como é a Educação Matemática de Jovens e Adultos. A exploração teórica nos deu subsídios para, em uma postura fenomenológica, acompanhar as aulas de matemática da EJA. Vivenciamos as situações propostas pelo professor, fizemos registros de aulas e, ao transcrever essa experiência, organizamos as cenas significativas. Num movimento de análise foram sendo percebidas convergências e divergências que possibilitou a constituição de categorias abertas. As nomeamos o aprender matemática na EJA e o ensinar matemática na EJA. A partir da discussão do que nessas categorias era relevante à compreensão do interrogado na pesquisa, expusemos os obstáculos epistemológicos que vimos emergir na sala de aula. Finalizando a discussão entendemos que, há variados obstáculos à aprendizagem matemática que se manifestam de diversas formas, devendo ser objeto de atenção do professorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Maurício de [UNESP]2021-03-10T12:57:16Z2021-03-10T12:57:16Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfPAULA, Maurício de. A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA). 2018. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018.http://hdl.handle.net/11449/203479990009158530206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-06-25/000915853.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T12:04:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203479Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T12:04:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)
The manifestation of the epistemological obstacles in the dynamics of the mathematics classes of the education of youngster and adults (EJA)
title A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)
spellingShingle A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)
Paula, Maurício de [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Epistemologia
Educação de adultos
Mathematics Study and teaching
title_short A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)
title_full A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)
title_fullStr A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)
title_full_unstemmed A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)
title_sort A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA)
author Paula, Maurício de [UNESP]
author_facet Paula, Maurício de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Maurício de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Epistemologia
Educação de adultos
Mathematics Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Epistemologia
Educação de adultos
Mathematics Study and teaching
description This work aimed to identify what, in the classroom dynamics of the EJA (Youngster and Adult Education) classroom, manifests itself as an epistemological obstacle to mathematical knowledge. For this, we base our studies in the literature, mainly in the work of Gaston Bachelard (1938), so that we understand what these epistemological obstacles. We also turn to scientific articles and official documents to understand how the Education of Youngster and Adults is and how are Education Mathematics of Youngster and Adults. The theoretical exploration gave us subsidies for, in a phenomenological posture, to accompany the mathematics class of the EJA. We experience the situations proposed by the teacher, we record classes and, in transcribing this experience, we organize the significant scenes. In a movement of analysis they were perceived convergences and divergences that allowed the constitution of open categories. We name them learning math in EJA and teaching math in EJA. From the discussion of what in these categories was relevant to the understanding of the discussion we understand that there are several obstacles to mathematical learning that manifest themselves in different ways, and should be the object of teacher attention
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2021-03-10T12:57:16Z
2021-03-10T12:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Maurício de. A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA). 2018. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018.
http://hdl.handle.net/11449/203479
990009158530206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-06-25/000915853.pdf
identifier_str_mv PAULA, Maurício de. A manifestação dos obstáculos epistemológicos nas dinâmicas das aulas de matemática da educação de jovens e adultos (EJA). 2018. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018.
990009158530206341
url http://hdl.handle.net/11449/203479
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-06-25/000915853.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021373788028928