Estabilização de solos com rejeitos de celulose para uso em pavimentação rodoviária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239211 |
Resumo: | A estabilização de solos são métodos físicos, químicos e mecânicos para melhorar a qualidade de materiais para a pavimentação. Esta pesquisa analisa a estabilização de um solo de comportamento não laterítico siltoso do município de Ilha Solteira – São Paulo, para uso em pavimentação rodoviária, utilizando como agregado estabilizante um rejeito da produção de celulose: a cinza do cavaco de eucalipto (CCE). Inicialmente foi utilizada a metodologia MCT para a classificação do solo. Foram moldados corpos-de-prova com a adição de 10, 30 e 60% do agregado e também corpos-de-prova com o solo in natura para serem usados como referência. Todos eles foram submetidos à compactação mini-Proctor e mini-CBR com e sem imersão. Os resultados encontrados foram não lineares, com pequeno aumento na capacidade de suporte na amostra com 10% de agregado, queda na amostra com 30% de agregado, e aumento significativo na amostra com 60% de agregado. O valor da expansão teve pequeno aumento na amostra com 10% de agregado, e diminuição acentuada nas amostras com 30% e 60% de agregado, portanto a adição do agregado tornou o solo menos expansivo. Os resultados dos ensaios com as misturas de solo-cinza não foram animadores. Mesmo assim, em razão da energia de compactação empregada e das propriedades alcançadas, é possível empregar estes materiais em pavimentação como enchimento de aterro, subleito e regularização de subleito. Além disso, é possível empregá-lo na estrutura do pavimento como reforço do subleito. |
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Estabilização de solos com rejeitos de celulose para uso em pavimentação rodoviáriaSoil stabilization with cellulose waste for use in road pavingPavimentação rodoviáriaCinza de cavaco de eucaliptoEstabilização de solosSolo não lateríticoRoad pavingEucalyptus chip ashSoil stabilizedNon-lateritic soilA estabilização de solos são métodos físicos, químicos e mecânicos para melhorar a qualidade de materiais para a pavimentação. Esta pesquisa analisa a estabilização de um solo de comportamento não laterítico siltoso do município de Ilha Solteira – São Paulo, para uso em pavimentação rodoviária, utilizando como agregado estabilizante um rejeito da produção de celulose: a cinza do cavaco de eucalipto (CCE). Inicialmente foi utilizada a metodologia MCT para a classificação do solo. Foram moldados corpos-de-prova com a adição de 10, 30 e 60% do agregado e também corpos-de-prova com o solo in natura para serem usados como referência. Todos eles foram submetidos à compactação mini-Proctor e mini-CBR com e sem imersão. Os resultados encontrados foram não lineares, com pequeno aumento na capacidade de suporte na amostra com 10% de agregado, queda na amostra com 30% de agregado, e aumento significativo na amostra com 60% de agregado. O valor da expansão teve pequeno aumento na amostra com 10% de agregado, e diminuição acentuada nas amostras com 30% e 60% de agregado, portanto a adição do agregado tornou o solo menos expansivo. Os resultados dos ensaios com as misturas de solo-cinza não foram animadores. Mesmo assim, em razão da energia de compactação empregada e das propriedades alcançadas, é possível empregar estes materiais em pavimentação como enchimento de aterro, subleito e regularização de subleito. Além disso, é possível empregá-lo na estrutura do pavimento como reforço do subleito.Soil stabilization are physical, chemical and mechanical methods to improve the quality of paving materials. This research analyzes the stabilization of a soil of non-lateritic silty behavior in the municipality of Ilha Solteira - São Paulo, for use in road paving, using a waste from pulp production as a stabilizing aggregate: eucalyptus chip ash (ECC). Initially, the MCT methodology was used for soil classification. Specimens were molded with the addition of 10, 30 and 60% of the aggregate and also specimens with the soil in natura to be used as a reference. All of them were submitted to mini-Proctor and mini-CBR compaction with and without immersion. The results found were nonlinear, with a small increase in carrying capacity in the sample with 10% aggregate, a decrease in the sample with 30% aggregate, and a significant increase in the sample with 60% aggregate. The expansion value had a small increase in the sample with 10% aggregate, and a sharp decrease in the samples with 30% and 60% aggregate, so the addition of aggregate made the soil less expansive. The results of tests with soil-ash mixtures were not encouraging. Even so, due to the compaction energy employed and the properties achieved, it is possible to use these materials in paving as filler in landfills, subgrade and subgrade regularization. In addition, it can be used in the pavement structure as reinforcement for the subgrade.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Jairo Salim Pinheiro deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leandro, Rhayane Faria2023-02-01T13:28:07Z2023-02-01T13:28:07Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:06:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239211Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:20:30.369189Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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