Estudo sobre o efeito do incremento de tarefas cognitivas sobre o padrão de marcha de adultas jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/99064 |
Resumo: | Caminhar pode parecer uma tarefa que requer pouca demanda atencional, contudo trata-se de uma atividade que requer cauteloso planejamento, monitoramento e coordenação adequada de uma seqüência de ações. Objetivos: Analisar o efeito da dupla tarefa sobre variáveis cinemáticas e cinéticas da marcha em adultos jovens. Método: Participaram do estudo 17 voluntárias jovens (21,47±2,06 anos). O teste foi realizado em quatro condições distintas: marcha normal (MN), dupla tarefa fácil (DTF), dupla tarefa difícil (DTD), e dupla tarefa mista (DTM). Para a análise dos dados cinemáticos foram usados os 10 primeiros ciclos consecutivos de cada condição. As variáveis analisadas foram o tempo e o comprimento da passada, assim como a ativação muscular e níveis de cocontração durante a realização dos testes. Para a análise do comprimento de passada, tempo de passada, e nível de cocontração foi utilizado o teste ANOVA One way, e Post hoc de Tukey Alpha. Para a análise dos dados de ativação muscular, foi usado o teste Anova de Friedman, e Post hoc de Dunns na comparação entre as diferentes condições de marcha. O nível de significância de foi estabelecido em 5% (p <0,05). Resultados: Caminhar com a adição de tarefas cognitivas afetou significantemente os padrões de ativação muscular para sujeitos jovens, contudo não foram encontradas diferenças para o comprimento, tempo dos passos, nem para o nível de contração. Conclusão: Os dados do presente estudo, nas condições metodológicas propostas, permitem concluir que a competição entre recursos motores e cognitivos afeta significantemente os níveis de ativação muscular durante o desenvolvimento da marcha |
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Estudo sobre o efeito do incremento de tarefas cognitivas sobre o padrão de marcha de adultas jovensCapacidade motoraMarcha humanaMotor abilityCaminhar pode parecer uma tarefa que requer pouca demanda atencional, contudo trata-se de uma atividade que requer cauteloso planejamento, monitoramento e coordenação adequada de uma seqüência de ações. Objetivos: Analisar o efeito da dupla tarefa sobre variáveis cinemáticas e cinéticas da marcha em adultos jovens. Método: Participaram do estudo 17 voluntárias jovens (21,47±2,06 anos). O teste foi realizado em quatro condições distintas: marcha normal (MN), dupla tarefa fácil (DTF), dupla tarefa difícil (DTD), e dupla tarefa mista (DTM). Para a análise dos dados cinemáticos foram usados os 10 primeiros ciclos consecutivos de cada condição. As variáveis analisadas foram o tempo e o comprimento da passada, assim como a ativação muscular e níveis de cocontração durante a realização dos testes. Para a análise do comprimento de passada, tempo de passada, e nível de cocontração foi utilizado o teste ANOVA One way, e Post hoc de Tukey Alpha. Para a análise dos dados de ativação muscular, foi usado o teste Anova de Friedman, e Post hoc de Dunns na comparação entre as diferentes condições de marcha. O nível de significância de foi estabelecido em 5% (p <0,05). Resultados: Caminhar com a adição de tarefas cognitivas afetou significantemente os padrões de ativação muscular para sujeitos jovens, contudo não foram encontradas diferenças para o comprimento, tempo dos passos, nem para o nível de contração. Conclusão: Os dados do presente estudo, nas condições metodológicas propostas, permitem concluir que a competição entre recursos motores e cognitivos afeta significantemente os níveis de ativação muscular durante o desenvolvimento da marchaWalking may seem like a chore that gives of little attentional demand, however it is an activity that requires careful planning, monitoring and coordination of an appropriate sequence of actions. Objectives: To analyze the effect of dual task on kinematic and kinetic variables of gait in young adults. Method: The study included 17 young volunteers (21.47 ± 6.2 years). The test was performed in four different conditions: normal walking (MN), dual easy task (FTD), dual task (DTD), and mixed double duty (TMD). For the analysis of kinematic data were used the first 10 consecutive cycles of each condition. The variables analyzed were the time and stride length, and muscle activation levels and cocontração during testing. For the analysis of stride length, stride time, and level of test was used cocontração One way ANOVA and post hoc Tukey's Alpha. For data analysis of muscle activation, we used the Friedman ANOVA and post hoc Dunns when comparing the different conditions of motion. The significance level was set at 5% (p <0.05). Results: Walking with the addition of cognitive tasks significantly affected the patterns of muscle activation for young subjects, but no differences were found for the length of time steps, or to the level of contraction. Conclusion: The results of this study, the methodology proposed conditions allow to conclude that competition between cognitive and motor features significantly affect the levels of muscle activation during development of the marchCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Navega, Marcelo Tavella [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, José Adolfo Menezes Garcia [UNESP]2014-06-11T19:29:48Z2014-06-11T19:29:48Z2011-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis37 f. : il., tabs.application/pdfSILVA, José Adolfo Menezes Garcia. Estudo sobre o efeito do incremento de tarefas cognitivas sobre o padrão de marcha de adultas jovens. 2011. 37 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/99064000687568silva_jamg_me_rcla.pdf33004137066P51153464448003029Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-25T06:19:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:43:59.231914Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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