Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Paula Boaventura Mota de [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194142
Resumo: O trabalho aqui apresentado emerge da pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual “Hildebrando Martins Sodero”, localizada na cidade de Silveiras, Vale do Paraíba- SP. Nesse município, a presença do artesanato é muito forte e pode ser identificada como fonte de renda de muitas famílias. A partir da identificação do artesanato como manifestação artística, nos questionamos: que leituras os/as estudantes realizam? Qual é o lugar desse tipo de produção no ambiente da sala de aula? Partimos para pesquisa de campo em que foram entrevistados dois artesãos da cidade, o que nos deu base para prosseguir na pesquisa e entender um pouco mais sobre o pensamento local. Buscamos investigar o olhar do aluno sobre o artesanato local e se este percebe diferença entre arte e artesanato, artista e artesão, além de entender como o estudante desloca o seu olhar local para o global diante destes questionamentos. Algumas ações foram propostas dentro da sala de aula e outras fora, como as visitações em ateliê local e visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Uma das ações consistiu em uma curadoria para a escolha de quais imagens levar para a sala de aula e como conversar sobre elas para que pudessem impulsionar um diálogo entre professor e aluno, o qual teria condições, não só responder as questões da pesquisa, mas também ampliar seus olhares para as imagens que estavam apreciando/ lendo. Outra ação proposta foi a produção de registros realizados pelos alunos e, posteriormente, a análise e as discussões durante a dissertação. Fundamentados na Abordagem Triangular, trabalhamos com diferentes ações dessa abordagem (leitura, contextualização e o fazer) que, no caso dessa pesquisa, deu-se na forma de fazer artístico, mas também entendemos as conversas e os momentos de debates como uma forma de “fazer”. Como as manifestações artísticas locais podem ser atravessadas por manifestações artísticas globais? E como o global se reveste de manifestações locais? Em aulas de artes, como trabalhar o local e o global? Que leituras e percepções nos chegam dos alunos? Estes, entre outros, são questionamentos que buscamos enfrentar na dissertação que aqui apresentamos.
id UNSP_964dd6ccbde48d427d3b42889fec9b7f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194142
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsitoLocal/global. Arte/artesanía: conversaciones en tránsitoLeitura/conversa sobre arteArte/artesanatoArtista/artesãoEnsino de arteArtesanatoArtes e ofíciosArte Estudo e ensinoLectura/conversación sobre arteArte/artesaníaArtista/artesanoEducación artísitcaO trabalho aqui apresentado emerge da pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual “Hildebrando Martins Sodero”, localizada na cidade de Silveiras, Vale do Paraíba- SP. Nesse município, a presença do artesanato é muito forte e pode ser identificada como fonte de renda de muitas famílias. A partir da identificação do artesanato como manifestação artística, nos questionamos: que leituras os/as estudantes realizam? Qual é o lugar desse tipo de produção no ambiente da sala de aula? Partimos para pesquisa de campo em que foram entrevistados dois artesãos da cidade, o que nos deu base para prosseguir na pesquisa e entender um pouco mais sobre o pensamento local. Buscamos investigar o olhar do aluno sobre o artesanato local e se este percebe diferença entre arte e artesanato, artista e artesão, além de entender como o estudante desloca o seu olhar local para o global diante destes questionamentos. Algumas ações foram propostas dentro da sala de aula e outras fora, como as visitações em ateliê local e visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Uma das ações consistiu em uma curadoria para a escolha de quais imagens levar para a sala de aula e como conversar sobre elas para que pudessem impulsionar um diálogo entre professor e aluno, o qual teria condições, não só responder as questões da pesquisa, mas também ampliar seus olhares para as imagens que estavam apreciando/ lendo. Outra ação proposta foi a produção de registros realizados pelos alunos e, posteriormente, a análise e as discussões durante a dissertação. Fundamentados na Abordagem Triangular, trabalhamos com diferentes ações dessa abordagem (leitura, contextualização e o fazer) que, no caso dessa pesquisa, deu-se na forma de fazer artístico, mas também entendemos as conversas e os momentos de debates como uma forma de “fazer”. Como as manifestações artísticas locais podem ser atravessadas por manifestações artísticas globais? E como o global se reveste de manifestações locais? Em aulas de artes, como trabalhar o local e o global? Que leituras e percepções nos chegam dos alunos? Estes, entre outros, são questionamentos que buscamos enfrentar na dissertação que aqui apresentamos.El trabajo aquí presentado surge de la investigación realizada con estudiantes de secundaria de la Escuela Pública “Hildebrando Martins Sodero”, ubicada en la ciudad de Silveiras, Vale do Paraíba-SP. En este municipio, la presencia de artesanías es muy fuerte y se puede identificar como una fuente de ingresos para muchas familias. Partiendo de la identificación de la artesanía como expresión artística, nos preguntamos: ¿qué lecturas realizan los estudiantes? ¿Cuál es el lugar de este tipo de producción en el entorno del aula? Salimos para la investigación de campo en la que se entrevistó a dos artesanos de la ciudad, lo que nos dio la base para continuar la investigación y entender un poco más sobre el pensamiento local. Buscamos investigar la visión del alumno sobre la artesanía local y si percibe una diferencia entre arte y artesanía, artista y artesano, además de comprender cómo el alumno cambia su mirada local a la global ante estas preguntas. Se propusieron algunas acciones dentro del aula y otras fuera, como visitas a un estudio local y una visita a la Pinacoteca do Estado de São Paulo. Una de las acciones consistió en una curaduría para elegir qué imágenes llevar al aula y cómo hablar de ellas para que pudieran estimular un diálogo entre docente y alumno, que tendría condiciones, no solo para responder a las preguntas de investigación, sino también amplíe sus ojos a las imágenes que estaba disfrutando / leyendo. Otra acción propuesta fue la producción de registros realizados por los estudiantes y, posteriormente, el análisis y discusiones durante la disertación. Partiendo del Enfoque Triangular, trabajamos con diferentes acciones de este enfoque (lectura, contextualización y hacer) que, en el caso de esta investigación, se desarrolló en forma de creación artística, pero también entendemos las conversaciones y los momentos de debate como una forma de “ hacer". ¿Cómo se pueden cruzar las manifestaciones artísticas locales con las manifestaciones artísticas globales? ¿Y cómo asume lo global las manifestaciones locales? En las clases de arte, ¿cómo trabajar lo local y lo global? ¿Qué lecturas y conocimientos obtienen los estudiantes de nosotros? Estas, entre otras, son cuestiones que buscamos afrontar en la disertación que aquí presentamos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sidiney Peterson Ferreira deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Ana Paula Boaventura Mota de [UNESP]2020-10-21T15:58:05Z2020-10-21T15:58:05Z2020-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19414241002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-15T06:03:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194142Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-15T06:03:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito
Local/global. Arte/artesanía: conversaciones en tránsito
title Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito
spellingShingle Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito
Lima, Ana Paula Boaventura Mota de [UNESP]
Leitura/conversa sobre arte
Arte/artesanato
Artista/artesão
Ensino de arte
Artesanato
Artes e ofícios
Arte Estudo e ensino
Lectura/conversación sobre arte
Arte/artesanía
Artista/artesano
Educación artísitca
title_short Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito
title_full Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito
title_fullStr Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito
title_full_unstemmed Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito
title_sort Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito
author Lima, Ana Paula Boaventura Mota de [UNESP]
author_facet Lima, Ana Paula Boaventura Mota de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Sidiney Peterson Ferreira de
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Paula Boaventura Mota de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura/conversa sobre arte
Arte/artesanato
Artista/artesão
Ensino de arte
Artesanato
Artes e ofícios
Arte Estudo e ensino
Lectura/conversación sobre arte
Arte/artesanía
Artista/artesano
Educación artísitca
topic Leitura/conversa sobre arte
Arte/artesanato
Artista/artesão
Ensino de arte
Artesanato
Artes e ofícios
Arte Estudo e ensino
Lectura/conversación sobre arte
Arte/artesanía
Artista/artesano
Educación artísitca
description O trabalho aqui apresentado emerge da pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual “Hildebrando Martins Sodero”, localizada na cidade de Silveiras, Vale do Paraíba- SP. Nesse município, a presença do artesanato é muito forte e pode ser identificada como fonte de renda de muitas famílias. A partir da identificação do artesanato como manifestação artística, nos questionamos: que leituras os/as estudantes realizam? Qual é o lugar desse tipo de produção no ambiente da sala de aula? Partimos para pesquisa de campo em que foram entrevistados dois artesãos da cidade, o que nos deu base para prosseguir na pesquisa e entender um pouco mais sobre o pensamento local. Buscamos investigar o olhar do aluno sobre o artesanato local e se este percebe diferença entre arte e artesanato, artista e artesão, além de entender como o estudante desloca o seu olhar local para o global diante destes questionamentos. Algumas ações foram propostas dentro da sala de aula e outras fora, como as visitações em ateliê local e visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Uma das ações consistiu em uma curadoria para a escolha de quais imagens levar para a sala de aula e como conversar sobre elas para que pudessem impulsionar um diálogo entre professor e aluno, o qual teria condições, não só responder as questões da pesquisa, mas também ampliar seus olhares para as imagens que estavam apreciando/ lendo. Outra ação proposta foi a produção de registros realizados pelos alunos e, posteriormente, a análise e as discussões durante a dissertação. Fundamentados na Abordagem Triangular, trabalhamos com diferentes ações dessa abordagem (leitura, contextualização e o fazer) que, no caso dessa pesquisa, deu-se na forma de fazer artístico, mas também entendemos as conversas e os momentos de debates como uma forma de “fazer”. Como as manifestações artísticas locais podem ser atravessadas por manifestações artísticas globais? E como o global se reveste de manifestações locais? Em aulas de artes, como trabalhar o local e o global? Que leituras e percepções nos chegam dos alunos? Estes, entre outros, são questionamentos que buscamos enfrentar na dissertação que aqui apresentamos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T15:58:05Z
2020-10-21T15:58:05Z
2020-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194142
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/194142
identifier_str_mv 41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649418180689920