Projeto trilha na casa da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143562 |
Resumo: | A trilha na floresta é um caminho natural traçado com ciência e arte, formando um ambiente especial, interativo não convencional, um novo paradigma da educação ambiental e ecoturismo. Esta é um laboratório "vivo" natural de conscientização ambiental da sociedade. O Programa de Educação Ambiental na Trilha foi implantado em 24/04/98, na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu - SP. a) em longo prazo: promover a sensibilização ambiental dos estudantes, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, b) em médio prazo: motivar os alunos aos estudos buscando cursos podendo chegar a universidade, conquistando sua cidadania, c) em curto prazo: proporcionar o reencontro do Homem com a natureza, onde ele possa encontrar paz, beleza e energia na trilha, d)integrar a comunidade acadêmica de todos os níveis ao meio ambiente e ao espírito de preservação, e) promover à extensão universitária contínua da FCA / PROEX / UNESP, f) promover intercâmbios entre professores e estudantes do ensino fundamental, médio e universitário com a educação ambiental, g) garantir espaço adequado para as realizações de aulas e visitas junto ao ambiente natural. As bases do programa de educação ambiental são a Trilha e a Casa da Natureza. Estas são as ferramentas utilizadas no processo interdisciplinar de conscientização. A caminhada na Trilha, no "Laboratório Vivo" com percurso de 2.000 metros, entre floresta natural e mata ciliar, um ambiente com biodiversidade adequada para o aprendizado dos visitantes. O filme ambiental na Casa da Natureza passa uma visão de preservação ambiental e mostruário dos elementos da natureza em exposição permanente. A prática dos cinco sentidos: audição, visão, olfato, paladar, e tato, e através dos passeios ecológicos na trilha. A sensibilização dos jovens sobre a importância da preservação da natureza é as sementes lançadas durante as visitas. Em 6 anos 30.000 estudantes tiveram maiores oportunidades de observação e percepção das maravilhas da natureza. Na trilha planta-se sonhos, cidadania e sementes de conscientização. Pretende-se colher frutos de preservação, melhoria da paisagem e da qualidade de vida, conscientização ambiental dos estudantes e ações inteligentes de utilização racional dos recursos naturais. (1) Professor da Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Campus de Botucatu - SP.(2) Estudantes do 3o ano do Curso de Enga. Florestal - FCA - UNESP, de Botucatu - SP.(3) Estudantes do 1o ano do Curso de Enga. Florestal - FCA - UNESP, de Botucatu - SP. |
id |
UNSP_965a289dbdfd1523c20ce962f6037b30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143562 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projeto trilha na casa da naturezaA trilha na floresta é um caminho natural traçado com ciência e arte, formando um ambiente especial, interativo não convencional, um novo paradigma da educação ambiental e ecoturismo. Esta é um laboratório "vivo" natural de conscientização ambiental da sociedade. O Programa de Educação Ambiental na Trilha foi implantado em 24/04/98, na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu - SP. a) em longo prazo: promover a sensibilização ambiental dos estudantes, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, b) em médio prazo: motivar os alunos aos estudos buscando cursos podendo chegar a universidade, conquistando sua cidadania, c) em curto prazo: proporcionar o reencontro do Homem com a natureza, onde ele possa encontrar paz, beleza e energia na trilha, d)integrar a comunidade acadêmica de todos os níveis ao meio ambiente e ao espírito de preservação, e) promover à extensão universitária contínua da FCA / PROEX / UNESP, f) promover intercâmbios entre professores e estudantes do ensino fundamental, médio e universitário com a educação ambiental, g) garantir espaço adequado para as realizações de aulas e visitas junto ao ambiente natural. As bases do programa de educação ambiental são a Trilha e a Casa da Natureza. Estas são as ferramentas utilizadas no processo interdisciplinar de conscientização. A caminhada na Trilha, no "Laboratório Vivo" com percurso de 2.000 metros, entre floresta natural e mata ciliar, um ambiente com biodiversidade adequada para o aprendizado dos visitantes. O filme ambiental na Casa da Natureza passa uma visão de preservação ambiental e mostruário dos elementos da natureza em exposição permanente. A prática dos cinco sentidos: audição, visão, olfato, paladar, e tato, e através dos passeios ecológicos na trilha. A sensibilização dos jovens sobre a importância da preservação da natureza é as sementes lançadas durante as visitas. Em 6 anos 30.000 estudantes tiveram maiores oportunidades de observação e percepção das maravilhas da natureza. Na trilha planta-se sonhos, cidadania e sementes de conscientização. Pretende-se colher frutos de preservação, melhoria da paisagem e da qualidade de vida, conscientização ambiental dos estudantes e ações inteligentes de utilização racional dos recursos naturais. (1) Professor da Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Campus de Botucatu - SP.(2) Estudantes do 3o ano do Curso de Enga. Florestal - FCA - UNESP, de Botucatu - SP.(3) Estudantes do 1o ano do Curso de Enga. Florestal - FCA - UNESP, de Botucatu - SP.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP]Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP]Rosa, Juliana Ansejo [UNESP]Cassiano, Carla Cristina [UNESP]Lima, Fernanda Scheffer Alves de [UNESP]Pacetta, Felipe Cintra [UNESP]Silvestre, Flávia Figueira [UNESP]Ferreira, Matheus Zorzetto [UNESP]Osti, Mirella Regina de [UNESP]Lopes, Thaís de Camargo [UNESP]2016-09-01T13:58:06Z2016-09-01T13:58:06Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject170application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 170http://hdl.handle.net/11449/1435622005-170-rodrigues.pdf3258670289217718PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T13:11:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143562Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-30T13:11:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto trilha na casa da natureza |
title |
Projeto trilha na casa da natureza |
spellingShingle |
Projeto trilha na casa da natureza Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP] |
title_short |
Projeto trilha na casa da natureza |
title_full |
Projeto trilha na casa da natureza |
title_fullStr |
Projeto trilha na casa da natureza |
title_full_unstemmed |
Projeto trilha na casa da natureza |
title_sort |
Projeto trilha na casa da natureza |
author |
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP] |
author_facet |
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP] Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP] Rosa, Juliana Ansejo [UNESP] Cassiano, Carla Cristina [UNESP] Lima, Fernanda Scheffer Alves de [UNESP] Pacetta, Felipe Cintra [UNESP] Silvestre, Flávia Figueira [UNESP] Ferreira, Matheus Zorzetto [UNESP] Osti, Mirella Regina de [UNESP] Lopes, Thaís de Camargo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP] Rosa, Juliana Ansejo [UNESP] Cassiano, Carla Cristina [UNESP] Lima, Fernanda Scheffer Alves de [UNESP] Pacetta, Felipe Cintra [UNESP] Silvestre, Flávia Figueira [UNESP] Ferreira, Matheus Zorzetto [UNESP] Osti, Mirella Regina de [UNESP] Lopes, Thaís de Camargo [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP] Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP] Rosa, Juliana Ansejo [UNESP] Cassiano, Carla Cristina [UNESP] Lima, Fernanda Scheffer Alves de [UNESP] Pacetta, Felipe Cintra [UNESP] Silvestre, Flávia Figueira [UNESP] Ferreira, Matheus Zorzetto [UNESP] Osti, Mirella Regina de [UNESP] Lopes, Thaís de Camargo [UNESP] |
description |
A trilha na floresta é um caminho natural traçado com ciência e arte, formando um ambiente especial, interativo não convencional, um novo paradigma da educação ambiental e ecoturismo. Esta é um laboratório "vivo" natural de conscientização ambiental da sociedade. O Programa de Educação Ambiental na Trilha foi implantado em 24/04/98, na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu - SP. a) em longo prazo: promover a sensibilização ambiental dos estudantes, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, b) em médio prazo: motivar os alunos aos estudos buscando cursos podendo chegar a universidade, conquistando sua cidadania, c) em curto prazo: proporcionar o reencontro do Homem com a natureza, onde ele possa encontrar paz, beleza e energia na trilha, d)integrar a comunidade acadêmica de todos os níveis ao meio ambiente e ao espírito de preservação, e) promover à extensão universitária contínua da FCA / PROEX / UNESP, f) promover intercâmbios entre professores e estudantes do ensino fundamental, médio e universitário com a educação ambiental, g) garantir espaço adequado para as realizações de aulas e visitas junto ao ambiente natural. As bases do programa de educação ambiental são a Trilha e a Casa da Natureza. Estas são as ferramentas utilizadas no processo interdisciplinar de conscientização. A caminhada na Trilha, no "Laboratório Vivo" com percurso de 2.000 metros, entre floresta natural e mata ciliar, um ambiente com biodiversidade adequada para o aprendizado dos visitantes. O filme ambiental na Casa da Natureza passa uma visão de preservação ambiental e mostruário dos elementos da natureza em exposição permanente. A prática dos cinco sentidos: audição, visão, olfato, paladar, e tato, e através dos passeios ecológicos na trilha. A sensibilização dos jovens sobre a importância da preservação da natureza é as sementes lançadas durante as visitas. Em 6 anos 30.000 estudantes tiveram maiores oportunidades de observação e percepção das maravilhas da natureza. Na trilha planta-se sonhos, cidadania e sementes de conscientização. Pretende-se colher frutos de preservação, melhoria da paisagem e da qualidade de vida, conscientização ambiental dos estudantes e ações inteligentes de utilização racional dos recursos naturais. (1) Professor da Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Campus de Botucatu - SP.(2) Estudantes do 3o ano do Curso de Enga. Florestal - FCA - UNESP, de Botucatu - SP.(3) Estudantes do 1o ano do Curso de Enga. Florestal - FCA - UNESP, de Botucatu - SP. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:06Z 2016-09-01T13:58:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 170 http://hdl.handle.net/11449/143562 2005-170-rodrigues.pdf 3258670289217718 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143562 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 170 2005-170-rodrigues.pdf 3258670289217718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
170 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965378442428416 |