Ética e literatura: uma reflexão sobre a formação de professores a partir do romance Doidinho de José Lins do Rego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Roseli Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96303
Resumo: Nossa época é marcada pela irracionalidade do comportamento humano que consiste na desigualdade social, na incessante violência, na apatia e na insensibilidade diante das questões morais. A ética, deste modo, tornou-se um tema em pauta no campo educativo na tentativa de resgatar e formar a humanidade dos homens. O dissenso entre os pesquisadores nessa área é comum no que se refere à fundamentação da ética, sua possibilidade de ser ensinada e como seria esse processo educativo. Diante de tal situação, nossa pesquisa teórica, desenvolvida na temática ética, literatura e formação de professores, parte de algumas considerações sobre o entendimento da ética aliada à educação na contemporaneidade e tem como objeto de análise o romance Doidinho, de José Lins do Rego. Almejamos com isso observar em que medida a obra literária abre possibilidades para uma reflexão ética sobre o desenvolvimento da identidade moral do protagonista. A vida contemporânea apresentada na mídia, por exemplo, banaliza a dor e o sofrimento que passam a ser encarados como se fossem normas. Tal fato mostra a necessidade de uma educação que rompa com a indiferença e com o preconceito. Acreditamos que a literatura, por procurar o impacto, o diferente e por despir as palavras do seu sentido usual, tem a possibilidade de chamar a atenção para essa dor e, portanto, contribuir para o reconhecimento dos outros indivíduos como seres humanos que têm os mesmo direitos e possibilidades que o leitor. Ademais, pelo fato de a literatura ser, em muitos casos, uma representação artística e coerente do real, possibilita melhor compreensão das atitudes, valores e conflitos humanos.
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