A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vera Luisa de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90203
Resumo: A associação de professores em uma cooperativa de prestação de serviços é algo original e resulta das transformações pelas quais tem passado o mundo do trabalho. Conhecer como se deu esta trajetória foi o objetivo da pesquisa. É amplamente sabido que o processo de globalização está definitivamente instalado e peremptoriamente comprometido com a reestruturação do mundo do trabalho, implicando em novas formas de organização, execução e valorização do trabalho. O grupo pesquisado, pela especificidade de sua condição — cooperado —, permitiu uma reflexão bastante significativa sobre a interface existente entre a globalização e o desenraizamento do professor/trabalhador. A conclusão, possível e provisória, aponta a insatisfação e o alheamento como sintomas das mudanças sobre o plano da subjetividade do professor/trabalhador. Desencadeando, por um lado, a sensação de desenraizamento da categoria profissional e da cultura local e, por outro lado, uma forte disposição para enfrentar as mudanças construindo uma identidade profissional, enraizando-se.
id UNSP_96cb384779c78932bd018f91a9bc18ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90203
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidadesEducaçãoGlobalizaçãoEducationGlobalizationA associação de professores em uma cooperativa de prestação de serviços é algo original e resulta das transformações pelas quais tem passado o mundo do trabalho. Conhecer como se deu esta trajetória foi o objetivo da pesquisa. É amplamente sabido que o processo de globalização está definitivamente instalado e peremptoriamente comprometido com a reestruturação do mundo do trabalho, implicando em novas formas de organização, execução e valorização do trabalho. O grupo pesquisado, pela especificidade de sua condição — cooperado —, permitiu uma reflexão bastante significativa sobre a interface existente entre a globalização e o desenraizamento do professor/trabalhador. A conclusão, possível e provisória, aponta a insatisfação e o alheamento como sintomas das mudanças sobre o plano da subjetividade do professor/trabalhador. Desencadeando, por um lado, a sensação de desenraizamento da categoria profissional e da cultura local e, por outro lado, uma forte disposição para enfrentar as mudanças construindo uma identidade profissional, enraizando-se.The association of teachers into a service cooperative is something peculiar and it results from work in a globalized world. The main purpose of my research was to understand how this process is happening. It’s widely known that globalization course is definitely settled and it’s deeply engaged to the reestructuring of the working world, bringing new organization, execution and work valorization patterns. The researched group, who had a unique condition — was part of a cooperative system —, permitted a very significant analysis about the interactivity between globalization and teacher/worker linkless. The provisory possible outcome indicates a displeasure sensation and an absent behaviour as a symptom of the changes on the teacher/worker level of subjectivity. It breaks out, on one hand into, a professional class and local culture linkless feeling but, on the other hand, it starts a powerful disposition to face up the changes building a rooted professional identity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Vera Luisa de [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f.application/pdfSOUSA, Vera Luisa de. A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades. 2003. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90203000213929sousa_vl_me_prud.pdf33004129044P62624279208302164Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:48.800542Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades
title A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades
spellingShingle A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades
Sousa, Vera Luisa de [UNESP]
Educação
Globalização
Education
Globalization
title_short A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades
title_full A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades
title_fullStr A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades
title_full_unstemmed A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades
title_sort A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades
author Sousa, Vera Luisa de [UNESP]
author_facet Sousa, Vera Luisa de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Vera Luisa de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Globalização
Education
Globalization
topic Educação
Globalização
Education
Globalization
description A associação de professores em uma cooperativa de prestação de serviços é algo original e resulta das transformações pelas quais tem passado o mundo do trabalho. Conhecer como se deu esta trajetória foi o objetivo da pesquisa. É amplamente sabido que o processo de globalização está definitivamente instalado e peremptoriamente comprometido com a reestruturação do mundo do trabalho, implicando em novas formas de organização, execução e valorização do trabalho. O grupo pesquisado, pela especificidade de sua condição — cooperado —, permitiu uma reflexão bastante significativa sobre a interface existente entre a globalização e o desenraizamento do professor/trabalhador. A conclusão, possível e provisória, aponta a insatisfação e o alheamento como sintomas das mudanças sobre o plano da subjetividade do professor/trabalhador. Desencadeando, por um lado, a sensação de desenraizamento da categoria profissional e da cultura local e, por outro lado, uma forte disposição para enfrentar as mudanças construindo uma identidade profissional, enraizando-se.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2014-06-11T19:24:21Z
2014-06-11T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Vera Luisa de. A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades. 2003. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/90203
000213929
sousa_vl_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
identifier_str_mv SOUSA, Vera Luisa de. A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades. 2003. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.
000213929
sousa_vl_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
url http://hdl.handle.net/11449/90203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128748813287424