A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90203 |
Resumo: | A associação de professores em uma cooperativa de prestação de serviços é algo original e resulta das transformações pelas quais tem passado o mundo do trabalho. Conhecer como se deu esta trajetória foi o objetivo da pesquisa. É amplamente sabido que o processo de globalização está definitivamente instalado e peremptoriamente comprometido com a reestruturação do mundo do trabalho, implicando em novas formas de organização, execução e valorização do trabalho. O grupo pesquisado, pela especificidade de sua condição — cooperado —, permitiu uma reflexão bastante significativa sobre a interface existente entre a globalização e o desenraizamento do professor/trabalhador. A conclusão, possível e provisória, aponta a insatisfação e o alheamento como sintomas das mudanças sobre o plano da subjetividade do professor/trabalhador. Desencadeando, por um lado, a sensação de desenraizamento da categoria profissional e da cultura local e, por outro lado, uma forte disposição para enfrentar as mudanças construindo uma identidade profissional, enraizando-se. |
id |
UNSP_96cb384779c78932bd018f91a9bc18ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90203 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidadesEducaçãoGlobalizaçãoEducationGlobalizationA associação de professores em uma cooperativa de prestação de serviços é algo original e resulta das transformações pelas quais tem passado o mundo do trabalho. Conhecer como se deu esta trajetória foi o objetivo da pesquisa. É amplamente sabido que o processo de globalização está definitivamente instalado e peremptoriamente comprometido com a reestruturação do mundo do trabalho, implicando em novas formas de organização, execução e valorização do trabalho. O grupo pesquisado, pela especificidade de sua condição — cooperado —, permitiu uma reflexão bastante significativa sobre a interface existente entre a globalização e o desenraizamento do professor/trabalhador. A conclusão, possível e provisória, aponta a insatisfação e o alheamento como sintomas das mudanças sobre o plano da subjetividade do professor/trabalhador. Desencadeando, por um lado, a sensação de desenraizamento da categoria profissional e da cultura local e, por outro lado, uma forte disposição para enfrentar as mudanças construindo uma identidade profissional, enraizando-se.The association of teachers into a service cooperative is something peculiar and it results from work in a globalized world. The main purpose of my research was to understand how this process is happening. It’s widely known that globalization course is definitely settled and it’s deeply engaged to the reestructuring of the working world, bringing new organization, execution and work valorization patterns. The researched group, who had a unique condition — was part of a cooperative system —, permitted a very significant analysis about the interactivity between globalization and teacher/worker linkless. The provisory possible outcome indicates a displeasure sensation and an absent behaviour as a symptom of the changes on the teacher/worker level of subjectivity. It breaks out, on one hand into, a professional class and local culture linkless feeling but, on the other hand, it starts a powerful disposition to face up the changes building a rooted professional identity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Vera Luisa de [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f.application/pdfSOUSA, Vera Luisa de. A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades. 2003. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90203000213929sousa_vl_me_prud.pdf33004129044P62624279208302164Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:48.800542Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades |
title |
A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades |
spellingShingle |
A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades Sousa, Vera Luisa de [UNESP] Educação Globalização Education Globalization |
title_short |
A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades |
title_full |
A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades |
title_fullStr |
A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades |
title_full_unstemmed |
A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades |
title_sort |
A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades |
author |
Sousa, Vera Luisa de [UNESP] |
author_facet |
Sousa, Vera Luisa de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Vera Luisa de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Globalização Education Globalization |
topic |
Educação Globalização Education Globalization |
description |
A associação de professores em uma cooperativa de prestação de serviços é algo original e resulta das transformações pelas quais tem passado o mundo do trabalho. Conhecer como se deu esta trajetória foi o objetivo da pesquisa. É amplamente sabido que o processo de globalização está definitivamente instalado e peremptoriamente comprometido com a reestruturação do mundo do trabalho, implicando em novas formas de organização, execução e valorização do trabalho. O grupo pesquisado, pela especificidade de sua condição — cooperado —, permitiu uma reflexão bastante significativa sobre a interface existente entre a globalização e o desenraizamento do professor/trabalhador. A conclusão, possível e provisória, aponta a insatisfação e o alheamento como sintomas das mudanças sobre o plano da subjetividade do professor/trabalhador. Desencadeando, por um lado, a sensação de desenraizamento da categoria profissional e da cultura local e, por outro lado, uma forte disposição para enfrentar as mudanças construindo uma identidade profissional, enraizando-se. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2014-06-11T19:24:21Z 2014-06-11T19:24:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Vera Luisa de. A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades. 2003. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003. http://hdl.handle.net/11449/90203 000213929 sousa_vl_me_prud.pdf 33004129044P6 2624279208302164 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Vera Luisa de. A trajetória de docentes no novo mundo do trabalho: resgatando algumas identidades. 2003. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003. 000213929 sousa_vl_me_prud.pdf 33004129044P6 2624279208302164 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128748813287424 |