Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/141964 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga e reflete em que medida a composição nos projetos musicais da Educação Infantil podem trazer uma educação musical significativa para os alunos. Para tanto teve como objetivos: (1) Descrever e analisar quatro projetos musicais desenvolvidos no contexto da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 2014 e 2015. (2) Focar composições integradas/entrelaçadas aos Projetos, considerando aspectos musicais e humanos; (3) Cartografar esboçando trajetos rizomáticos, criando percursos próprios de docente pesquisador e propositor; (4) Fornecer a professores de música e de outras disciplinas, material de apoio para suas práticas e reflexões em sala de aula. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso. Fez-se necessário analisar os aspectos determinantes para a pesquisa: a história de vida do autor; as características da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II e o trabalho por projetos; o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Educação Musical para Educação Infantil do Colégio Pedro II. A partir desta análise foram estudados quatro projetos musicais e suas composições desenvolvidas pelo autor desta pesquisa junto a seus alunos, tendo cada um destes projetos um sistema rizomático próprio, representando sua expansão e suas características. |
id |
UNSP_9712e89c27b3eb75cd0f45545d6ec7cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141964 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro IIPlays Peter , Peter sings: the composition on musical projects of the early childhood education of Pedro II SchoolEducação musicalComposiçãoEducação infantilColégio Pedro IIInterdisciplinaridadeRizomaMusical educationCompositionEarly Childhood EducationCurricular linksRhizomeEsta pesquisa investiga e reflete em que medida a composição nos projetos musicais da Educação Infantil podem trazer uma educação musical significativa para os alunos. Para tanto teve como objetivos: (1) Descrever e analisar quatro projetos musicais desenvolvidos no contexto da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 2014 e 2015. (2) Focar composições integradas/entrelaçadas aos Projetos, considerando aspectos musicais e humanos; (3) Cartografar esboçando trajetos rizomáticos, criando percursos próprios de docente pesquisador e propositor; (4) Fornecer a professores de música e de outras disciplinas, material de apoio para suas práticas e reflexões em sala de aula. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso. Fez-se necessário analisar os aspectos determinantes para a pesquisa: a história de vida do autor; as características da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II e o trabalho por projetos; o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Educação Musical para Educação Infantil do Colégio Pedro II. A partir desta análise foram estudados quatro projetos musicais e suas composições desenvolvidas pelo autor desta pesquisa junto a seus alunos, tendo cada um destes projetos um sistema rizomático próprio, representando sua expansão e suas características.This research is a case study, which investigates and reflects upon how composition can provide meaningful musical education to students in early childhood education. The study aims to (1) Describe and analyze four musical projects developed in the context of Pedro II Early Childhood Education School in the city of Rio de Janeiro during 2014 and 2015; (2) Focus on the compositions linked to the educational projects considering musical and human aspects; (3) Map out the whole process through rhizomes, outlining how the practitioner researcher and the proponent’s paths were developed; (4) Provide specialist teachers and generalist teachers with support material for their classroom practice and reflection. Some key aspects were taken into account in the analysis: the life story of the author; the characteristics of Pedro II School and its educational projects; the Pedagogical and Political Project (PPP) of Musical Education in the Early Childhood Education Section of Pedro II School. Four musical projects and the compositions developed by the author of this research with the students were analyzed, each with its own rhizomatic system, representing its expansion and its features.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Iveta Maria Borges Ávila [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga [UNESP]2016-07-29T14:14:46Z2016-07-29T14:14:46Z2016-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14196400087136541002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:21:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141964Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:55:03.419706Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro II Plays Peter , Peter sings: the composition on musical projects of the early childhood education of Pedro II School |
title |
Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro II |
spellingShingle |
Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro II Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga [UNESP] Educação musical Composição Educação infantil Colégio Pedro II Interdisciplinaridade Rizoma Musical education Composition Early Childhood Education Curricular links Rhizome |
title_short |
Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro II |
title_full |
Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro II |
title_fullStr |
Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro II |
title_full_unstemmed |
Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro II |
title_sort |
Brinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro II |
author |
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga [UNESP] |
author_facet |
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Iveta Maria Borges Ávila [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Composição Educação infantil Colégio Pedro II Interdisciplinaridade Rizoma Musical education Composition Early Childhood Education Curricular links Rhizome |
topic |
Educação musical Composição Educação infantil Colégio Pedro II Interdisciplinaridade Rizoma Musical education Composition Early Childhood Education Curricular links Rhizome |
description |
Esta pesquisa investiga e reflete em que medida a composição nos projetos musicais da Educação Infantil podem trazer uma educação musical significativa para os alunos. Para tanto teve como objetivos: (1) Descrever e analisar quatro projetos musicais desenvolvidos no contexto da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 2014 e 2015. (2) Focar composições integradas/entrelaçadas aos Projetos, considerando aspectos musicais e humanos; (3) Cartografar esboçando trajetos rizomáticos, criando percursos próprios de docente pesquisador e propositor; (4) Fornecer a professores de música e de outras disciplinas, material de apoio para suas práticas e reflexões em sala de aula. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso. Fez-se necessário analisar os aspectos determinantes para a pesquisa: a história de vida do autor; as características da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II e o trabalho por projetos; o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Educação Musical para Educação Infantil do Colégio Pedro II. A partir desta análise foram estudados quatro projetos musicais e suas composições desenvolvidas pelo autor desta pesquisa junto a seus alunos, tendo cada um destes projetos um sistema rizomático próprio, representando sua expansão e suas características. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-29T14:14:46Z 2016-07-29T14:14:46Z 2016-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/141964 000871365 41002016026P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/141964 |
identifier_str_mv |
000871365 41002016026P1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129263267741696 |