Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lomba, Layene Lucio [UNESP], Viana, Nayana da Silva [UNESP], Polizeli, Nayara Aparecida Leite [UNESP], Rossetto, Daniela Zanardo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141542
Resumo: Neste relato compartilharemos experiências relacionadas a um projeto de formação continuada desenvolvido em 2012 com profissionais vinculados a Secretaria Municipal de Educação de Ilha Solteira – SP (anos iniciais do ensino fundamental). A Geometria surgiu, desde 2010 (projetos anteriores), devido à relevância da área e pela inexistência de cursos específicos na cidade. O referido projeto envolveu, diretamente, três professoras formadoras e, indiretamente, todo o magistério do município (alfabetizadores). As professoras formadoras assumiram o papel de “multiplicadoras” ao coordenarem, auxiliadas por alunas do curso de Licenciatura em Matemática/UNESP/Ilha Solteira, reuniões com os alfabetizadores municipais. Logo, todos participaram do projeto, ao contrário do ocorrido em anos anteriores, quando participava somente quem se inscrevia. Na época, tal perspectiva nos deixava apreensivos porque, possivelmente, estaríamos nos reunindo com pessoas que não gostariam de participar de um projeto relacionado à Geometria. No caso das “multiplicadoras” subentendíamos que estariam dispostas por aceitarem assumir a função de professoras formadoras. De qualquer forma acreditávamos que o projeto só atingiria o objetivo se conquistássemos todos os envolvidos. No início, considerando que havia outros cursos em andamento (EMAI e Programa ler e escrever), houve certa resistência dos professores com relação ao projeto; numa escola os professores chegaram a assinar um abaixo-assinado solicitando a não participação em mais um projeto. Mas, depois de conhecerem a forma como conduzíamos o trabalho, foi tranqüilo. Portanto, neste texto, descreveremos as vivências ocorridas durante o desenvolvimento do referido projeto.
id UNSP_974628b896544698928e985718c5d664
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141542
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha SolteiraMultiplicadoresEducação matemáticaNarrativaNeste relato compartilharemos experiências relacionadas a um projeto de formação continuada desenvolvido em 2012 com profissionais vinculados a Secretaria Municipal de Educação de Ilha Solteira – SP (anos iniciais do ensino fundamental). A Geometria surgiu, desde 2010 (projetos anteriores), devido à relevância da área e pela inexistência de cursos específicos na cidade. O referido projeto envolveu, diretamente, três professoras formadoras e, indiretamente, todo o magistério do município (alfabetizadores). As professoras formadoras assumiram o papel de “multiplicadoras” ao coordenarem, auxiliadas por alunas do curso de Licenciatura em Matemática/UNESP/Ilha Solteira, reuniões com os alfabetizadores municipais. Logo, todos participaram do projeto, ao contrário do ocorrido em anos anteriores, quando participava somente quem se inscrevia. Na época, tal perspectiva nos deixava apreensivos porque, possivelmente, estaríamos nos reunindo com pessoas que não gostariam de participar de um projeto relacionado à Geometria. No caso das “multiplicadoras” subentendíamos que estariam dispostas por aceitarem assumir a função de professoras formadoras. De qualquer forma acreditávamos que o projeto só atingiria o objetivo se conquistássemos todos os envolvidos. No início, considerando que havia outros cursos em andamento (EMAI e Programa ler e escrever), houve certa resistência dos professores com relação ao projeto; numa escola os professores chegaram a assinar um abaixo-assinado solicitando a não participação em mais um projeto. Mas, depois de conhecerem a forma como conduzíamos o trabalho, foi tranqüilo. Portanto, neste texto, descreveremos as vivências ocorridas durante o desenvolvimento do referido projeto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]Lomba, Layene Lucio [UNESP]Viana, Nayana da Silva [UNESP]Polizeli, Nayara Aparecida Leite [UNESP]Rossetto, Daniela Zanardo [UNESP]2016-07-19T12:59:23Z2016-07-19T12:59:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3921-3929application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3921-39292357-7819http://hdl.handle.net/11449/141542ISSN2357-7819-2014-3921-3929.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T15:42:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141542Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:37:58.473395Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteira
title Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteira
spellingShingle Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteira
Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
Multiplicadores
Educação matemática
Narrativa
title_short Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteira
title_full Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteira
title_fullStr Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteira
title_full_unstemmed Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteira
title_sort Formação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteira
author Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
author_facet Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
Lomba, Layene Lucio [UNESP]
Viana, Nayana da Silva [UNESP]
Polizeli, Nayara Aparecida Leite [UNESP]
Rossetto, Daniela Zanardo [UNESP]
author_role author
author2 Lomba, Layene Lucio [UNESP]
Viana, Nayana da Silva [UNESP]
Polizeli, Nayara Aparecida Leite [UNESP]
Rossetto, Daniela Zanardo [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvia Regina Vieira da [UNESP]
Lomba, Layene Lucio [UNESP]
Viana, Nayana da Silva [UNESP]
Polizeli, Nayara Aparecida Leite [UNESP]
Rossetto, Daniela Zanardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Multiplicadores
Educação matemática
Narrativa
topic Multiplicadores
Educação matemática
Narrativa
description Neste relato compartilharemos experiências relacionadas a um projeto de formação continuada desenvolvido em 2012 com profissionais vinculados a Secretaria Municipal de Educação de Ilha Solteira – SP (anos iniciais do ensino fundamental). A Geometria surgiu, desde 2010 (projetos anteriores), devido à relevância da área e pela inexistência de cursos específicos na cidade. O referido projeto envolveu, diretamente, três professoras formadoras e, indiretamente, todo o magistério do município (alfabetizadores). As professoras formadoras assumiram o papel de “multiplicadoras” ao coordenarem, auxiliadas por alunas do curso de Licenciatura em Matemática/UNESP/Ilha Solteira, reuniões com os alfabetizadores municipais. Logo, todos participaram do projeto, ao contrário do ocorrido em anos anteriores, quando participava somente quem se inscrevia. Na época, tal perspectiva nos deixava apreensivos porque, possivelmente, estaríamos nos reunindo com pessoas que não gostariam de participar de um projeto relacionado à Geometria. No caso das “multiplicadoras” subentendíamos que estariam dispostas por aceitarem assumir a função de professoras formadoras. De qualquer forma acreditávamos que o projeto só atingiria o objetivo se conquistássemos todos os envolvidos. No início, considerando que havia outros cursos em andamento (EMAI e Programa ler e escrever), houve certa resistência dos professores com relação ao projeto; numa escola os professores chegaram a assinar um abaixo-assinado solicitando a não participação em mais um projeto. Mas, depois de conhecerem a forma como conduzíamos o trabalho, foi tranqüilo. Portanto, neste texto, descreveremos as vivências ocorridas durante o desenvolvimento do referido projeto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:23Z
2016-07-19T12:59:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3921-3929
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141542
ISSN2357-7819-2014-3921-3929.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141542
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3921-3929
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-3921-3929.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3921-3929
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129537741946880