Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonello, Giovani Darisio [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1695
http://hdl.handle.net/11449/142090
Resumo: This paper describes the development of didactic sequence (ZABALA, 1998) with the theme identity and cultural heritage through mediation in educational visits, for recognition, appreciation and affiliation of space for students of a Municipal School of Basic Education EMEF, contemplating two rooms of 9th graders, performed by scholarship students of the Institutional Program Initiation Grant to Teaching - PIBID / UNESP / Plastic and Visual Arts / Bauru Campus. The actions were carried out in four stages: i) the thematic presentation in lecture and presentation of videos and pictures on urban artistic interventions; ii) didactic visit in the vicinity of the school, where students photographed urban interventions with the use of cell phones themselves; iii) analysis in the classroom of the recorded images on the visit; and iv) the poetic practice, intervention time at school, when students have produced a mural in the library walls with the support of PIBID fellows. Such poetic intervention brought recognition and appreciation of the heritage of the neighborhood and the students, because they got to know the place where they live, live and study.
id UNSP_97a5cbaff247156f0b825be0d133a54e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142090
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)Patrimonial educationMediationPIBIDEducação patrimonialMediaçãoPIBIDThis paper describes the development of didactic sequence (ZABALA, 1998) with the theme identity and cultural heritage through mediation in educational visits, for recognition, appreciation and affiliation of space for students of a Municipal School of Basic Education EMEF, contemplating two rooms of 9th graders, performed by scholarship students of the Institutional Program Initiation Grant to Teaching - PIBID / UNESP / Plastic and Visual Arts / Bauru Campus. The actions were carried out in four stages: i) the thematic presentation in lecture and presentation of videos and pictures on urban artistic interventions; ii) didactic visit in the vicinity of the school, where students photographed urban interventions with the use of cell phones themselves; iii) analysis in the classroom of the recorded images on the visit; and iv) the poetic practice, intervention time at school, when students have produced a mural in the library walls with the support of PIBID fellows. Such poetic intervention brought recognition and appreciation of the heritage of the neighborhood and the students, because they got to know the place where they live, live and study.O presente trabalho relata o desenvolvimento de sequência didática (ZABALA, 1998) com a temática identidade e do patrimônio cultural por meio da mediação em visitas didáticas, para o reconhecimento, valorização e filiação do espaço para alunos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF, comtemplando duas salas de 9º ano, realizado por alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID / UNESP / Artes Plásticas e Visuais / Campus Bauru. As ações foram realizadas em quatro etapas: i) a apresentação da temática em aula expositiva e apresentação de vídeos e imagens sobre intervenções artísticas urbanas; ii) visita didática no entorno da escola, onde os alunos fotografaram intervenções urbanas com o uso dos próprios celulares; iii) análise em sala de aula das imagens registradas na visita; e iv) a prática poética, momento de intervenção na escola, quando os alunos produziram uma pintura mural nas paredes da biblioteca com o apoio dos bolsistas PIBID. Tal intervenção poética trouxe reconhecimento e valorização do patrimônio histórico do bairro e dos alunos, pois puderam conhecer o espaço onde moram, vivem e estudam.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antonello, Giovani Darisio [UNESP]Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]2016-08-04T13:34:19Z2016-08-04T13:34:19Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-4application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/16958º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142090ISSN2176-9761-2015-01-04-antonello.pdf8897176542462072PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:28:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142090Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:35.704816Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
title Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
spellingShingle Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
Antonello, Giovani Darisio [UNESP]
Patrimonial education
Mediation
PIBID
Educação patrimonial
Mediação
PIBID
title_short Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
title_full Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
title_fullStr Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
title_full_unstemmed Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
title_sort Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
author Antonello, Giovani Darisio [UNESP]
author_facet Antonello, Giovani Darisio [UNESP]
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
author_role author
author2 Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonello, Giovani Darisio [UNESP]
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimonial education
Mediation
PIBID
Educação patrimonial
Mediação
PIBID
topic Patrimonial education
Mediation
PIBID
Educação patrimonial
Mediação
PIBID
description This paper describes the development of didactic sequence (ZABALA, 1998) with the theme identity and cultural heritage through mediation in educational visits, for recognition, appreciation and affiliation of space for students of a Municipal School of Basic Education EMEF, contemplating two rooms of 9th graders, performed by scholarship students of the Institutional Program Initiation Grant to Teaching - PIBID / UNESP / Plastic and Visual Arts / Bauru Campus. The actions were carried out in four stages: i) the thematic presentation in lecture and presentation of videos and pictures on urban artistic interventions; ii) didactic visit in the vicinity of the school, where students photographed urban interventions with the use of cell phones themselves; iii) analysis in the classroom of the recorded images on the visit; and iv) the poetic practice, intervention time at school, when students have produced a mural in the library walls with the support of PIBID fellows. Such poetic intervention brought recognition and appreciation of the heritage of the neighborhood and the students, because they got to know the place where they live, live and study.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
2016-08-04T13:34:19Z
2016-08-04T13:34:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1695
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142090
ISSN2176-9761-2015-01-04-antonello.pdf
8897176542462072
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1695
http://hdl.handle.net/11449/142090
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-04-antonello.pdf
8897176542462072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-4
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129114404552704