A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampazzo, Laura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aranha, Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/0102-445063518072133051
http://hdl.handle.net/11449/158113
Resumo: ABSTRACT This study focuses on teletandem, a virtual and collaborative learning environment in which university students who are learning a foreign language meet regularly via synchronous communication tools in order to learn the language of one another (Telles 2006). In this article, we aim to investigate the rhetorical structure of the first 15 minutes of ten initial teletandem oral sessions (iTOS), namely, the first skype meeting between the partners. The results point to the standardization of discourse in the iTOS and highlights the association between rhetorical structure and learning scenario (Foucher 2010).
id UNSP_97ad289ee9afd4b4eb32139cd7b4c761
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158113
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gêneroThe rhetorical structure of the first Teletandem Oral Sessioninstitutional integrated teletandemgenresrhetorical structurelearning scenariosteletandem institucional integradogênerosestrutura retóricacenário de aprendizagemABSTRACT This study focuses on teletandem, a virtual and collaborative learning environment in which university students who are learning a foreign language meet regularly via synchronous communication tools in order to learn the language of one another (Telles 2006). In this article, we aim to investigate the rhetorical structure of the first 15 minutes of ten initial teletandem oral sessions (iTOS), namely, the first skype meeting between the partners. The results point to the standardization of discourse in the iTOS and highlights the association between rhetorical structure and learning scenario (Foucher 2010).RESUMO Este estudo concentra-se no contexto de teletandem, um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem de línguas em que estudantes universitários encontram-se semanalmente por meio de ferramentas de comunicação síncrona para a aprendizagem da língua um do outro (Telles 2006). Neste artigo, temos por objetivo investigar a estrutura retórica dos primeiros 15 minutos de dez sessões orais de teletandem iniciais, isto é, o primeiro encontro via skype entre os parceiros. Nossos resultados apontam para a padronização do discurso na sessão oral de teletandem inicial e evidenciam a relação entre estrutura retórica e cenário de aprendizagem (Foucher 2010).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Departamento de Letras ModernasUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Departamento de Letras ModernasPontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SPInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rampazzo, LauraAranha, Solange2018-11-12T17:28:23Z2018-11-12T17:28:23Z2018-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article449-473application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-445063518072133051DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 34, n. 1, p. 449-473, 2018.0102-4450http://hdl.handle.net/11449/15811310.1590/0102-445063518072133051S0102-44502018000100449S0102-44502018000100449.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada0,133info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T06:29:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158113Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:42:11.400569Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero
The rhetorical structure of the first Teletandem Oral Session
title A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero
spellingShingle A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero
Rampazzo, Laura
institutional integrated teletandem
genres
rhetorical structure
learning scenarios
teletandem institucional integrado
gêneros
estrutura retórica
cenário de aprendizagem
title_short A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero
title_full A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero
title_fullStr A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero
title_full_unstemmed A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero
title_sort A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero
author Rampazzo, Laura
author_facet Rampazzo, Laura
Aranha, Solange
author_role author
author2 Aranha, Solange
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rampazzo, Laura
Aranha, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv institutional integrated teletandem
genres
rhetorical structure
learning scenarios
teletandem institucional integrado
gêneros
estrutura retórica
cenário de aprendizagem
topic institutional integrated teletandem
genres
rhetorical structure
learning scenarios
teletandem institucional integrado
gêneros
estrutura retórica
cenário de aprendizagem
description ABSTRACT This study focuses on teletandem, a virtual and collaborative learning environment in which university students who are learning a foreign language meet regularly via synchronous communication tools in order to learn the language of one another (Telles 2006). In this article, we aim to investigate the rhetorical structure of the first 15 minutes of ten initial teletandem oral sessions (iTOS), namely, the first skype meeting between the partners. The results point to the standardization of discourse in the iTOS and highlights the association between rhetorical structure and learning scenario (Foucher 2010).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12T17:28:23Z
2018-11-12T17:28:23Z
2018-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0102-445063518072133051
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 34, n. 1, p. 449-473, 2018.
0102-4450
http://hdl.handle.net/11449/158113
10.1590/0102-445063518072133051
S0102-44502018000100449
S0102-44502018000100449.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/0102-445063518072133051
http://hdl.handle.net/11449/158113
identifier_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 34, n. 1, p. 449-473, 2018.
0102-4450
10.1590/0102-445063518072133051
S0102-44502018000100449
S0102-44502018000100449.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
0,133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 449-473
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129452994985984