A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/0102-445063518072133051 http://hdl.handle.net/11449/158113 |
Resumo: | ABSTRACT This study focuses on teletandem, a virtual and collaborative learning environment in which university students who are learning a foreign language meet regularly via synchronous communication tools in order to learn the language of one another (Telles 2006). In this article, we aim to investigate the rhetorical structure of the first 15 minutes of ten initial teletandem oral sessions (iTOS), namely, the first skype meeting between the partners. The results point to the standardization of discourse in the iTOS and highlights the association between rhetorical structure and learning scenario (Foucher 2010). |
id |
UNSP_97ad289ee9afd4b4eb32139cd7b4c761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/158113 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gêneroThe rhetorical structure of the first Teletandem Oral Sessioninstitutional integrated teletandemgenresrhetorical structurelearning scenariosteletandem institucional integradogênerosestrutura retóricacenário de aprendizagemABSTRACT This study focuses on teletandem, a virtual and collaborative learning environment in which university students who are learning a foreign language meet regularly via synchronous communication tools in order to learn the language of one another (Telles 2006). In this article, we aim to investigate the rhetorical structure of the first 15 minutes of ten initial teletandem oral sessions (iTOS), namely, the first skype meeting between the partners. The results point to the standardization of discourse in the iTOS and highlights the association between rhetorical structure and learning scenario (Foucher 2010).RESUMO Este estudo concentra-se no contexto de teletandem, um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem de línguas em que estudantes universitários encontram-se semanalmente por meio de ferramentas de comunicação síncrona para a aprendizagem da língua um do outro (Telles 2006). Neste artigo, temos por objetivo investigar a estrutura retórica dos primeiros 15 minutos de dez sessões orais de teletandem iniciais, isto é, o primeiro encontro via skype entre os parceiros. Nossos resultados apontam para a padronização do discurso na sessão oral de teletandem inicial e evidenciam a relação entre estrutura retórica e cenário de aprendizagem (Foucher 2010).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Departamento de Letras ModernasUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Departamento de Letras ModernasPontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SPInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rampazzo, LauraAranha, Solange2018-11-12T17:28:23Z2018-11-12T17:28:23Z2018-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article449-473application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-445063518072133051DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 34, n. 1, p. 449-473, 2018.0102-4450http://hdl.handle.net/11449/15811310.1590/0102-445063518072133051S0102-44502018000100449S0102-44502018000100449.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada0,133info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T06:29:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158113Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:42:11.400569Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero The rhetorical structure of the first Teletandem Oral Session |
title |
A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero |
spellingShingle |
A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero Rampazzo, Laura institutional integrated teletandem genres rhetorical structure learning scenarios teletandem institucional integrado gêneros estrutura retórica cenário de aprendizagem |
title_short |
A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero |
title_full |
A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero |
title_fullStr |
A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero |
title_full_unstemmed |
A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero |
title_sort |
A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero |
author |
Rampazzo, Laura |
author_facet |
Rampazzo, Laura Aranha, Solange |
author_role |
author |
author2 |
Aranha, Solange |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rampazzo, Laura Aranha, Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
institutional integrated teletandem genres rhetorical structure learning scenarios teletandem institucional integrado gêneros estrutura retórica cenário de aprendizagem |
topic |
institutional integrated teletandem genres rhetorical structure learning scenarios teletandem institucional integrado gêneros estrutura retórica cenário de aprendizagem |
description |
ABSTRACT This study focuses on teletandem, a virtual and collaborative learning environment in which university students who are learning a foreign language meet regularly via synchronous communication tools in order to learn the language of one another (Telles 2006). In this article, we aim to investigate the rhetorical structure of the first 15 minutes of ten initial teletandem oral sessions (iTOS), namely, the first skype meeting between the partners. The results point to the standardization of discourse in the iTOS and highlights the association between rhetorical structure and learning scenario (Foucher 2010). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-12T17:28:23Z 2018-11-12T17:28:23Z 2018-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/0102-445063518072133051 DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 34, n. 1, p. 449-473, 2018. 0102-4450 http://hdl.handle.net/11449/158113 10.1590/0102-445063518072133051 S0102-44502018000100449 S0102-44502018000100449.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/0102-445063518072133051 http://hdl.handle.net/11449/158113 |
identifier_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 34, n. 1, p. 449-473, 2018. 0102-4450 10.1590/0102-445063518072133051 S0102-44502018000100449 S0102-44502018000100449.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 0,133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
449-473 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129452994985984 |