Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Eduardo Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242355
Resumo: A moral e a ética sempre estiveram em pauta quando estamos tratando de assuntos como respeito às regras e normas de conduta no campo social, porém, quando nos deparamos com a mesma questão no campo educacional, principalmente ao nos referirmos às crianças pequenas, encontramos um cenário onde, muitas vezes, a mera obediência acaba por se tornar um sinônimo do que deve ser alcançado pelos alunos .Dessa forma, a presente pesquisa dedicou-se a estudar os impactos de uma Sequência Didática (SD) voltada para o desenvolvimento do Juízo Moral na Criança, com foco na Justiça Retributiva e na construção de valores morais. A pesquisa tem cunho qualitativo, baseada na metodologia da Pesquisa-Ação, utilizamos também a análise do tipo de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar as falas coletadas durante a aplicação das historietas morais. Os principais resultados apresentaram evolução nos temas analisados, promovendo nas crianças atitudes mais refletidas através da tomada de consciência, utilizando o diálogo para resolver conflitos, desenvolvendo de forma significativa a capacidade dialógica, ampliando a discussão sobre justiça, optando pela reciprocidade nas sanções. Por fim, os jogos cooperativos se mostraram eficientes na construção de um ambiente cooperativo e recíproco, em que a cooperação tem papel fundamental no cotidiano escolar, proporcionando a construção de valores morais e de ampliar a percepção da justiça retributiva nas crianças da educação infantil.
id UNSP_981a2f7dfaab8820d4d7254046a30ff4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242355
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantilCooperative games and the perception of retributive justice in children of Early Childhood EducationEducação infantilJogos cooperativosJustiça retributivaMoralidadeEarly educationCooperative gamesRetributive justiceMoralityA moral e a ética sempre estiveram em pauta quando estamos tratando de assuntos como respeito às regras e normas de conduta no campo social, porém, quando nos deparamos com a mesma questão no campo educacional, principalmente ao nos referirmos às crianças pequenas, encontramos um cenário onde, muitas vezes, a mera obediência acaba por se tornar um sinônimo do que deve ser alcançado pelos alunos .Dessa forma, a presente pesquisa dedicou-se a estudar os impactos de uma Sequência Didática (SD) voltada para o desenvolvimento do Juízo Moral na Criança, com foco na Justiça Retributiva e na construção de valores morais. A pesquisa tem cunho qualitativo, baseada na metodologia da Pesquisa-Ação, utilizamos também a análise do tipo de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar as falas coletadas durante a aplicação das historietas morais. Os principais resultados apresentaram evolução nos temas analisados, promovendo nas crianças atitudes mais refletidas através da tomada de consciência, utilizando o diálogo para resolver conflitos, desenvolvendo de forma significativa a capacidade dialógica, ampliando a discussão sobre justiça, optando pela reciprocidade nas sanções. Por fim, os jogos cooperativos se mostraram eficientes na construção de um ambiente cooperativo e recíproco, em que a cooperação tem papel fundamental no cotidiano escolar, proporcionando a construção de valores morais e de ampliar a percepção da justiça retributiva nas crianças da educação infantil.Morals and ethics have always been on the agenda when we are dealing with issues such as respect for rules and standards of conduct in the social field, but when we face the same issue in the educational field, especially when referring to young children, we find a scenario where, often, mere obedience ends up becoming a synonym for what should be achieved by students. Thus, this research was dedicated to study the impacts of a Teaching Sequence (DS) aimed at the development of Moral Judgment in Children, focusing on Retributive Justice and the construction of moral values. The research is qualitative in nature, based on the Research-Action methodology. We also used the Discourse of the Collective Subject (DSC) analysis to analyze the speeches collected during the application of the moral stories. The main results showed evolution in the analyzed themes, promoting in the children more reflected attitudes through awareness, using dialog to solve conflicts, significantly developing the dialogic capacity, expanding the discussion about justice, opting for reciprocity in sanctions. Finally, the cooperative games proved to be efficient in the construction of a cooperative and reciprocal environment, in which cooperation plays a fundamental role in everyday school life, providing the construction of moral values and broadening the perception of retributive justice in children in early childhood education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lepre, Rita Melissa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benetti, Eduardo Silva2023-03-07T16:53:26Z2023-03-07T16:53:26Z2023-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24235533004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:25:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242355Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:13:52.934265Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
Cooperative games and the perception of retributive justice in children of Early Childhood Education
title Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
spellingShingle Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
Benetti, Eduardo Silva
Educação infantil
Jogos cooperativos
Justiça retributiva
Moralidade
Early education
Cooperative games
Retributive justice
Morality
title_short Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
title_full Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
title_fullStr Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
title_full_unstemmed Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
title_sort Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
author Benetti, Eduardo Silva
author_facet Benetti, Eduardo Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lepre, Rita Melissa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Eduardo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Jogos cooperativos
Justiça retributiva
Moralidade
Early education
Cooperative games
Retributive justice
Morality
topic Educação infantil
Jogos cooperativos
Justiça retributiva
Moralidade
Early education
Cooperative games
Retributive justice
Morality
description A moral e a ética sempre estiveram em pauta quando estamos tratando de assuntos como respeito às regras e normas de conduta no campo social, porém, quando nos deparamos com a mesma questão no campo educacional, principalmente ao nos referirmos às crianças pequenas, encontramos um cenário onde, muitas vezes, a mera obediência acaba por se tornar um sinônimo do que deve ser alcançado pelos alunos .Dessa forma, a presente pesquisa dedicou-se a estudar os impactos de uma Sequência Didática (SD) voltada para o desenvolvimento do Juízo Moral na Criança, com foco na Justiça Retributiva e na construção de valores morais. A pesquisa tem cunho qualitativo, baseada na metodologia da Pesquisa-Ação, utilizamos também a análise do tipo de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar as falas coletadas durante a aplicação das historietas morais. Os principais resultados apresentaram evolução nos temas analisados, promovendo nas crianças atitudes mais refletidas através da tomada de consciência, utilizando o diálogo para resolver conflitos, desenvolvendo de forma significativa a capacidade dialógica, ampliando a discussão sobre justiça, optando pela reciprocidade nas sanções. Por fim, os jogos cooperativos se mostraram eficientes na construção de um ambiente cooperativo e recíproco, em que a cooperação tem papel fundamental no cotidiano escolar, proporcionando a construção de valores morais e de ampliar a percepção da justiça retributiva nas crianças da educação infantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07T16:53:26Z
2023-03-07T16:53:26Z
2023-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242355
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/242355
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129500950560768