Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141715 |
Resumo: | O objetivo foi investigar se as políticas de inclusão social da UNESP têm possibilitado a conquista efetiva de acesso à universidade pública por jovens formados em escolas públicas e pertencentes a famílias de nível sócio-econômico-cultural tradicionalmente excluído da educação superior, no período de 1997 a 2010. A metodologia envolveu análise documental, análise e tratamento estatístico e análise crítica. Análises da série histórica indicam: avanços na democratização do acesso quanto à condição sócio-econômica, com 72% em 2010 com renda familiar até 10 salários-mínimos; ocupação de aproximadamente 43% das vagas por jovens com formação total ou parcial em escola pública de ensino médio; avanços na equidade de acesso à universidade pública para os que frequentaram cursinhos preparatórios e a persistência do capital cultural como um desafio para a superação das desigualdades de acesso à educação superior. |
id |
UNSP_982ed3c1f4a226f2091abb60ce9341d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141715 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafiosDemocratização do acessoPolíticas de inclusãoEducação superiorO objetivo foi investigar se as políticas de inclusão social da UNESP têm possibilitado a conquista efetiva de acesso à universidade pública por jovens formados em escolas públicas e pertencentes a famílias de nível sócio-econômico-cultural tradicionalmente excluído da educação superior, no período de 1997 a 2010. A metodologia envolveu análise documental, análise e tratamento estatístico e análise crítica. Análises da série histórica indicam: avanços na democratização do acesso quanto à condição sócio-econômica, com 72% em 2010 com renda familiar até 10 salários-mínimos; ocupação de aproximadamente 43% das vagas por jovens com formação total ou parcial em escola pública de ensino médio; avanços na equidade de acesso à universidade pública para os que frequentaram cursinhos preparatórios e a persistência do capital cultural como um desafio para a superação das desigualdades de acesso à educação superior.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Bioestatística, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]Pinho, Sheila Zambello de [UNESP]Muzzeti, Luci Regina [UNESP]2016-07-19T13:00:08Z2016-07-19T13:00:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8081-8093application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8081-80932357-7819http://hdl.handle.net/11449/141715ISSN2357-7819-2014-8081-8093.pdf505253085590637341143767218731565851335209487224porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141715Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:12.429953Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafios |
title |
Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafios |
spellingShingle |
Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafios Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] Democratização do acesso Políticas de inclusão Educação superior |
title_short |
Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafios |
title_full |
Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafios |
title_fullStr |
Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafios |
title_full_unstemmed |
Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafios |
title_sort |
Políticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafios |
author |
Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] |
author_facet |
Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] Pinho, Sheila Zambello de [UNESP] Muzzeti, Luci Regina [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Sheila Zambello de [UNESP] Muzzeti, Luci Regina [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] Pinho, Sheila Zambello de [UNESP] Muzzeti, Luci Regina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democratização do acesso Políticas de inclusão Educação superior |
topic |
Democratização do acesso Políticas de inclusão Educação superior |
description |
O objetivo foi investigar se as políticas de inclusão social da UNESP têm possibilitado a conquista efetiva de acesso à universidade pública por jovens formados em escolas públicas e pertencentes a famílias de nível sócio-econômico-cultural tradicionalmente excluído da educação superior, no período de 1997 a 2010. A metodologia envolveu análise documental, análise e tratamento estatístico e análise crítica. Análises da série histórica indicam: avanços na democratização do acesso quanto à condição sócio-econômica, com 72% em 2010 com renda familiar até 10 salários-mínimos; ocupação de aproximadamente 43% das vagas por jovens com formação total ou parcial em escola pública de ensino médio; avanços na equidade de acesso à universidade pública para os que frequentaram cursinhos preparatórios e a persistência do capital cultural como um desafio para a superação das desigualdades de acesso à educação superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:08Z 2016-07-19T13:00:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8081-8093 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141715 ISSN2357-7819-2014-8081-8093.pdf 5052530855906373 4114376721873156 5851335209487224 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141715 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8081-8093 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8081-8093.pdf 5052530855906373 4114376721873156 5851335209487224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8081-8093 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129203937214464 |