Drummond: leitor de artes plásticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Phabulo Mendes [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193571
Resumo: Esta tese estuda o diálogo interartes, mais precisamente aquele estabelecido entre a Literatura e as Artes Plásticas. Assim, tendo em mente o vasto campo que pode haver nesse diálogo, decidiu-se investigar a obra do poeta modernista brasileiro Carlos Drummond de Andrade, destacando os poemas que ele dedicou, explicitamente, às Artes Plásticas. A primeira parte do trabalho apresenta uma antologia, feita a partir da reunião desses poemas. Nela, parte significativa dos poemas é dedicada a artistas plásticos brasileiros, principalmente, àqueles pertencentes à estética modernista, caso de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Antônio Bandeira, Renina Katz, Fayga Ostrower etc. Além desses artistas, o olhar de Drummond voltou-se também para artistas de outras épocas, como Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho; assim como também percorreu outras manifestações artísticas, como a fotografia. A partir da leitura atenta desses poemas, constatou-se a presença de quatro procedimentos estilísticos: o uso de biografemas, o poema-voto, as colagens e a metonímia visual, usados pelo poeta para a confecção das peças. A par desses procedimentos, decidiu-se abordar, de modo mais cuidadoso, apenas um poema nos capítulos seguintes. Assim, o segundo capítulo destina-se ao estudo da obra de Oswaldo Goeldi e o terceiro, à obra de Alberto da Veiga Guignard. Essa escolha permitiu investigar e analisar, mais detidamente, não só a poética verbal drummondiana, como também o universo visual desses artistas. Como base teórica, a presente Tese utiliza estudos desenvolvidos por críticos e pesquisadores que problematizaram o frutífero diálogo interartes, assim como se vale da contribuição de pesquisadores que se debruçaram sobre os três principais pilares que compõem o trabalho: o poeta Carlos Drummond de Andrade e os artistas plásticos modernistas Oswaldo Goeldi e Alberto da Veiga Guignard.
id UNSP_98446eef7d78c9304c1fb8ec46e59e78
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193571
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Drummond: leitor de artes plásticasDrummond: lecteur d'arts visuelsPoesiaArtes PlásticasCarlos Drummond de AndradeOswaldo GoeldiAlberto da Veiga GuignardArte e literaturaPoesia brasileiraPoetryVisual artsEsta tese estuda o diálogo interartes, mais precisamente aquele estabelecido entre a Literatura e as Artes Plásticas. Assim, tendo em mente o vasto campo que pode haver nesse diálogo, decidiu-se investigar a obra do poeta modernista brasileiro Carlos Drummond de Andrade, destacando os poemas que ele dedicou, explicitamente, às Artes Plásticas. A primeira parte do trabalho apresenta uma antologia, feita a partir da reunião desses poemas. Nela, parte significativa dos poemas é dedicada a artistas plásticos brasileiros, principalmente, àqueles pertencentes à estética modernista, caso de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Antônio Bandeira, Renina Katz, Fayga Ostrower etc. Além desses artistas, o olhar de Drummond voltou-se também para artistas de outras épocas, como Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho; assim como também percorreu outras manifestações artísticas, como a fotografia. A partir da leitura atenta desses poemas, constatou-se a presença de quatro procedimentos estilísticos: o uso de biografemas, o poema-voto, as colagens e a metonímia visual, usados pelo poeta para a confecção das peças. A par desses procedimentos, decidiu-se abordar, de modo mais cuidadoso, apenas um poema nos capítulos seguintes. Assim, o segundo capítulo destina-se ao estudo da obra de Oswaldo Goeldi e o terceiro, à obra de Alberto da Veiga Guignard. Essa escolha permitiu investigar e analisar, mais detidamente, não só a poética verbal drummondiana, como também o universo visual desses artistas. Como base teórica, a presente Tese utiliza estudos desenvolvidos por críticos e pesquisadores que problematizaram o frutífero diálogo interartes, assim como se vale da contribuição de pesquisadores que se debruçaram sobre os três principais pilares que compõem o trabalho: o poeta Carlos Drummond de Andrade e os artistas plásticos modernistas Oswaldo Goeldi e Alberto da Veiga Guignard.This dissertation analyzes the interart dialogue focusing on the Literature and Visual Arts interface. While acknowledging the vast field already developed in this area, this dissertation investigates the work of the Brazilian modernist poet Carlos Drummond de Andrade. And, it sheds light on the poems that he explicitly dedicated to the Visual Arts. The first part of the dissertation introduces an anthology built on a collection of Drummond’s poems. A significant part of these poems is dedicated to Brazilian artists, especially those belonging to the modernist aesthetic such as Candido Portinari, Di Cavalcanti, Antônio Bandeira, Renina Katz, Fayga Ostrower, among others. In addition, Drummond has also considered artists from other eras, for instance, Manuel da Costa Ataíde and Aleijadinho, and other artistic manifestations such as photography. Based on a careful reading of these poems, it was observed the presence of four stylistic procedures applied by Drummond: the use of biografemas, “poema-voto”, collages, and visual metonymy. After considering these procedures, it was decided to take a more conservative approach by analyzing only one poem in each of the following chapters. In this view, the second chapter is dedicated to the study of the work of Oswaldo Goeldi. And, the third chapter looks at the work of Alberto da Veiga Guignard. This choice allowed us to investigate and analyze, more closely, not only Drummond's verbal poetics but also the visual universe of these artists. As for the theoretical framework, this dissertation draws on the literature developed by critics and researchers who raised questions about the fruitful interart dialogues. Furthermore, it builds on the researches’ contributions who focused their work on this dissertation three main pillars: the poet Carlos Drummond de Andrade, and the modernist artists Oswaldo Goeldi and Alberto da Veiga Guignard.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Phabulo Mendes [UNESP]2020-09-23T19:44:10Z2020-09-23T19:44:10Z2020-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19357133004013063P459570148711125510000-0001-8646-8867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:29:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:11.861820Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Drummond: leitor de artes plásticas
Drummond: lecteur d'arts visuels
title Drummond: leitor de artes plásticas
spellingShingle Drummond: leitor de artes plásticas
Sousa, Phabulo Mendes [UNESP]
Poesia
Artes Plásticas
Carlos Drummond de Andrade
Oswaldo Goeldi
Alberto da Veiga Guignard
Arte e literatura
Poesia brasileira
Poetry
Visual arts
title_short Drummond: leitor de artes plásticas
title_full Drummond: leitor de artes plásticas
title_fullStr Drummond: leitor de artes plásticas
title_full_unstemmed Drummond: leitor de artes plásticas
title_sort Drummond: leitor de artes plásticas
author Sousa, Phabulo Mendes [UNESP]
author_facet Sousa, Phabulo Mendes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Khouri, Omar [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Phabulo Mendes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Artes Plásticas
Carlos Drummond de Andrade
Oswaldo Goeldi
Alberto da Veiga Guignard
Arte e literatura
Poesia brasileira
Poetry
Visual arts
topic Poesia
Artes Plásticas
Carlos Drummond de Andrade
Oswaldo Goeldi
Alberto da Veiga Guignard
Arte e literatura
Poesia brasileira
Poetry
Visual arts
description Esta tese estuda o diálogo interartes, mais precisamente aquele estabelecido entre a Literatura e as Artes Plásticas. Assim, tendo em mente o vasto campo que pode haver nesse diálogo, decidiu-se investigar a obra do poeta modernista brasileiro Carlos Drummond de Andrade, destacando os poemas que ele dedicou, explicitamente, às Artes Plásticas. A primeira parte do trabalho apresenta uma antologia, feita a partir da reunião desses poemas. Nela, parte significativa dos poemas é dedicada a artistas plásticos brasileiros, principalmente, àqueles pertencentes à estética modernista, caso de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Antônio Bandeira, Renina Katz, Fayga Ostrower etc. Além desses artistas, o olhar de Drummond voltou-se também para artistas de outras épocas, como Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho; assim como também percorreu outras manifestações artísticas, como a fotografia. A partir da leitura atenta desses poemas, constatou-se a presença de quatro procedimentos estilísticos: o uso de biografemas, o poema-voto, as colagens e a metonímia visual, usados pelo poeta para a confecção das peças. A par desses procedimentos, decidiu-se abordar, de modo mais cuidadoso, apenas um poema nos capítulos seguintes. Assim, o segundo capítulo destina-se ao estudo da obra de Oswaldo Goeldi e o terceiro, à obra de Alberto da Veiga Guignard. Essa escolha permitiu investigar e analisar, mais detidamente, não só a poética verbal drummondiana, como também o universo visual desses artistas. Como base teórica, a presente Tese utiliza estudos desenvolvidos por críticos e pesquisadores que problematizaram o frutífero diálogo interartes, assim como se vale da contribuição de pesquisadores que se debruçaram sobre os três principais pilares que compõem o trabalho: o poeta Carlos Drummond de Andrade e os artistas plásticos modernistas Oswaldo Goeldi e Alberto da Veiga Guignard.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23T19:44:10Z
2020-09-23T19:44:10Z
2020-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193571
33004013063P4
5957014871112551
0000-0001-8646-8867
url http://hdl.handle.net/11449/193571
identifier_str_mv 33004013063P4
5957014871112551
0000-0001-8646-8867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128241026727936