Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Érika Miranda Franco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181009
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida junto à Linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Presidente Prudente/SP, e tem como tema principal a Mídia-Educação e o processo de formação de professores. No caso desse estudo, a principal discussão é sobre como esse tema pode contribuir no processo de formação dos professores por meio dos momentos de formação em serviço, mais especificamente, no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), mesmo reconhecendo que, em muitos contextos, esse momento é bastante deficitário por contemplar, na maioria das vezes, apenas discussões relacionadas a problemas escolares em geral, e não ser usado para discutir questões relacionadas à formação dos professores. Para tanto, o objetivo geral desse estudo consiste em implementar e analisar o potencial de ações piloto de formação em serviço no HTPC, para uso e reflexão das mídias de uma escola pública de Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, esse estudo se propõe a: a) identificar a formação prévia dos professores em relação ao uso das mídias; b) identificar e analisar o uso das mídias nas salas de aula para os professores participantes; c) planejar e implementar ações piloto de formação em serviço sobre o uso das mídias; d) refletir sobre o uso das mídias no processo pedagógico após a implementação das ações. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo intervenção, realizada durante os HTPC de uma escola pública municipal com professores de Ensino Fundamental. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados da pesquisa: questionário, gravações das formações nos HTPC e entrevista no final da pesquisa, com os professores participantes. Os dados coletados foram interpretados á luz da análise de conteúdo. Percebemos pela análise dos dados, que a inserção da mídia-educação na formação em serviço dos professores possibilita transformações no trabalho pedagógico devido às experiências significativas construídas ao longo de todo o processo formativo, em que a confiança e o respeito mútuo no espaço escolar corrobora para a constituição de uma equipe formativa durante todo o percurso da formação. Defendemos nessa dissertação a inserção de políticas de formação em serviço dos professores na perspectiva da mídia-educação, no sentido de possibilitar transformações fecundas no agir docente em relação à uma educação para a cidadania ajustada ao seu tempo, caso contrário, corremos o risco de continuarmos apenas com a inserção de novos aparatos tecnológicos mantendo concepções de ensino e aprendizagem distante da visão crítica da era das mídias.
id UNSP_987930e2f952b717c2fb589ae3f0afe0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181009
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPCMedia-Education: possibilities in the in-service training of teachers in HTPCEducaçãoMídia-educaçãoHorário de Trabalho Pedagógico ColetivoFormação em serviçoEducationMedia-educationCollective Pedagogical Work ScheduleTraining in serviceEssa pesquisa foi desenvolvida junto à Linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Presidente Prudente/SP, e tem como tema principal a Mídia-Educação e o processo de formação de professores. No caso desse estudo, a principal discussão é sobre como esse tema pode contribuir no processo de formação dos professores por meio dos momentos de formação em serviço, mais especificamente, no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), mesmo reconhecendo que, em muitos contextos, esse momento é bastante deficitário por contemplar, na maioria das vezes, apenas discussões relacionadas a problemas escolares em geral, e não ser usado para discutir questões relacionadas à formação dos professores. Para tanto, o objetivo geral desse estudo consiste em implementar e analisar o potencial de ações piloto de formação em serviço no HTPC, para uso e reflexão das mídias de uma escola pública de Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, esse estudo se propõe a: a) identificar a formação prévia dos professores em relação ao uso das mídias; b) identificar e analisar o uso das mídias nas salas de aula para os professores participantes; c) planejar e implementar ações piloto de formação em serviço sobre o uso das mídias; d) refletir sobre o uso das mídias no processo pedagógico após a implementação das ações. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo intervenção, realizada durante os HTPC de uma escola pública municipal com professores de Ensino Fundamental. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados da pesquisa: questionário, gravações das formações nos HTPC e entrevista no final da pesquisa, com os professores participantes. Os dados coletados foram interpretados á luz da análise de conteúdo. Percebemos pela análise dos dados, que a inserção da mídia-educação na formação em serviço dos professores possibilita transformações no trabalho pedagógico devido às experiências significativas construídas ao longo de todo o processo formativo, em que a confiança e o respeito mútuo no espaço escolar corrobora para a constituição de uma equipe formativa durante todo o percurso da formação. Defendemos nessa dissertação a inserção de políticas de formação em serviço dos professores na perspectiva da mídia-educação, no sentido de possibilitar transformações fecundas no agir docente em relação à uma educação para a cidadania ajustada ao seu tempo, caso contrário, corremos o risco de continuarmos apenas com a inserção de novos aparatos tecnológicos mantendo concepções de ensino e aprendizagem distante da visão crítica da era das mídias.This research was developed along the Line "Training Processes, Teaching and Learning" of the Graduate Program - Master in Education of the Faculty of Sciences and Technology of the Paulista State University "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Presidente Prudente/SP, and its main theme is Media-Education and the process of teacher training. In the case of this study, the main discussion is about how this theme can contribute to the process of teacher training through the moments of in-service training, more specifically in the Collective Pedagogical Work Schedule (HTPC), even recognizing that in many contexts, this moment is very deficient because it contemplates, in the majority of the cases, only discussions related to school problems in general, and not to be used to discuss questions related to the formation of the teachers. To this end, the general objective of this study is to implement and analyze the potential of pilot actions of in-service training in the HTPC, for use and reflection of the media of a public elementary school. As specific objectives, this study aims to: a) identify the previous training of teachers in relation to the use of the media; b) identify and analyze the use of media in classrooms for participating teachers; c) to plan and implement pilot actions of in-service training on the use of the media; d) to reflect on the use of the media in the pedagogical process after the implementation of the actions. To reach the proposed objectives, the research is a qualitative approach of the type intervention, carried out during the HTPC of a municipal public school with teachers of Elementary School. The following data were used as data collection tools: questionnaire, training recordings in the HTPC and interview at the end of the research, with the participating teachers. The data collected were interpreted in light of the content analysis. We note from the analysis of the data that the insertion of the media education into the in-service training of teachers allows for transformations in the pedagogical work due to the significant experiences built throughout the formative process, in which trust and mutual respect in the school space corroborates the formation of a training team throughout the course of the training. We defend in this dissertation the insertion of in-service teacher training policies from the perspective of the media-education, in order to enable fruitful transformations in the teaching activity in relation to an education for citizenship adjusted to its time, otherwise we run the risk of continuing only with the insertion of new technological devices keeping conceptions of teaching and learning far from the critical view of the media age.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Claudia Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Feitosa, Érika Miranda Franco2019-03-13T19:11:08Z2019-03-13T19:11:08Z2018-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18100900091370433004129044P659314687970763740000-0003-4979-5070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:29:20.110442Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPC
Media-Education: possibilities in the in-service training of teachers in HTPC
title Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPC
spellingShingle Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPC
Feitosa, Érika Miranda Franco
Educação
Mídia-educação
Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo
Formação em serviço
Education
Media-education
Collective Pedagogical Work Schedule
Training in service
title_short Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPC
title_full Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPC
title_fullStr Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPC
title_full_unstemmed Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPC
title_sort Mídia-Educação: possibilidades na formação em serviço de professores em HTPC
author Feitosa, Érika Miranda Franco
author_facet Feitosa, Érika Miranda Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Claudia Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Érika Miranda Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mídia-educação
Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo
Formação em serviço
Education
Media-education
Collective Pedagogical Work Schedule
Training in service
topic Educação
Mídia-educação
Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo
Formação em serviço
Education
Media-education
Collective Pedagogical Work Schedule
Training in service
description Essa pesquisa foi desenvolvida junto à Linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Presidente Prudente/SP, e tem como tema principal a Mídia-Educação e o processo de formação de professores. No caso desse estudo, a principal discussão é sobre como esse tema pode contribuir no processo de formação dos professores por meio dos momentos de formação em serviço, mais especificamente, no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), mesmo reconhecendo que, em muitos contextos, esse momento é bastante deficitário por contemplar, na maioria das vezes, apenas discussões relacionadas a problemas escolares em geral, e não ser usado para discutir questões relacionadas à formação dos professores. Para tanto, o objetivo geral desse estudo consiste em implementar e analisar o potencial de ações piloto de formação em serviço no HTPC, para uso e reflexão das mídias de uma escola pública de Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, esse estudo se propõe a: a) identificar a formação prévia dos professores em relação ao uso das mídias; b) identificar e analisar o uso das mídias nas salas de aula para os professores participantes; c) planejar e implementar ações piloto de formação em serviço sobre o uso das mídias; d) refletir sobre o uso das mídias no processo pedagógico após a implementação das ações. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo intervenção, realizada durante os HTPC de uma escola pública municipal com professores de Ensino Fundamental. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados da pesquisa: questionário, gravações das formações nos HTPC e entrevista no final da pesquisa, com os professores participantes. Os dados coletados foram interpretados á luz da análise de conteúdo. Percebemos pela análise dos dados, que a inserção da mídia-educação na formação em serviço dos professores possibilita transformações no trabalho pedagógico devido às experiências significativas construídas ao longo de todo o processo formativo, em que a confiança e o respeito mútuo no espaço escolar corrobora para a constituição de uma equipe formativa durante todo o percurso da formação. Defendemos nessa dissertação a inserção de políticas de formação em serviço dos professores na perspectiva da mídia-educação, no sentido de possibilitar transformações fecundas no agir docente em relação à uma educação para a cidadania ajustada ao seu tempo, caso contrário, corremos o risco de continuarmos apenas com a inserção de novos aparatos tecnológicos mantendo concepções de ensino e aprendizagem distante da visão crítica da era das mídias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
2019-03-13T19:11:08Z
2019-03-13T19:11:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181009
000913704
33004129044P6
5931468797076374
0000-0003-4979-5070
url http://hdl.handle.net/11449/181009
identifier_str_mv 000913704
33004129044P6
5931468797076374
0000-0003-4979-5070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128367624454144