Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takahashi, Miguel Piva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252691
Resumo: A utilização de gramados como forração vegetal é empregada em diferentes setores no Brasil (paisagísticos, esportivos, vias públicas), fazendo com que a demanda por gramas aumente, assim também corresponde a sua produção. A grama Zeon (Zoysia matrella), tem sido uma alternativa crescente no mercado, por conta de sua manutenção menos exigente do que as variedades tradicionais (Esmeralda e São Carlos), resulta em gramados mais homogêneos e densos, indicada para áreas a pleno sol e de alta luminosidade. Para um bom desenvolvimento do sistema radicular na fase de implantação de um gramado, onde a quantidade de raízes é pequena, se faz necessário teores adequados de fósforo (P) no solo. Com a adequada adubação fosfatada é possível obter um desenvolvimento com qualidade e em menor período de tempo, consequentemente resultando em redução de custos ao produtor. Neste contexto, objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de doses de fósforo em área de produção comercial da grama Zeon, no município de Pereira Barreto - SP. Para isso utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e seis repetições, com 10 m2 de área de parcela. Os tratamentos foram quatro doses de P2O5: 0, 50, 100 e 200 kg ha-1 (na forma de Superfosfato Simples – 18% de P). O incremento das doses de P2O5 aumentou a matéria seca de raízes + rizomas (MSR) e a matéria seca total (MST) da grama Zeon até a dose ótima estimada de 135 kg ha-1 de P2O5, em média. O aumento da adubação fosfatada não influenciou na massa de tapete, volume de raiz, índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e concentrações de nutrientes nas folhas e raízes + rizomas da grama Zeon. Contudo, houve incremento nos acúmulos de N, P e Fe nas raízes + rizomas e total da grama Zeon em função do aumento das doses de P2O5.
id UNSP_98a93ea1efb4fb5e544b6430bca64799
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252691
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysiaPhosphate fertilization in Zeon zoysia grass production areaGramadoZoysia matrellaFósforoTeores de nutrientesNDVIA utilização de gramados como forração vegetal é empregada em diferentes setores no Brasil (paisagísticos, esportivos, vias públicas), fazendo com que a demanda por gramas aumente, assim também corresponde a sua produção. A grama Zeon (Zoysia matrella), tem sido uma alternativa crescente no mercado, por conta de sua manutenção menos exigente do que as variedades tradicionais (Esmeralda e São Carlos), resulta em gramados mais homogêneos e densos, indicada para áreas a pleno sol e de alta luminosidade. Para um bom desenvolvimento do sistema radicular na fase de implantação de um gramado, onde a quantidade de raízes é pequena, se faz necessário teores adequados de fósforo (P) no solo. Com a adequada adubação fosfatada é possível obter um desenvolvimento com qualidade e em menor período de tempo, consequentemente resultando em redução de custos ao produtor. Neste contexto, objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de doses de fósforo em área de produção comercial da grama Zeon, no município de Pereira Barreto - SP. Para isso utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e seis repetições, com 10 m2 de área de parcela. Os tratamentos foram quatro doses de P2O5: 0, 50, 100 e 200 kg ha-1 (na forma de Superfosfato Simples – 18% de P). O incremento das doses de P2O5 aumentou a matéria seca de raízes + rizomas (MSR) e a matéria seca total (MST) da grama Zeon até a dose ótima estimada de 135 kg ha-1 de P2O5, em média. O aumento da adubação fosfatada não influenciou na massa de tapete, volume de raiz, índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e concentrações de nutrientes nas folhas e raízes + rizomas da grama Zeon. Contudo, houve incremento nos acúmulos de N, P e Fe nas raízes + rizomas e total da grama Zeon em função do aumento das doses de P2O5.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira [UNESP]Gazola, Rodolfo de NiroTakahashi, Miguel Piva2024-01-12T16:22:01Z2024-01-12T16:22:01Z2024-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTAKAHASHI, Miguel Piva. Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Ilha Solteira, 2024.https://hdl.handle.net/11449/252691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-22T15:26:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:33.743937Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia
Phosphate fertilization in Zeon zoysia grass production area
title Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia
spellingShingle Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia
Takahashi, Miguel Piva
Gramado
Zoysia matrella
Fósforo
Teores de nutrientes
NDVI
title_short Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia
title_full Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia
title_fullStr Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia
title_full_unstemmed Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia
title_sort Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia
author Takahashi, Miguel Piva
author_facet Takahashi, Miguel Piva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira [UNESP]
Gazola, Rodolfo de Niro
dc.contributor.author.fl_str_mv Takahashi, Miguel Piva
dc.subject.por.fl_str_mv Gramado
Zoysia matrella
Fósforo
Teores de nutrientes
NDVI
topic Gramado
Zoysia matrella
Fósforo
Teores de nutrientes
NDVI
description A utilização de gramados como forração vegetal é empregada em diferentes setores no Brasil (paisagísticos, esportivos, vias públicas), fazendo com que a demanda por gramas aumente, assim também corresponde a sua produção. A grama Zeon (Zoysia matrella), tem sido uma alternativa crescente no mercado, por conta de sua manutenção menos exigente do que as variedades tradicionais (Esmeralda e São Carlos), resulta em gramados mais homogêneos e densos, indicada para áreas a pleno sol e de alta luminosidade. Para um bom desenvolvimento do sistema radicular na fase de implantação de um gramado, onde a quantidade de raízes é pequena, se faz necessário teores adequados de fósforo (P) no solo. Com a adequada adubação fosfatada é possível obter um desenvolvimento com qualidade e em menor período de tempo, consequentemente resultando em redução de custos ao produtor. Neste contexto, objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de doses de fósforo em área de produção comercial da grama Zeon, no município de Pereira Barreto - SP. Para isso utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e seis repetições, com 10 m2 de área de parcela. Os tratamentos foram quatro doses de P2O5: 0, 50, 100 e 200 kg ha-1 (na forma de Superfosfato Simples – 18% de P). O incremento das doses de P2O5 aumentou a matéria seca de raízes + rizomas (MSR) e a matéria seca total (MST) da grama Zeon até a dose ótima estimada de 135 kg ha-1 de P2O5, em média. O aumento da adubação fosfatada não influenciou na massa de tapete, volume de raiz, índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e concentrações de nutrientes nas folhas e raízes + rizomas da grama Zeon. Contudo, houve incremento nos acúmulos de N, P e Fe nas raízes + rizomas e total da grama Zeon em função do aumento das doses de P2O5.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-12T16:22:01Z
2024-01-12T16:22:01Z
2024-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAKAHASHI, Miguel Piva. Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Ilha Solteira, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/252691
identifier_str_mv TAKAHASHI, Miguel Piva. Adubação fosfatada em área de produção de grama Zeon zoysia. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Ilha Solteira, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/252691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128724900511744