Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Marco Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141833
Resumo: A técnica com as informações de normas e de padrões de construção para o projeto é necessária para que o profissional possa ser entendido em qualquer região do país, bem como a compreensão das pranchas de desenho. As normas e as técnicas são apresentadas aos alunos matriculados no Curso de Engenharia Civil da UNESP – Bauru / SP, o qual se apresenta no Plano de Ensino da disciplina Desenho Básico Civil. Entretanto, foram aplicados para doze alunos voluntários outros conhecimentos voltados à comunicação visual, composição visual com os elementos visuais para que fossem adotados em fachadas de projetos já existentes e ainda, instigando métodos de criatividade. O objetivo inicial foi possibilitar aos alunos um conhecimento não instigado no currículo do curso citado. Foi aplicada uma metodologia prática com fundamentação teórica e qualitativa. Os resultados foram inseridos no conceito de que toda forma de expressão considerando a unidade de experiência de cada aluno junto ao processo criativo, os quais se apresentam nas propostas de fachadas com forte influência nas formas retas e das técnicas de desenho. A construção de ideias parte do conhecimento científico e o conhecimento científico somente ó é quando é um conhecimento verdadeiro.
id UNSP_98bc7a04f2cc06e5d9ff5718f949b7bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141833
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuaisA técnica com as informações de normas e de padrões de construção para o projeto é necessária para que o profissional possa ser entendido em qualquer região do país, bem como a compreensão das pranchas de desenho. As normas e as técnicas são apresentadas aos alunos matriculados no Curso de Engenharia Civil da UNESP – Bauru / SP, o qual se apresenta no Plano de Ensino da disciplina Desenho Básico Civil. Entretanto, foram aplicados para doze alunos voluntários outros conhecimentos voltados à comunicação visual, composição visual com os elementos visuais para que fossem adotados em fachadas de projetos já existentes e ainda, instigando métodos de criatividade. O objetivo inicial foi possibilitar aos alunos um conhecimento não instigado no currículo do curso citado. Foi aplicada uma metodologia prática com fundamentação teórica e qualitativa. Os resultados foram inseridos no conceito de que toda forma de expressão considerando a unidade de experiência de cada aluno junto ao processo criativo, os quais se apresentam nas propostas de fachadas com forte influência nas formas retas e das técnicas de desenho. A construção de ideias parte do conhecimento científico e o conhecimento científico somente ó é quando é um conhecimento verdadeiro.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Artes e Representação Gráfica, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Marco Antonio [UNESP]2016-07-19T13:00:40Z2016-07-19T13:00:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9676-9687application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9676-96872357-7819http://hdl.handle.net/11449/141833ISSN2357-7819-2014-9676-9687.pdf7274244401032242porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-16T19:55:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141833Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:03.954295Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuais
title Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuais
spellingShingle Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuais
Rossi, Marco Antonio [UNESP]
title_short Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuais
title_full Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuais
title_fullStr Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuais
title_full_unstemmed Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuais
title_sort Metodologia do conhecimento científico e as técnicas visuais
author Rossi, Marco Antonio [UNESP]
author_facet Rossi, Marco Antonio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Marco Antonio [UNESP]
description A técnica com as informações de normas e de padrões de construção para o projeto é necessária para que o profissional possa ser entendido em qualquer região do país, bem como a compreensão das pranchas de desenho. As normas e as técnicas são apresentadas aos alunos matriculados no Curso de Engenharia Civil da UNESP – Bauru / SP, o qual se apresenta no Plano de Ensino da disciplina Desenho Básico Civil. Entretanto, foram aplicados para doze alunos voluntários outros conhecimentos voltados à comunicação visual, composição visual com os elementos visuais para que fossem adotados em fachadas de projetos já existentes e ainda, instigando métodos de criatividade. O objetivo inicial foi possibilitar aos alunos um conhecimento não instigado no currículo do curso citado. Foi aplicada uma metodologia prática com fundamentação teórica e qualitativa. Os resultados foram inseridos no conceito de que toda forma de expressão considerando a unidade de experiência de cada aluno junto ao processo criativo, os quais se apresentam nas propostas de fachadas com forte influência nas formas retas e das técnicas de desenho. A construção de ideias parte do conhecimento científico e o conhecimento científico somente ó é quando é um conhecimento verdadeiro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:40Z
2016-07-19T13:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9676-9687
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141833
ISSN2357-7819-2014-9676-9687.pdf
7274244401032242
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141833
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9676-9687
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-9676-9687.pdf
7274244401032242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9676-9687
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129265886035968