Trabalho de parceria: encontros, palavras, experiência e alteridade nos tempos da formação docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/183404 |
Resumo: | O presente estudo disserta sobre a experiência formativa de três profissionais ligadas à docência. Eu, professora em exercício efetivo em escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Rio Claro, e, duas discentes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia também bolsistas vinculadas ao Programa do Núcleo de Ensino da Universidade Estadual Paulista (UNESP) articulado à Pró-reitoria de Graduação. Nossa parceria se constitui por meio dos projetos “Prática de Leitura e Literatura e Formação de Professores” (2014-2015) e “Do exercício de leitura e escrita na formação do professor: horizontes para promover a autoria e o trabalho coletivo” (2016) sob coordenação de uma docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro. A partir da proposta de compartilhar a docência de uma forma outra na escola, surgiu a seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições que uma proposta de trabalho pedagógico (com crianças na sala de aula) desenvolvida por graduandas e professora em exercício podem trazer para a formação e constituição docente? O objetivo geral da pesquisa foi compreender as contribuições para a formação docente (inicial e continuada) possibilitadas a partir do encontro entre professora em exercício e bolsista em sala de aula. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: apresentar e diferenciar programas e projetos existentes no campo da formação inicial de professores no Brasil que possibilitam a inserção dos futuros professores no cotidiano da escola; sistematizar estudos que tratam da formação inicial e continuada de professores no contexto escolar pelo viés da experiência e da parceria; ampliar e distinguir a compreensão do conceito de trabalho de parceria na profissão docente. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como abordagem a perspectiva da investigação narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015). Os materiais que compõem o corpo documental são: o caderno de pesquisadora; relatórios semanais das bolsistas (prática de escrita de caráter descritivo e reflexivo, tarefa que fez parte da inserção das licenciandas na escola); os diários de bordo (prática de escrita semanal reportada à coordenação escolar); os cadernos de diálogos (escritas entre mim e as bolsistas como forma de diálogo e reflexão sobre as experiências vividas no cotidiano da escola) e as cartas destinadas a mim, escritas pelas bolsistas. Destaco que, neste estudo, o trabalho realizado para a compreensão do corpo documental sistematizado, teve dois movimentos. Um primeiro movimento que foi o processo de organização de todo esse material, no qual me arrisquei na construção de um outro documento que chamei de “Caderno de Partituras do trabalho docente”. Foi essa construção que me permitiu articular e comentar acontecimentos/episódios/situações que considerei relevantes para os estudos. O segundo momento ganha vida após as leituras do “Caderno de Partituras”, o que me possibilitou escrever o “Diário da Pesquisadora” - coração desse estudo - momento de compreensão do processo vivido com as bolsistas, dando um acabamento diferenciado às minhas compreensões a partir do gênero textual diário, me arriscando na criação do fazer pesquisa. Esse movimento foi inspirado a partir do Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). A pesquisa olhou para o trabalho e as relações estabelecidas entre professora e bolsista como uma possibilidade de formação profissional, compreendendo que nesse processo foi possível desenvolver trabalho de parceira. Portanto, a pesquisa revela o conceito de trabalho de parceria e defende que esse conceito está sustentado em quatro princípios: os encontros, as palavras, os tempos e a experiência, princípios ligados à formação e constituição docente compartilhada. |
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Trabalho de parceria: encontros, palavras, experiência e alteridade nos tempos da formação docentePartnership work: meetings, words, experience and change in training times teacherFormação de professoresTrabalho de parceriaExperiênciaDiálogoAlteridadePesquisa narrativaTeacher trainingCollaborative workExperiencesDialogueAlterityNarrative researchO presente estudo disserta sobre a experiência formativa de três profissionais ligadas à docência. Eu, professora em exercício efetivo em escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Rio Claro, e, duas discentes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia também bolsistas vinculadas ao Programa do Núcleo de Ensino da Universidade Estadual Paulista (UNESP) articulado à Pró-reitoria de Graduação. Nossa parceria se constitui por meio dos projetos “Prática de Leitura e Literatura e Formação de Professores” (2014-2015) e “Do exercício de leitura e escrita na formação do professor: horizontes para promover a autoria e o trabalho coletivo” (2016) sob coordenação de uma docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro. A partir da proposta de compartilhar a docência de uma forma outra na escola, surgiu a seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições que uma proposta de trabalho pedagógico (com crianças na sala de aula) desenvolvida por graduandas e professora em exercício podem trazer para a formação e constituição docente? O objetivo geral da pesquisa foi compreender as contribuições para a formação docente (inicial e continuada) possibilitadas a partir do encontro entre professora em exercício e bolsista em sala de aula. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: apresentar e diferenciar programas e projetos existentes no campo da formação inicial de professores no Brasil que possibilitam a inserção dos futuros professores no cotidiano da escola; sistematizar estudos que tratam da formação inicial e continuada de professores no contexto escolar pelo viés da experiência e da parceria; ampliar e distinguir a compreensão do conceito de trabalho de parceria na profissão docente. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como abordagem a perspectiva da investigação narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015). Os materiais que compõem o corpo documental são: o caderno de pesquisadora; relatórios semanais das bolsistas (prática de escrita de caráter descritivo e reflexivo, tarefa que fez parte da inserção das licenciandas na escola); os diários de bordo (prática de escrita semanal reportada à coordenação escolar); os cadernos de diálogos (escritas entre mim e as bolsistas como forma de diálogo e reflexão sobre as experiências vividas no cotidiano da escola) e as cartas destinadas a mim, escritas pelas bolsistas. Destaco que, neste estudo, o trabalho realizado para a compreensão do corpo documental sistematizado, teve dois movimentos. Um primeiro movimento que foi o processo de organização de todo esse material, no qual me arrisquei na construção de um outro documento que chamei de “Caderno de Partituras do trabalho docente”. Foi essa construção que me permitiu articular e comentar acontecimentos/episódios/situações que considerei relevantes para os estudos. O segundo momento ganha vida após as leituras do “Caderno de Partituras”, o que me possibilitou escrever o “Diário da Pesquisadora” - coração desse estudo - momento de compreensão do processo vivido com as bolsistas, dando um acabamento diferenciado às minhas compreensões a partir do gênero textual diário, me arriscando na criação do fazer pesquisa. Esse movimento foi inspirado a partir do Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). A pesquisa olhou para o trabalho e as relações estabelecidas entre professora e bolsista como uma possibilidade de formação profissional, compreendendo que nesse processo foi possível desenvolver trabalho de parceira. Portanto, a pesquisa revela o conceito de trabalho de parceria e defende que esse conceito está sustentado em quatro princípios: os encontros, as palavras, os tempos e a experiência, princípios ligados à formação e constituição docente compartilhada.The present research discourse about the formative experience of three professionals related to teaching. I, a practicing teacher at Rio Claro’s municipal schools and, two undergraduate students from the Undergraduate Program in Pedagogy also fellowships linked to the Program of the Teaching Nucleus os the Universidade Estadual Paulista (UNESP), articulated to Pró- Graduation Rectory (PROGRAD). Our partnership is formed through the projects "Practice Reading and Literature and Training of Teachers” and “From the reading and writing practice in teacher training: perspectives to promote the authorship and the collective work” (2016) under coordination of a professor in Department of Education at UNESP’S Bioscience Institute. Based on a proposal to share teaching in a different way in school, the research question arise: what are the proposal of pedagogical work’s contributions (with kids in the classroom) developed by undergraduates and a current teacher can bring to the formation and teacher constitution? The general objective of the research was to understand the contributions to the teacher training (initial and continued) made possible by the meeting between practicing teacher and student in the classroom. The following specific objectives were defined: to present and differentiate existing programs and projects in the field of initial training of teachers in Brazil that allow the insertion of future teachers in the daily life of the school; systematize studies that deal with initial and continuing teacher training in the school context through experience and partnership; extend and distinguish the understanding of the concept of partnership work in the teaching profession. This is a qualitative research and the theoretical approach was the lived experiences narrative investigation (LIMA, GERALDI, GERALDI,2015).The materials used for the research are: researcher’s notebook, scholarships weekly report (reflexive and descriptive writing practice which was a main part of scholarships routine at school); the longbooks (writing practices for school’s coordination);a specific notebook (shared writings about the school activities) and the letters I received from Manuela and Charlotte. First I organized all the data from those materials that I made another document called “Teaching work scores”. This document has enabled me to articulate and comment important experiences shared in this thesis. The second moment happened after the “Teaching work scores”, which allowed me to write a “Research’s journal”, a moment of understanding the process experienced with the scholarships, resulting in a different point of view to my comprehension about the journals, which encouraged me to write this research. This movement was inspired on "indiciary paradigm"(GINZBURG, 1989). The research looked at the work and relationships established between teacher and scholarship researcher as a possibility of professional formation, understanding that in this process it was possible to develop work of partner. Therefore, the research reveals the concept of partnership work and argues that this concept is based on four principles: meetings, words, times and experience, principles linked to training and shared teacher constitution.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]2019-09-03T13:01:12Z2019-09-03T13:01:12Z2019-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18340400092467733004137064P25879357007917808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:18:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:55:30.423392Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O presente estudo disserta sobre a experiência formativa de três profissionais ligadas à docência. Eu, professora em exercício efetivo em escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Rio Claro, e, duas discentes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia também bolsistas vinculadas ao Programa do Núcleo de Ensino da Universidade Estadual Paulista (UNESP) articulado à Pró-reitoria de Graduação. Nossa parceria se constitui por meio dos projetos “Prática de Leitura e Literatura e Formação de Professores” (2014-2015) e “Do exercício de leitura e escrita na formação do professor: horizontes para promover a autoria e o trabalho coletivo” (2016) sob coordenação de uma docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro. A partir da proposta de compartilhar a docência de uma forma outra na escola, surgiu a seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições que uma proposta de trabalho pedagógico (com crianças na sala de aula) desenvolvida por graduandas e professora em exercício podem trazer para a formação e constituição docente? O objetivo geral da pesquisa foi compreender as contribuições para a formação docente (inicial e continuada) possibilitadas a partir do encontro entre professora em exercício e bolsista em sala de aula. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: apresentar e diferenciar programas e projetos existentes no campo da formação inicial de professores no Brasil que possibilitam a inserção dos futuros professores no cotidiano da escola; sistematizar estudos que tratam da formação inicial e continuada de professores no contexto escolar pelo viés da experiência e da parceria; ampliar e distinguir a compreensão do conceito de trabalho de parceria na profissão docente. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como abordagem a perspectiva da investigação narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015). Os materiais que compõem o corpo documental são: o caderno de pesquisadora; relatórios semanais das bolsistas (prática de escrita de caráter descritivo e reflexivo, tarefa que fez parte da inserção das licenciandas na escola); os diários de bordo (prática de escrita semanal reportada à coordenação escolar); os cadernos de diálogos (escritas entre mim e as bolsistas como forma de diálogo e reflexão sobre as experiências vividas no cotidiano da escola) e as cartas destinadas a mim, escritas pelas bolsistas. Destaco que, neste estudo, o trabalho realizado para a compreensão do corpo documental sistematizado, teve dois movimentos. Um primeiro movimento que foi o processo de organização de todo esse material, no qual me arrisquei na construção de um outro documento que chamei de “Caderno de Partituras do trabalho docente”. Foi essa construção que me permitiu articular e comentar acontecimentos/episódios/situações que considerei relevantes para os estudos. O segundo momento ganha vida após as leituras do “Caderno de Partituras”, o que me possibilitou escrever o “Diário da Pesquisadora” - coração desse estudo - momento de compreensão do processo vivido com as bolsistas, dando um acabamento diferenciado às minhas compreensões a partir do gênero textual diário, me arriscando na criação do fazer pesquisa. Esse movimento foi inspirado a partir do Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). A pesquisa olhou para o trabalho e as relações estabelecidas entre professora e bolsista como uma possibilidade de formação profissional, compreendendo que nesse processo foi possível desenvolver trabalho de parceira. Portanto, a pesquisa revela o conceito de trabalho de parceria e defende que esse conceito está sustentado em quatro princípios: os encontros, as palavras, os tempos e a experiência, princípios ligados à formação e constituição docente compartilhada. |
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