Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cilli, Thaís Lari Braga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239107
Resumo: O desenvolvimento de objetos em realidade virtual, especialmente na modalidade fotografia em 360° é, teoricamente, de fácil execução. Com pouco investimento, utilizando um smartphone com câmera e alguns recursos digitais, é possível desenvolver objetos de aprendizagem nessa modalidade. Porém, mesmo assim, não é comum ver docentes desenvolverem materiais didáticos utilizando esse recurso. Embora seja possível considerar que o problema esteja na tecnologia, a baixa adesão de docentes a esse tipo de material também pode ser causada pelo desconhecimento do caminho que se deve percorrer para desenvolver objetos interessantes, interativos e conectados com o objetivo de aprendizagem. Em investigação realizada nesta pesquisa, constatou-se que existe interesse por parte de docentes e discentes nesse tipo de produto didático, mas sua utilização está limitada ao que já existe, ou seja, ao que outras pessoas criaram. Seria viável desenvolver um framework que se utilize de princípios de design para auxiliar docentes a criarem seus próprios objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°? Objetivando-se a elaboração de uma metodologia para desenvolvimento de objeto de aprendizagem nessa modalidade, realizou-se o levantamento de premissas de mecânicas de jogos, narrativas por meio de storytelling e a teoria rizomática deleuziana, além de conceitos voltados para educação, objetos de aprendizagem, letramento digital e objetivos de aprendizagem diagnosticados pela Taxonomia de Bloom. Para interpretar a metodologia em um framework, premissas do Design de Interface e Learning Design possibilitaram a elaboração da ‘Jornada ao Virtual’, um guia para docentes que os possibilita tentar desenvolver seu próprio objeto de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°.
id UNSP_9905b54476506ea6ef3bcaeaafd12cdd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239107
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°Journey to Virtual: a framework design for developing learning objects in virtual reality in 360° photography modalityDesign digitalRealidade virtualObjeto de aprendizagemEducaçãoStorytellingDigital designVirtual realityLearning objectEducationO desenvolvimento de objetos em realidade virtual, especialmente na modalidade fotografia em 360° é, teoricamente, de fácil execução. Com pouco investimento, utilizando um smartphone com câmera e alguns recursos digitais, é possível desenvolver objetos de aprendizagem nessa modalidade. Porém, mesmo assim, não é comum ver docentes desenvolverem materiais didáticos utilizando esse recurso. Embora seja possível considerar que o problema esteja na tecnologia, a baixa adesão de docentes a esse tipo de material também pode ser causada pelo desconhecimento do caminho que se deve percorrer para desenvolver objetos interessantes, interativos e conectados com o objetivo de aprendizagem. Em investigação realizada nesta pesquisa, constatou-se que existe interesse por parte de docentes e discentes nesse tipo de produto didático, mas sua utilização está limitada ao que já existe, ou seja, ao que outras pessoas criaram. Seria viável desenvolver um framework que se utilize de princípios de design para auxiliar docentes a criarem seus próprios objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°? Objetivando-se a elaboração de uma metodologia para desenvolvimento de objeto de aprendizagem nessa modalidade, realizou-se o levantamento de premissas de mecânicas de jogos, narrativas por meio de storytelling e a teoria rizomática deleuziana, além de conceitos voltados para educação, objetos de aprendizagem, letramento digital e objetivos de aprendizagem diagnosticados pela Taxonomia de Bloom. Para interpretar a metodologia em um framework, premissas do Design de Interface e Learning Design possibilitaram a elaboração da ‘Jornada ao Virtual’, um guia para docentes que os possibilita tentar desenvolver seu próprio objeto de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°.The development of objects in virtual reality, especially in the form of 360° photographic visualization, is, theoretically, easy to execute. With little investment, using a smartphone with a camera and some digital resources, it is possible to develop objects in this modality. However, even so, it is not common to see teachers develop educational materials using this resource. Although it is possible to consider that the problem lies in the technology, the low adherence of teachers to this type of material can also be caused by the lack of knowledge of the path that must be taken to develop interesting interactive objects that are connected to learning objective. In the investigation carried out in this research, it was found that there is interest on the part of teachers and students in this type of didactic product, but its use is limited to what already exists, that is, to what other people have developed. Would it be feasible to develop a framework that uses design principles to help teachers create their own virtual reality learning objects in 360° photography? Aiming at the elaboration of a methodology for developing a learning object in this modality, a survey was carried out on the assumptions of game mechanics, narratives through storytelling and the Deleuzian rhizomatic theory, in addition to concepts aimed at education, learning objects, digital literacy and learning objectives diagnosed by Bloom's Taxonomy. In order to interpret the methodology into a framework, premises of interface design and Learning Design enabled the creation of the 'Journey to Virtual', a guiding material for teachers that enables them to try to develop their own learning object in virtual reality in 360° photography modality.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domiciano, Cassia Leticia Carrara [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cilli, Thaís Lari Braga2023-01-30T13:07:05Z2023-01-30T13:07:05Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23910733004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239107Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:41:34.496673Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°
Journey to Virtual: a framework design for developing learning objects in virtual reality in 360° photography modality
title Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°
spellingShingle Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°
Cilli, Thaís Lari Braga
Design digital
Realidade virtual
Objeto de aprendizagem
Educação
Storytelling
Digital design
Virtual reality
Learning object
Education
title_short Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°
title_full Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°
title_fullStr Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°
title_full_unstemmed Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°
title_sort Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°
author Cilli, Thaís Lari Braga
author_facet Cilli, Thaís Lari Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domiciano, Cassia Leticia Carrara [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cilli, Thaís Lari Braga
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Design digital
Realidade virtual
Objeto de aprendizagem
Educação
Storytelling
Digital design
Virtual reality
Learning object
Education
topic Design digital
Realidade virtual
Objeto de aprendizagem
Educação
Storytelling
Digital design
Virtual reality
Learning object
Education
description O desenvolvimento de objetos em realidade virtual, especialmente na modalidade fotografia em 360° é, teoricamente, de fácil execução. Com pouco investimento, utilizando um smartphone com câmera e alguns recursos digitais, é possível desenvolver objetos de aprendizagem nessa modalidade. Porém, mesmo assim, não é comum ver docentes desenvolverem materiais didáticos utilizando esse recurso. Embora seja possível considerar que o problema esteja na tecnologia, a baixa adesão de docentes a esse tipo de material também pode ser causada pelo desconhecimento do caminho que se deve percorrer para desenvolver objetos interessantes, interativos e conectados com o objetivo de aprendizagem. Em investigação realizada nesta pesquisa, constatou-se que existe interesse por parte de docentes e discentes nesse tipo de produto didático, mas sua utilização está limitada ao que já existe, ou seja, ao que outras pessoas criaram. Seria viável desenvolver um framework que se utilize de princípios de design para auxiliar docentes a criarem seus próprios objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°? Objetivando-se a elaboração de uma metodologia para desenvolvimento de objeto de aprendizagem nessa modalidade, realizou-se o levantamento de premissas de mecânicas de jogos, narrativas por meio de storytelling e a teoria rizomática deleuziana, além de conceitos voltados para educação, objetos de aprendizagem, letramento digital e objetivos de aprendizagem diagnosticados pela Taxonomia de Bloom. Para interpretar a metodologia em um framework, premissas do Design de Interface e Learning Design possibilitaram a elaboração da ‘Jornada ao Virtual’, um guia para docentes que os possibilita tentar desenvolver seu próprio objeto de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
2023-01-30T13:07:05Z
2023-01-30T13:07:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239107
33004056082P0
url http://hdl.handle.net/11449/239107
identifier_str_mv 33004056082P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129347643506688