Uso de biodiesel de soja em trator agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Antonio Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193145
Resumo: Devido ao estabelecimento de padrões de consumo cada vez mais intensos, a demanda de energia aumentou, colocando em risco fontes de energia não renováveis, crescendo o interesse em energias renováveis, dentre as quais se destaca o biodiesel. Com base nisso, teve-se o objetivo de avaliar o uso de biodiesel de soja em trator agrícola. Os ensaios foram conduzidos no Laboratório de Biocombustível e Ensaio de Máquinas-BIOEM. Utilizou-se de um trator da marca Valtra BM100 4x2 TDA com potência de 74 kW (100cv) no motor. Foram avaliados opacidade da fumaça em função do horário de trabalho e proporções, no capítulo dois, e consumo de combustível, opacidade da fumaça e emissão de CO2 equivalente evitada em função das proporções e do processo de purificação, no capítulo três. A adição de Biodiesel no diesel reduziu a opacidade da fumaça do trator, permitindo trabalhar em temperaturas mais elevadas e umidades relativas menores. A opacidade da fumaça foi menor nos horários de baixa temperatura ambiente e alta umidade relativa do ar (1 às 7 h e 19 às 22 h). A utilização de proporções de mistura de biodiesel de soja etílico filtrado e destilado no diesel como combustível não compromete o funcionamento do motor do trator de teste. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel aumenta os consumos horário de combustível volumétrico, ponderal e específico. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel reduz a opacidade da fumaça do trator. O processo de purificação (filtrado ou destilado) do biodiesel etílico de soja não influencia na potência na barra de tração, no consumo horário de combustível e na opacidade da fumaça. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel proporciona aumento do CO2 equivalente evitado em 34 kg de CO2 e h-1 com B100.
id UNSP_994af5fc2b06db2d5224d4c3cc140ece
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193145
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso de biodiesel de soja em trator agrícolaUse of soy biodiesel in agricultural tractorBiocombustíveisCondições climáticasEnsaio de tratorBiofuelsClimatic conditionsTractor testDevido ao estabelecimento de padrões de consumo cada vez mais intensos, a demanda de energia aumentou, colocando em risco fontes de energia não renováveis, crescendo o interesse em energias renováveis, dentre as quais se destaca o biodiesel. Com base nisso, teve-se o objetivo de avaliar o uso de biodiesel de soja em trator agrícola. Os ensaios foram conduzidos no Laboratório de Biocombustível e Ensaio de Máquinas-BIOEM. Utilizou-se de um trator da marca Valtra BM100 4x2 TDA com potência de 74 kW (100cv) no motor. Foram avaliados opacidade da fumaça em função do horário de trabalho e proporções, no capítulo dois, e consumo de combustível, opacidade da fumaça e emissão de CO2 equivalente evitada em função das proporções e do processo de purificação, no capítulo três. A adição de Biodiesel no diesel reduziu a opacidade da fumaça do trator, permitindo trabalhar em temperaturas mais elevadas e umidades relativas menores. A opacidade da fumaça foi menor nos horários de baixa temperatura ambiente e alta umidade relativa do ar (1 às 7 h e 19 às 22 h). A utilização de proporções de mistura de biodiesel de soja etílico filtrado e destilado no diesel como combustível não compromete o funcionamento do motor do trator de teste. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel aumenta os consumos horário de combustível volumétrico, ponderal e específico. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel reduz a opacidade da fumaça do trator. O processo de purificação (filtrado ou destilado) do biodiesel etílico de soja não influencia na potência na barra de tração, no consumo horário de combustível e na opacidade da fumaça. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel proporciona aumento do CO2 equivalente evitado em 34 kg de CO2 e h-1 com B100.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Afonso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Antonio Alves2020-08-07T18:22:43Z2020-08-07T18:22:43Z2020-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19314533004102071P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T18:57:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193145Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:22.955523Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de biodiesel de soja em trator agrícola
Use of soy biodiesel in agricultural tractor
title Uso de biodiesel de soja em trator agrícola
spellingShingle Uso de biodiesel de soja em trator agrícola
Pinto, Antonio Alves
Biocombustíveis
Condições climáticas
Ensaio de trator
Biofuels
Climatic conditions
Tractor test
title_short Uso de biodiesel de soja em trator agrícola
title_full Uso de biodiesel de soja em trator agrícola
title_fullStr Uso de biodiesel de soja em trator agrícola
title_full_unstemmed Uso de biodiesel de soja em trator agrícola
title_sort Uso de biodiesel de soja em trator agrícola
author Pinto, Antonio Alves
author_facet Pinto, Antonio Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Afonso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Antonio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Biocombustíveis
Condições climáticas
Ensaio de trator
Biofuels
Climatic conditions
Tractor test
topic Biocombustíveis
Condições climáticas
Ensaio de trator
Biofuels
Climatic conditions
Tractor test
description Devido ao estabelecimento de padrões de consumo cada vez mais intensos, a demanda de energia aumentou, colocando em risco fontes de energia não renováveis, crescendo o interesse em energias renováveis, dentre as quais se destaca o biodiesel. Com base nisso, teve-se o objetivo de avaliar o uso de biodiesel de soja em trator agrícola. Os ensaios foram conduzidos no Laboratório de Biocombustível e Ensaio de Máquinas-BIOEM. Utilizou-se de um trator da marca Valtra BM100 4x2 TDA com potência de 74 kW (100cv) no motor. Foram avaliados opacidade da fumaça em função do horário de trabalho e proporções, no capítulo dois, e consumo de combustível, opacidade da fumaça e emissão de CO2 equivalente evitada em função das proporções e do processo de purificação, no capítulo três. A adição de Biodiesel no diesel reduziu a opacidade da fumaça do trator, permitindo trabalhar em temperaturas mais elevadas e umidades relativas menores. A opacidade da fumaça foi menor nos horários de baixa temperatura ambiente e alta umidade relativa do ar (1 às 7 h e 19 às 22 h). A utilização de proporções de mistura de biodiesel de soja etílico filtrado e destilado no diesel como combustível não compromete o funcionamento do motor do trator de teste. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel aumenta os consumos horário de combustível volumétrico, ponderal e específico. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel reduz a opacidade da fumaça do trator. O processo de purificação (filtrado ou destilado) do biodiesel etílico de soja não influencia na potência na barra de tração, no consumo horário de combustível e na opacidade da fumaça. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel proporciona aumento do CO2 equivalente evitado em 34 kg de CO2 e h-1 com B100.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07T18:22:43Z
2020-08-07T18:22:43Z
2020-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193145
33004102071P2
url http://hdl.handle.net/11449/193145
identifier_str_mv 33004102071P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128523308630016