A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Ligia Bueno
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251554
Resumo: Este estudo analisou a relevância das redes sociais, especialmente o Instagram, como uma poderosa ferramenta e estratégia de promoção e divulgação de destinos turísticos. O estudo de caso teve como epicentro São Miguel dos Milagres, localizado no paradisíaco litoral de Alagoas, um exemplo emblemático de como a evolução da internet e das redes digitais redefiniram a paisagem comunicativa no âmbito do turismo. A pesquisa realizou uma análise abrangente da interconexão entre o Instagram e o planejamento de viagens, ressaltando a crescente importância atribuída à experiência compartilhável do viajante contemporâneo. Além de ter sido uma plataforma de inspiração e pesquisa, o Instagram desempenhou um papel fundamental na promoção do patrimônio cultural, no desenvolvimento econômico de determinadas localidades e no aumento da demanda por serviços turísticos. Através das postagens e stories, os viajantes compartilharam suas experiências e influenciaram potenciais visitantes, impactando significativamente o setor de turismo. Para compreender mais profundamente a importância dessa plataforma, esta pesquisa abordou a utilização de hashtags no Instagram como um componente-chave para facilitar as pesquisas e orientar os usuários na descoberta de conteúdos relacionados a destinos turísticos de seu interesse. Nesse sentido, esta pesquisa adotou uma abordagem metodológica que combinou elementos qualitativos e quantitativos para avaliar como o Instagram influenciou positiva e negativamente o turismo, analisando métricas de engajamento, como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos, para compreender melhor o impacto da plataforma no setor. Este estudo se dedicou a examinar o impacto do Instagram nos destinos turísticos, especialmente em São Miguel dos Milagres. Através da ferramenta Keyhole, métricas de curtidas e comentários revelaram a forte conexão das postagens com a cidade, impulsionando o turismo e destacando seus traços culturais e naturais. Esse estudo enobrece o papel das redes sociais, especialmente do Instagram, como ferramentas fundamentais para o marketing turístico, ampliando a visibilidade de destinos.
id UNSP_9959ff82d4bb2834a35dfc07a8d1a0a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251554
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - ALThe influence of Instagram on tourist destinations: a case study of São Miguel dos Milagres - ALInstagramTurismoRedes SociaisPlanejamento de ViagensHashtagsPromoção TurísticaTourismSocial MediaTravel PlanningTourist PromotionEste estudo analisou a relevância das redes sociais, especialmente o Instagram, como uma poderosa ferramenta e estratégia de promoção e divulgação de destinos turísticos. O estudo de caso teve como epicentro São Miguel dos Milagres, localizado no paradisíaco litoral de Alagoas, um exemplo emblemático de como a evolução da internet e das redes digitais redefiniram a paisagem comunicativa no âmbito do turismo. A pesquisa realizou uma análise abrangente da interconexão entre o Instagram e o planejamento de viagens, ressaltando a crescente importância atribuída à experiência compartilhável do viajante contemporâneo. Além de ter sido uma plataforma de inspiração e pesquisa, o Instagram desempenhou um papel fundamental na promoção do patrimônio cultural, no desenvolvimento econômico de determinadas localidades e no aumento da demanda por serviços turísticos. Através das postagens e stories, os viajantes compartilharam suas experiências e influenciaram potenciais visitantes, impactando significativamente o setor de turismo. Para compreender mais profundamente a importância dessa plataforma, esta pesquisa abordou a utilização de hashtags no Instagram como um componente-chave para facilitar as pesquisas e orientar os usuários na descoberta de conteúdos relacionados a destinos turísticos de seu interesse. Nesse sentido, esta pesquisa adotou uma abordagem metodológica que combinou elementos qualitativos e quantitativos para avaliar como o Instagram influenciou positiva e negativamente o turismo, analisando métricas de engajamento, como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos, para compreender melhor o impacto da plataforma no setor. Este estudo se dedicou a examinar o impacto do Instagram nos destinos turísticos, especialmente em São Miguel dos Milagres. Através da ferramenta Keyhole, métricas de curtidas e comentários revelaram a forte conexão das postagens com a cidade, impulsionando o turismo e destacando seus traços culturais e naturais. Esse estudo enobrece o papel das redes sociais, especialmente do Instagram, como ferramentas fundamentais para o marketing turístico, ampliando a visibilidade de destinos.This study analyzed the relevance of social networks, especially Instagram, as a powerful tool and strategy for promoting and publicizing tourist destinations. The case study had as its epicenter São Miguel dos Milagres, located on the paradisiacal coast of Alagoas, an emblematic example of how the evolution of the internet and digital networks have redefined the communicative landscape in the context of tourism. The research conducted a comprehensive analysis of the interconnection between Instagram and travel planning, highlighting the growing importance placed on the sharable experience of the contemporary traveler. In addition to being a platform for inspiration and research, Instagram has played a fundamental role in promoting cultural heritage, the economic development of certain locations and increasing demand for tourist services. Through posts and stories, travelers shared their experiences and influenced potential visitors, significantly impacting the tourism sector. To more deeply understand the importance of this platform, this research addressed the use of hashtags on Instagram as a key component to facilitate searches and guide users in discovering content related to tourist destinations of interest. In this sense, this research adopted a methodological approach that combined qualitative and quantitative elements to evaluate how Instagram positively and negatively influenced tourism, analyzing engagement metrics such as likes, comments, shares and saves, to better understand the platform's impact on the sector. . This study was dedicated to examining the impact of Instagram on tourist destinations, especially in São Miguel dos Milagres. Using the Keyhole tool, likes and comments metrics revealed the strong connection between the posts and the city, boosting tourism and highlighting its cultural and natural features. This study enhances the role of social networks, especially Instagram, as fundamental tools for tourism marketing, increasing the visibility of destinations.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rafael Henrique Teixeira da [UNESP]FEC - Faculdade de Engenharia e CiênciasPrado, Ligia Bueno2023-11-29T17:29:23Z2023-11-29T17:29:23Z2023-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:01:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251554Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-30T06:01:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL
The influence of Instagram on tourist destinations: a case study of São Miguel dos Milagres - AL
title A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL
spellingShingle A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL
Prado, Ligia Bueno
Instagram
Turismo
Redes Sociais
Planejamento de Viagens
Hashtags
Promoção Turística
Tourism
Social Media
Travel Planning
Tourist Promotion
title_short A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL
title_full A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL
title_fullStr A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL
title_full_unstemmed A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL
title_sort A influência do Instagram nos destinos turísticos: estudo de caso de São Miguel dos Milagres - AL
author Prado, Ligia Bueno
author_facet Prado, Ligia Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rafael Henrique Teixeira da [UNESP]
FEC - Faculdade de Engenharia e Ciências
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Ligia Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram
Turismo
Redes Sociais
Planejamento de Viagens
Hashtags
Promoção Turística
Tourism
Social Media
Travel Planning
Tourist Promotion
topic Instagram
Turismo
Redes Sociais
Planejamento de Viagens
Hashtags
Promoção Turística
Tourism
Social Media
Travel Planning
Tourist Promotion
description Este estudo analisou a relevância das redes sociais, especialmente o Instagram, como uma poderosa ferramenta e estratégia de promoção e divulgação de destinos turísticos. O estudo de caso teve como epicentro São Miguel dos Milagres, localizado no paradisíaco litoral de Alagoas, um exemplo emblemático de como a evolução da internet e das redes digitais redefiniram a paisagem comunicativa no âmbito do turismo. A pesquisa realizou uma análise abrangente da interconexão entre o Instagram e o planejamento de viagens, ressaltando a crescente importância atribuída à experiência compartilhável do viajante contemporâneo. Além de ter sido uma plataforma de inspiração e pesquisa, o Instagram desempenhou um papel fundamental na promoção do patrimônio cultural, no desenvolvimento econômico de determinadas localidades e no aumento da demanda por serviços turísticos. Através das postagens e stories, os viajantes compartilharam suas experiências e influenciaram potenciais visitantes, impactando significativamente o setor de turismo. Para compreender mais profundamente a importância dessa plataforma, esta pesquisa abordou a utilização de hashtags no Instagram como um componente-chave para facilitar as pesquisas e orientar os usuários na descoberta de conteúdos relacionados a destinos turísticos de seu interesse. Nesse sentido, esta pesquisa adotou uma abordagem metodológica que combinou elementos qualitativos e quantitativos para avaliar como o Instagram influenciou positiva e negativamente o turismo, analisando métricas de engajamento, como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos, para compreender melhor o impacto da plataforma no setor. Este estudo se dedicou a examinar o impacto do Instagram nos destinos turísticos, especialmente em São Miguel dos Milagres. Através da ferramenta Keyhole, métricas de curtidas e comentários revelaram a forte conexão das postagens com a cidade, impulsionando o turismo e destacando seus traços culturais e naturais. Esse estudo enobrece o papel das redes sociais, especialmente do Instagram, como ferramentas fundamentais para o marketing turístico, ampliando a visibilidade de destinos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T17:29:23Z
2023-11-29T17:29:23Z
2023-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251554
url https://hdl.handle.net/11449/251554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649328087040000