Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dezane Junior, Paulo Sergio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244385
Resumo: O processo de urbanização das grandes cidades brasileiras está, a décadas, sendo pautado predominantemente em políticas públicas voltadas para o sistema de transporte individual motorizado, resultando em problemas relacionados à mobilidade urbana sustentável. Esses problemas são recorrentes e afetam diretamente a qualidade de vida da população da maioria das cidades brasileiras. Uma das premissas da mobilidade urbana sustentável é o incentivo ao uso dos modos de transportes ativos e coletivos, como por exemplo, a inserção de infraestrutura adequada para bicicletas. Esse processo de urbanização segue sendo reproduzido nas cidades médias, que sofrem com a expansão urbana horizontal de baixa densidade, e pouco se discute ações para mitigar os problemas causados por um planejamento urbano voltado para o transporte individual motorizado. A partir desse cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade propor a inserção de um sistema cicloviário para o município de Valinhos - SP, cidade média pertencente à Região Metropolitana de Campinas. O sistema proposto possibilita o deslocamento do ciclista na cidade, pois conecta os diversos polos geradores de viagens do município. Para que isto ocorra, é realizado uma análise físico-territorial da cidade, base para entender a formação da estrutura viária, identificação dos principais polos geradores de viagens e a viabilidade da inserção da infraestrutura cicloviária proposta. A partir desta análise o trabalho apresenta um projeto urbanístico de uma das vias para ser referência de soluções projetuais para as outras vias estabelecidas nas rotas de interesse.
id UNSP_997f97ad232df35a98b8ed08db67f853
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244385
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SPSustainable mobility in medium cities: cycling planning for the city of Valinhos - SPCidades médiasMobilidade urbanaPlanejamento urbanoTransporte ativoCicloviaBicicletaMedium/huge citiesUrban mobilityUrban planningActive transportBike laneBicycleValinhos cityO processo de urbanização das grandes cidades brasileiras está, a décadas, sendo pautado predominantemente em políticas públicas voltadas para o sistema de transporte individual motorizado, resultando em problemas relacionados à mobilidade urbana sustentável. Esses problemas são recorrentes e afetam diretamente a qualidade de vida da população da maioria das cidades brasileiras. Uma das premissas da mobilidade urbana sustentável é o incentivo ao uso dos modos de transportes ativos e coletivos, como por exemplo, a inserção de infraestrutura adequada para bicicletas. Esse processo de urbanização segue sendo reproduzido nas cidades médias, que sofrem com a expansão urbana horizontal de baixa densidade, e pouco se discute ações para mitigar os problemas causados por um planejamento urbano voltado para o transporte individual motorizado. A partir desse cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade propor a inserção de um sistema cicloviário para o município de Valinhos - SP, cidade média pertencente à Região Metropolitana de Campinas. O sistema proposto possibilita o deslocamento do ciclista na cidade, pois conecta os diversos polos geradores de viagens do município. Para que isto ocorra, é realizado uma análise físico-territorial da cidade, base para entender a formação da estrutura viária, identificação dos principais polos geradores de viagens e a viabilidade da inserção da infraestrutura cicloviária proposta. A partir desta análise o trabalho apresenta um projeto urbanístico de uma das vias para ser referência de soluções projetuais para as outras vias estabelecidas nas rotas de interesse.The urbanization process of huge Brazilian cities has, for decades, been predominantly based on public policies directed towards the individual motorized transport system, resulting in problems related to sustainable urban mobility. These problems are recurrent and directly affect the quality of life of the population of most Brazilian cities. Based on the premise of sustainable urban mobility´s to encourage the use of active and collective modes of transport, such as the insertion of adequate infrastructure for bicycles. This urbanization process continues to be reproduced in medium-sized cities, which suffer from low-density horizontal urban expansion, and little´s discussed about actions to mitigate the problems caused by urban planning aimed at individual motorized transport. The intention of this Course Completion Work is to propose the insertion of a bicycle system for the municipality of Valinhos – SP, a medium-sized city belonging to the Metropolitan Region of Campinas. The proposed system makes it possible for cyclists to move around the city, as it connects the various poles that generate trips in the city. For this to happen, a physical-territorial analysis of the city is carried out, the basis for understanding the formation of the road structure, identification of the main trip generating poles and the feasibility of inserting the proposed cycling infrastructure. According to this analysis, the work presents an urban project for one of the roads to be a reference for design solutions for the other roads established on the routes of interest.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dezane Junior, Paulo Sergio2023-07-05T12:22:55Z2023-07-05T12:22:55Z2023-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-18T06:16:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:05:16.523950Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP
Sustainable mobility in medium cities: cycling planning for the city of Valinhos - SP
title Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP
spellingShingle Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP
Dezane Junior, Paulo Sergio
Cidades médias
Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Transporte ativo
Ciclovia
Bicicleta
Medium/huge cities
Urban mobility
Urban planning
Active transport
Bike lane
Bicycle
Valinhos city
title_short Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP
title_full Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP
title_fullStr Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP
title_full_unstemmed Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP
title_sort Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP
author Dezane Junior, Paulo Sergio
author_facet Dezane Junior, Paulo Sergio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dezane Junior, Paulo Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades médias
Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Transporte ativo
Ciclovia
Bicicleta
Medium/huge cities
Urban mobility
Urban planning
Active transport
Bike lane
Bicycle
Valinhos city
topic Cidades médias
Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Transporte ativo
Ciclovia
Bicicleta
Medium/huge cities
Urban mobility
Urban planning
Active transport
Bike lane
Bicycle
Valinhos city
description O processo de urbanização das grandes cidades brasileiras está, a décadas, sendo pautado predominantemente em políticas públicas voltadas para o sistema de transporte individual motorizado, resultando em problemas relacionados à mobilidade urbana sustentável. Esses problemas são recorrentes e afetam diretamente a qualidade de vida da população da maioria das cidades brasileiras. Uma das premissas da mobilidade urbana sustentável é o incentivo ao uso dos modos de transportes ativos e coletivos, como por exemplo, a inserção de infraestrutura adequada para bicicletas. Esse processo de urbanização segue sendo reproduzido nas cidades médias, que sofrem com a expansão urbana horizontal de baixa densidade, e pouco se discute ações para mitigar os problemas causados por um planejamento urbano voltado para o transporte individual motorizado. A partir desse cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade propor a inserção de um sistema cicloviário para o município de Valinhos - SP, cidade média pertencente à Região Metropolitana de Campinas. O sistema proposto possibilita o deslocamento do ciclista na cidade, pois conecta os diversos polos geradores de viagens do município. Para que isto ocorra, é realizado uma análise físico-territorial da cidade, base para entender a formação da estrutura viária, identificação dos principais polos geradores de viagens e a viabilidade da inserção da infraestrutura cicloviária proposta. A partir desta análise o trabalho apresenta um projeto urbanístico de uma das vias para ser referência de soluções projetuais para as outras vias estabelecidas nas rotas de interesse.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-05T12:22:55Z
2023-07-05T12:22:55Z
2023-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244385
url http://hdl.handle.net/11449/244385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128892429402112