Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244385 |
Resumo: | O processo de urbanização das grandes cidades brasileiras está, a décadas, sendo pautado predominantemente em políticas públicas voltadas para o sistema de transporte individual motorizado, resultando em problemas relacionados à mobilidade urbana sustentável. Esses problemas são recorrentes e afetam diretamente a qualidade de vida da população da maioria das cidades brasileiras. Uma das premissas da mobilidade urbana sustentável é o incentivo ao uso dos modos de transportes ativos e coletivos, como por exemplo, a inserção de infraestrutura adequada para bicicletas. Esse processo de urbanização segue sendo reproduzido nas cidades médias, que sofrem com a expansão urbana horizontal de baixa densidade, e pouco se discute ações para mitigar os problemas causados por um planejamento urbano voltado para o transporte individual motorizado. A partir desse cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade propor a inserção de um sistema cicloviário para o município de Valinhos - SP, cidade média pertencente à Região Metropolitana de Campinas. O sistema proposto possibilita o deslocamento do ciclista na cidade, pois conecta os diversos polos geradores de viagens do município. Para que isto ocorra, é realizado uma análise físico-territorial da cidade, base para entender a formação da estrutura viária, identificação dos principais polos geradores de viagens e a viabilidade da inserção da infraestrutura cicloviária proposta. A partir desta análise o trabalho apresenta um projeto urbanístico de uma das vias para ser referência de soluções projetuais para as outras vias estabelecidas nas rotas de interesse. |
id |
UNSP_997f97ad232df35a98b8ed08db67f853 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244385 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SPSustainable mobility in medium cities: cycling planning for the city of Valinhos - SPCidades médiasMobilidade urbanaPlanejamento urbanoTransporte ativoCicloviaBicicletaMedium/huge citiesUrban mobilityUrban planningActive transportBike laneBicycleValinhos cityO processo de urbanização das grandes cidades brasileiras está, a décadas, sendo pautado predominantemente em políticas públicas voltadas para o sistema de transporte individual motorizado, resultando em problemas relacionados à mobilidade urbana sustentável. Esses problemas são recorrentes e afetam diretamente a qualidade de vida da população da maioria das cidades brasileiras. Uma das premissas da mobilidade urbana sustentável é o incentivo ao uso dos modos de transportes ativos e coletivos, como por exemplo, a inserção de infraestrutura adequada para bicicletas. Esse processo de urbanização segue sendo reproduzido nas cidades médias, que sofrem com a expansão urbana horizontal de baixa densidade, e pouco se discute ações para mitigar os problemas causados por um planejamento urbano voltado para o transporte individual motorizado. A partir desse cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade propor a inserção de um sistema cicloviário para o município de Valinhos - SP, cidade média pertencente à Região Metropolitana de Campinas. O sistema proposto possibilita o deslocamento do ciclista na cidade, pois conecta os diversos polos geradores de viagens do município. Para que isto ocorra, é realizado uma análise físico-territorial da cidade, base para entender a formação da estrutura viária, identificação dos principais polos geradores de viagens e a viabilidade da inserção da infraestrutura cicloviária proposta. A partir desta análise o trabalho apresenta um projeto urbanístico de uma das vias para ser referência de soluções projetuais para as outras vias estabelecidas nas rotas de interesse.The urbanization process of huge Brazilian cities has, for decades, been predominantly based on public policies directed towards the individual motorized transport system, resulting in problems related to sustainable urban mobility. These problems are recurrent and directly affect the quality of life of the population of most Brazilian cities. Based on the premise of sustainable urban mobility´s to encourage the use of active and collective modes of transport, such as the insertion of adequate infrastructure for bicycles. This urbanization process continues to be reproduced in medium-sized cities, which suffer from low-density horizontal urban expansion, and little´s discussed about actions to mitigate the problems caused by urban planning aimed at individual motorized transport. The intention of this Course Completion Work is to propose the insertion of a bicycle system for the municipality of Valinhos – SP, a medium-sized city belonging to the Metropolitan Region of Campinas. The proposed system makes it possible for cyclists to move around the city, as it connects the various poles that generate trips in the city. For this to happen, a physical-territorial analysis of the city is carried out, the basis for understanding the formation of the road structure, identification of the main trip generating poles and the feasibility of inserting the proposed cycling infrastructure. According to this analysis, the work presents an urban project for one of the roads to be a reference for design solutions for the other roads established on the routes of interest.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dezane Junior, Paulo Sergio2023-07-05T12:22:55Z2023-07-05T12:22:55Z2023-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-18T06:16:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:05:16.523950Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP Sustainable mobility in medium cities: cycling planning for the city of Valinhos - SP |
title |
Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP |
spellingShingle |
Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP Dezane Junior, Paulo Sergio Cidades médias Mobilidade urbana Planejamento urbano Transporte ativo Ciclovia Bicicleta Medium/huge cities Urban mobility Urban planning Active transport Bike lane Bicycle Valinhos city |
title_short |
Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP |
title_full |
Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP |
title_fullStr |
Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP |
title_full_unstemmed |
Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP |
title_sort |
Mobilidade sustentável em cidades médias: planejamento cicloviário para a cidade de Valinhos - SP |
author |
Dezane Junior, Paulo Sergio |
author_facet |
Dezane Junior, Paulo Sergio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magagnin, Renata Cardoso [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dezane Junior, Paulo Sergio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidades médias Mobilidade urbana Planejamento urbano Transporte ativo Ciclovia Bicicleta Medium/huge cities Urban mobility Urban planning Active transport Bike lane Bicycle Valinhos city |
topic |
Cidades médias Mobilidade urbana Planejamento urbano Transporte ativo Ciclovia Bicicleta Medium/huge cities Urban mobility Urban planning Active transport Bike lane Bicycle Valinhos city |
description |
O processo de urbanização das grandes cidades brasileiras está, a décadas, sendo pautado predominantemente em políticas públicas voltadas para o sistema de transporte individual motorizado, resultando em problemas relacionados à mobilidade urbana sustentável. Esses problemas são recorrentes e afetam diretamente a qualidade de vida da população da maioria das cidades brasileiras. Uma das premissas da mobilidade urbana sustentável é o incentivo ao uso dos modos de transportes ativos e coletivos, como por exemplo, a inserção de infraestrutura adequada para bicicletas. Esse processo de urbanização segue sendo reproduzido nas cidades médias, que sofrem com a expansão urbana horizontal de baixa densidade, e pouco se discute ações para mitigar os problemas causados por um planejamento urbano voltado para o transporte individual motorizado. A partir desse cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade propor a inserção de um sistema cicloviário para o município de Valinhos - SP, cidade média pertencente à Região Metropolitana de Campinas. O sistema proposto possibilita o deslocamento do ciclista na cidade, pois conecta os diversos polos geradores de viagens do município. Para que isto ocorra, é realizado uma análise físico-territorial da cidade, base para entender a formação da estrutura viária, identificação dos principais polos geradores de viagens e a viabilidade da inserção da infraestrutura cicloviária proposta. A partir desta análise o trabalho apresenta um projeto urbanístico de uma das vias para ser referência de soluções projetuais para as outras vias estabelecidas nas rotas de interesse. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-05T12:22:55Z 2023-07-05T12:22:55Z 2023-02-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244385 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128892429402112 |