A atividade de ensino da dança nas aulas de educação física em uma perspectiva histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192649 |
Resumo: | A pesquisa aqui relatada é vinculada à Linha de Pesquisa 3 “Processos formativos, infância e juventude”, do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP/Presidente Prudente e sob as bases teóricas e epistemológicas da teoria histórico-cultural teve como objetivo geral identificar e analisar o quanto a organização do ensino da atividade da dança, em um processo de intervenção formativo ludo-pedagógico, contribuiu para a aprendizagem sobre a linguagem da dança e a criação de imagens artísticas, carregadas de significados sociais através de ações corporais, tendo em vista o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como a imaginação e a criatividade dos estudantes. Para tanto, realizamos um processo de intervenção junto a uma sala de 3º ano do Ensino Fundamental, com cerca de 36 estudantes na faixa etária entre oito e nove anos, em uma escola pública municipal, da cidade de Presidente Prudente. Em um total de 24 encontros buscamos construir possibilidades interventivas formativas para os estudantes e, nesse movimento, compreender as possibilidades de ensino da dança e sua relação com o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos sujeitos participantes. Com as reflexões teóricas expostas em nossa seção de análise dos dados, observamos o avanço dos sujeitos no que se refere à compreensão do conceito da dança e os elementos que a compõe e como essas apropriações os fizeram avançar no processo de composição de uma imagem artística com fins comunicativos ao final do processo interventivo. A discussão realizada ao longo do trabalho nos faz reforçar a defesa de nossa tese que afirma que o ensino da dança, quando organizado de forma intencional e numa perspectiva histórico-cultural, com a finalidade de ensinar sobre sua linguagem, para a criação de uma imagem artística por meio de ações corporais com fins comunicativos e expressivos, possibilita o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos estudantes. |
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A atividade de ensino da dança nas aulas de educação física em uma perspectiva histórico-culturalDance teaching activity in physical education classes from a historical-cultural perspectiveOrganização do ensino da dançaImaginaçãoCriatividadeFunções psicológicas superioresOrganization of dance educationImaginationCreativityHigher psychological functionsA pesquisa aqui relatada é vinculada à Linha de Pesquisa 3 “Processos formativos, infância e juventude”, do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP/Presidente Prudente e sob as bases teóricas e epistemológicas da teoria histórico-cultural teve como objetivo geral identificar e analisar o quanto a organização do ensino da atividade da dança, em um processo de intervenção formativo ludo-pedagógico, contribuiu para a aprendizagem sobre a linguagem da dança e a criação de imagens artísticas, carregadas de significados sociais através de ações corporais, tendo em vista o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como a imaginação e a criatividade dos estudantes. Para tanto, realizamos um processo de intervenção junto a uma sala de 3º ano do Ensino Fundamental, com cerca de 36 estudantes na faixa etária entre oito e nove anos, em uma escola pública municipal, da cidade de Presidente Prudente. Em um total de 24 encontros buscamos construir possibilidades interventivas formativas para os estudantes e, nesse movimento, compreender as possibilidades de ensino da dança e sua relação com o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos sujeitos participantes. Com as reflexões teóricas expostas em nossa seção de análise dos dados, observamos o avanço dos sujeitos no que se refere à compreensão do conceito da dança e os elementos que a compõe e como essas apropriações os fizeram avançar no processo de composição de uma imagem artística com fins comunicativos ao final do processo interventivo. A discussão realizada ao longo do trabalho nos faz reforçar a defesa de nossa tese que afirma que o ensino da dança, quando organizado de forma intencional e numa perspectiva histórico-cultural, com a finalidade de ensinar sobre sua linguagem, para a criação de uma imagem artística por meio de ações corporais com fins comunicativos e expressivos, possibilita o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos estudantes.The research reported here is linked to Research Line 3 “Formative processes, childhood and youth”, from the Postgraduate Program in Education at FCT- UNESP / Presidente Prudente and under the theoretical and epistemological bases of historical-cultural theory, its general objective was to investigate how much the organization of the teaching of dance activity, in a ludo-pedagogical formative intervention process, contributed to learning about the language of dance and the creation of artistic images, charged with social meanings through bodily actions, with a view to the development of superior psychological functions, such as students' imagination and creativity. To this end, we carried out an intervention process in a 3rd year elementary school room, with about 36 students aged between 8 and 9 years old, in a municipal public school in the city of Presidente Prudente; in a total of 24 meetings, we seek to build interventional training possibilities for students and, in this movement, understand the possibilities of teaching dance and its relationship with the development of the imagination and creativity of the participating subjects. With the theoretical reflections exposed in our chapter of data analysis, we observe the progress of the subjects in terms of understanding the concept of dance and the elements that compose it and how these appropriations made them advance in the process of composing an artistic image with communicative purposes at the end of the intervention process. The discussion carried out throughout the work makes us reinforce the defense of our thesis that states that the teaching of dance, when organized intentionally and in a historical-cultural perspective, with the purpose of teaching about its language, for the creation of an image artistic through body actions for communicative and expressive purposes, allows the development of students' imagination and creativity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Ariana Aparecida Nascimento dos [UNESP]2020-05-27T14:19:45Z2020-05-27T14:19:45Z2020-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19264900093150833004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:01:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:04:08.925807Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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