Efeitos do hidrogênio na corrosão localizada de ligas de alumínio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Marques dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215230
Resumo: A soldagem por fricção e mistura (FSW-Friction Stir Welding) é um método de soldagem de ligas de alumínio com elevada resistência mecânica empregadas em estruturas na indústria aeronáutica e automotiva. Nas ligas de alumínio não é possível soldar as peças por fusão convencional como plasma, Tungsten Inert Gas (TIG), Metal Inert Gas e Metal Active Gas (MIG/MAG) por apresentarem defeitos na fusão, como porosidades, trincas de solidificação e fusão no contorno do grão. A solda por FSW não envolve fusão, mas modifica a microestrutura dos metais bases devido aos efeitos térmicos e mecânicos, gerando quatro regiões distintas: a) metal base (MB), b) zona termomecanicamente afetada (ZTMA), zona termicamente afetada (ZTA) e zona de mistura (ZM). Neste trabalho, foram estudadas o efeito da geração do hidrogênio na orrosão localizada de diferentes regiões das ligas AA2024 e AA7475 soldadas por FSW. O hidrogênio foi gerado na solução de H2SO4 0,5 mol/L e as curvas de polarização potenciodinâmica foram realizadas na solução de tampão borato (pH 7,0) + NaCl 0,010 mol/L aplicando sobrepotenciais de -0,1 V a 0,5 V a 1mV/s. Após os experimentos, foram registradas micrografias após 6 e 24 horas de geração de hidrogênio. Foi observado que a geração do hidrogênio promove corrosão nas diferentes regiões da solda das ligas, sendo mais evidenciada na ZM que é a região mais heterogênea, levando ao aumento na corrente de corrosão (icorr) e diminuição nos potenciais de corrosão (Ecorr).
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