Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Andréa Cristina Souza de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139776
Resumo: Diante da necessidade de uma formação específica do professor que atua em classes de EJA, nossa pesquisa tem o objetivo de investigar quais as especificidades consideradas por futuros professores de Física ao prepararem e desenvolverem em sala de aula uma sequência didática para uma classe de jovens e adultos. A primeira etapa da pesquisa constituiu a aplicação de um questionário, que denominamos “Questionário Exploratório”. O objetivo da utilização deste instrumento foi investigar o imaginário dos licenciandos sobre alguns temas relevantes ao pensarmos numa proposta didática para a EJA, dentre elas, a necessidade do professor dessa modalidade realizar uma seleção de conteúdos tendo em vista o perfil dos alunos e a carga horária do curso, que é bastante reduzida se comparada ao chamado ensino regular. A partir das respostas dos licenciandos para a questão sobre como elaborariam um conteúdo programático, foi possível identificar ao menos dois importantes critérios presentes em seus imaginários sobre a seleção de conteúdos. O primeiro critério indicado é a realização da seleção a partir de conteúdos conceituais e voltados para o cotidiano, esta consideração está de acordo com as discussões sobre as características e necessidades dos alunos jovens e adultos, e também vai ao encontro de diversas propostas de Ensino de Física. Já o segundo critério, pautado no vestibular, deve ser pensado com cuidado, tendo em vista os objetivos e as necessidades dos jovens e adultos com relação à escola. Os discursos também indicam dificuldades dos licenciandos em realizar a seleção ou em incluir temas contemporâneos no conteúdo programático.
id UNSP_99e287a43d317a617c1bf0c1dbb086b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139776
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdosSeleção de conteúdosEducação de Jovens e AdultosEnsino de FísicaDiante da necessidade de uma formação específica do professor que atua em classes de EJA, nossa pesquisa tem o objetivo de investigar quais as especificidades consideradas por futuros professores de Física ao prepararem e desenvolverem em sala de aula uma sequência didática para uma classe de jovens e adultos. A primeira etapa da pesquisa constituiu a aplicação de um questionário, que denominamos “Questionário Exploratório”. O objetivo da utilização deste instrumento foi investigar o imaginário dos licenciandos sobre alguns temas relevantes ao pensarmos numa proposta didática para a EJA, dentre elas, a necessidade do professor dessa modalidade realizar uma seleção de conteúdos tendo em vista o perfil dos alunos e a carga horária do curso, que é bastante reduzida se comparada ao chamado ensino regular. A partir das respostas dos licenciandos para a questão sobre como elaborariam um conteúdo programático, foi possível identificar ao menos dois importantes critérios presentes em seus imaginários sobre a seleção de conteúdos. O primeiro critério indicado é a realização da seleção a partir de conteúdos conceituais e voltados para o cotidiano, esta consideração está de acordo com as discussões sobre as características e necessidades dos alunos jovens e adultos, e também vai ao encontro de diversas propostas de Ensino de Física. Já o segundo critério, pautado no vestibular, deve ser pensado com cuidado, tendo em vista os objetivos e as necessidades dos jovens e adultos com relação à escola. Os discursos também indicam dificuldades dos licenciandos em realizar a seleção ou em incluir temas contemporâneos no conteúdo programático.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jesus, Andréa Cristina Souza de [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]2016-06-28T17:31:40Z2016-06-28T17:31:40Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3826-3836application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3826-38369708-2011http://hdl.handle.net/11449/139776ISSN2236-9708-2011-3826-3836.pdf4449947783474945porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:28:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139776Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:29:13.671611Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos
title Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos
spellingShingle Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos
Jesus, Andréa Cristina Souza de [UNESP]
Seleção de conteúdos
Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Física
title_short Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos
title_full Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos
title_fullStr Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos
title_sort Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos
author Jesus, Andréa Cristina Souza de [UNESP]
author_facet Jesus, Andréa Cristina Souza de [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Andréa Cristina Souza de [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Seleção de conteúdos
Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Física
topic Seleção de conteúdos
Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Física
description Diante da necessidade de uma formação específica do professor que atua em classes de EJA, nossa pesquisa tem o objetivo de investigar quais as especificidades consideradas por futuros professores de Física ao prepararem e desenvolverem em sala de aula uma sequência didática para uma classe de jovens e adultos. A primeira etapa da pesquisa constituiu a aplicação de um questionário, que denominamos “Questionário Exploratório”. O objetivo da utilização deste instrumento foi investigar o imaginário dos licenciandos sobre alguns temas relevantes ao pensarmos numa proposta didática para a EJA, dentre elas, a necessidade do professor dessa modalidade realizar uma seleção de conteúdos tendo em vista o perfil dos alunos e a carga horária do curso, que é bastante reduzida se comparada ao chamado ensino regular. A partir das respostas dos licenciandos para a questão sobre como elaborariam um conteúdo programático, foi possível identificar ao menos dois importantes critérios presentes em seus imaginários sobre a seleção de conteúdos. O primeiro critério indicado é a realização da seleção a partir de conteúdos conceituais e voltados para o cotidiano, esta consideração está de acordo com as discussões sobre as características e necessidades dos alunos jovens e adultos, e também vai ao encontro de diversas propostas de Ensino de Física. Já o segundo critério, pautado no vestibular, deve ser pensado com cuidado, tendo em vista os objetivos e as necessidades dos jovens e adultos com relação à escola. Os discursos também indicam dificuldades dos licenciandos em realizar a seleção ou em incluir temas contemporâneos no conteúdo programático.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:40Z
2016-06-28T17:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3826-3836
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139776
ISSN2236-9708-2011-3826-3836.pdf
4449947783474945
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139776
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3826-3836
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-3826-3836.pdf
4449947783474945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3826-3836
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129075729924096