Literatura digital: tendências e impasses da crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Payão, Giovana Tavernari
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251098
Resumo: Este trabalho busca situar o conceito de literatura digital, ou seja, a “estética e forma literária produzida e lida em suportes digitais” (Gainza, 2020), bem como pontuar suas complexidades no contexto do ensino de literatura, mapear as tendências e os impasses presentes nas investigações sobre o assunto no país e, por fim, analisar as influências das discussões sobre a literatura digital e suas representações sociais no ensino e na formação dos professores de literatura por meio do material levantado. Para isso, realizou-se o levantamento e a análise da produção científica brasileira, como artigos, dissertações e teses publicados entre 2016 a 2021 em quatro bancos de dados: o Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES), o SciELO, o Observatório da Literatura Digital Brasileira e o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL). A metodologia consiste no levantamento do estado da arte (Ferreira, 2002; 2021) sobre o assunto, e, então, na análise das produções acadêmicas. Durante o processo do levantamento do corpus, foram encontrados 15 artigos científicos, 5 dissertações e 4 teses sobre o assunto. A pesquisa conta com as contribuições teóricas de Hayles (2009), Aarseth (1997), Barthes (2004; 2012), Chartier (2011; 2017), entre outros, para elucidar questões relacionadas aos novos suportes e suas relações com a literatura digital. A fim de analisar o material encontrado, foram consideradas três categorias: “as manifestações literárias”, em que se pensa nas obras digitais mencionadas pelos autores; “a tecnologia e a literatura digital”, em que observa-se uso das ferramentas tecnológicas utilizadas na produção e leitura dessas obras literárias e, finalmente, “a circulação teórico-metodológica”, que possibilita analisar o percurso teórico desenvolvido pelos autores e suas principais influências. Como resultados, encontram-se a complexidade de categorização de gêneros literários no contexto eletrônico, uma tendência a se pensar no impacto dos diferentes suportes na produção e leitura do texto literário e, também, uma preocupação com o processo de acervo e conservação de literatura digital. Os impasses encontrados dizem respeito ao ensino de literatura eletrônica, de modo que as relações entre tecnologia, literatura e ensino estão pautadas no uso das ferramentas tecnológicas enquanto mediadoras de leitura. Por fim, conclui-se que a dissertação possibilita um entendimento sobre o movimento do campo literário digital, bem como um olhar para as perspectivas dos estudos sobre literatura digital desenvolvidos no país.
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Para isso, realizou-se o levantamento e a análise da produção científica brasileira, como artigos, dissertações e teses publicados entre 2016 a 2021 em quatro bancos de dados: o Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES), o SciELO, o Observatório da Literatura Digital Brasileira e o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL). A metodologia consiste no levantamento do estado da arte (Ferreira, 2002; 2021) sobre o assunto, e, então, na análise das produções acadêmicas. Durante o processo do levantamento do corpus, foram encontrados 15 artigos científicos, 5 dissertações e 4 teses sobre o assunto. A pesquisa conta com as contribuições teóricas de Hayles (2009), Aarseth (1997), Barthes (2004; 2012), Chartier (2011; 2017), entre outros, para elucidar questões relacionadas aos novos suportes e suas relações com a literatura digital. A fim de analisar o material encontrado, foram consideradas três categorias: “as manifestações literárias”, em que se pensa nas obras digitais mencionadas pelos autores; “a tecnologia e a literatura digital”, em que observa-se uso das ferramentas tecnológicas utilizadas na produção e leitura dessas obras literárias e, finalmente, “a circulação teórico-metodológica”, que possibilita analisar o percurso teórico desenvolvido pelos autores e suas principais influências. Como resultados, encontram-se a complexidade de categorização de gêneros literários no contexto eletrônico, uma tendência a se pensar no impacto dos diferentes suportes na produção e leitura do texto literário e, também, uma preocupação com o processo de acervo e conservação de literatura digital. Os impasses encontrados dizem respeito ao ensino de literatura eletrônica, de modo que as relações entre tecnologia, literatura e ensino estão pautadas no uso das ferramentas tecnológicas enquanto mediadoras de leitura. Por fim, conclui-se que a dissertação possibilita um entendimento sobre o movimento do campo literário digital, bem como um olhar para as perspectivas dos estudos sobre literatura digital desenvolvidos no país.This research aims to understand the concept of electronic literature, in other words, the "aesthetic and literary form created and read in digital supports" (Gainza, 2020), as well as to point out its complexities in the context of literature teaching, to map the tendencies and the obstacles in the investigations about the subject in the country and, finally, to analyze the influences of the discussions about electronic literature and their social representations in education and in literature teaching formation through the material found. To do so, a data survey and analysis of the Brazilian scientific production was made, such as articles, master’s and doctoral theses published between 2016 and 2021 in four databases: the Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES), the SciELO, the Observatório de Literatura Digital Brasileira and the Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL). The methodology consists in the survey of the state of the art (Ferreira, 2002; 2021) about the subject and, later, in the analysis of the scientific production. During the surveying of the materials, there were found 15 academic articles, 5 master’s theses and 4 doctoral theses about the subject. The research relies on the theoretical contributions of Hayles (2009), Aarseth (1997), Barthes (2004; 2012), Chartier (2011; 2017) et al in order to elucidate the questions about the new supports and their relations with electronic literature. In order to analyze the material found, three categories were considered”: “the literary expressions”, in which the digital works are observed; “technology and electronic literature”, where the use of technological software in the production and reading of these literary works are noted and, finally, “the theoretical-methodological movement”, which allows the analysis of the theoretical thinking developed by the authors and their main influences. As the results, there were found the complexity of genre categorization in the electronic literature context, a tendency to think about the impact of different supports in the production and reading of the literary text and a concern about the process of collection and maintenance of electronic literature. The obstacles found are related to electronic literature teaching, in such a way that the relations between technology, literature and teaching are based on the use of technological tools as reading mediators. Finally, it concludes that this master’s thesis allows an understanding about the movement of the digital literature field, as well as a look to the perspectives of the studies about electronic literature developed in the country.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Annibal, Sérgio Fabiano [UNESP]Payão, Giovana Tavernari2023-10-24T19:06:56Z2023-10-24T19:06:56Z2023-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-08T06:25:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:25:38.412721Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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