As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianelli, Gustavo Biciato [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143096
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar de que formas os desenvolvimentos tecnológicos ocorridos no século XX afetaram a prática musical organística. Transformações históricas, musicais e sociais foram abordadas com o objetivo de compreender as relações estabelecidas entre o instrumento órgão, os músicos, a sociedade e a tecnologia. Tal compreensão pode incentivar novas ideias e novos pontos de vista sobre a função do órgão na sociedade contemporânea, que em grande parte têm vínculos cada vez mais frágeis com a música organística. Por meio de pesquisas em documentos sociais, científicos, mídias distintas, arquivos e entrevistas foi possível formar um panorama das mudanças ocorridas. A análise dessas foi realizada sob a ótica da Sociologia da Tecnologia, em especial da Teoria da Construção Social da Tecnologia, que tem como principal característica tratar as inovações como reações a anseios e desejos de determinado grupo social. A princípio são apresentados conceitos sobre as teorias envolvidas, e é discutido como foram aplicadas no desenvolvimento do trabalho. São analisadas então as principais fases das mudanças ocorridas na prática organística no período abordado: a invenção do Órgão Hammond, em 1935, e as condições que levaram a este desenvolvimento; o surgimento dos órgãos direcionados ao mercado doméstico e a popularização do instrumento eletrônico; o surgimento das tecnologias digitais e os novos rumos da prática organística. Nas conclusões foi demonstrado que, embora a presença de órgãos eletrônicos seja cada vez mais evidente, muitas vezes não como complemento, mas como substituto dos tubulares, as opiniões dos organistas ainda são muito conflitantes, o que contribui para o enfraquecimento da classe como um todo, e que novas formas de se pensar o órgão, suas características e suas funções são parte de uma necessária discussão.
id UNSP_9a0760f3f3903b674c1a7da28b7c35db
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143096
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XXChanges in organistic practices from the technological developments of the Twentieth centuryÓrgãoTecnologiaSociologiaOrganTechnologySociologyO objetivo deste trabalho foi investigar de que formas os desenvolvimentos tecnológicos ocorridos no século XX afetaram a prática musical organística. Transformações históricas, musicais e sociais foram abordadas com o objetivo de compreender as relações estabelecidas entre o instrumento órgão, os músicos, a sociedade e a tecnologia. Tal compreensão pode incentivar novas ideias e novos pontos de vista sobre a função do órgão na sociedade contemporânea, que em grande parte têm vínculos cada vez mais frágeis com a música organística. Por meio de pesquisas em documentos sociais, científicos, mídias distintas, arquivos e entrevistas foi possível formar um panorama das mudanças ocorridas. A análise dessas foi realizada sob a ótica da Sociologia da Tecnologia, em especial da Teoria da Construção Social da Tecnologia, que tem como principal característica tratar as inovações como reações a anseios e desejos de determinado grupo social. A princípio são apresentados conceitos sobre as teorias envolvidas, e é discutido como foram aplicadas no desenvolvimento do trabalho. São analisadas então as principais fases das mudanças ocorridas na prática organística no período abordado: a invenção do Órgão Hammond, em 1935, e as condições que levaram a este desenvolvimento; o surgimento dos órgãos direcionados ao mercado doméstico e a popularização do instrumento eletrônico; o surgimento das tecnologias digitais e os novos rumos da prática organística. Nas conclusões foi demonstrado que, embora a presença de órgãos eletrônicos seja cada vez mais evidente, muitas vezes não como complemento, mas como substituto dos tubulares, as opiniões dos organistas ainda são muito conflitantes, o que contribui para o enfraquecimento da classe como um todo, e que novas formas de se pensar o órgão, suas características e suas funções são parte de uma necessária discussão.The objective of this study was to investigate how technological developments in the 20th century affected the organ-related musical practice. Historical, musical and social changes were addressed in order to understand the relations between the instrument organ, musicians, society and technology. Such understanding can encourage new ideas and views on the role of the organ in contemporary society, which has increasingly fragile ties to the organ-related music. Through research in social and scientific documents, different media, files and interviews was possible to form an overview of the changes. The analysis of these was carried out from the perspective of Sociology of Technology, particularly the theory of social construction of technology, whose main characteristic is to treat innovations as reactions to longings and desires of a particular social group. The principle concepts on the theories involved are presented, and is discussed as they were applied in the development of work. Following are analyzes of the main changes in organ-related practice in the covered period: the invention of the Hammond Organ in 1935, and the conditions that led to this development; the emergence of organs directed to the domestic market and popularization of electronic instrument; the emergence of digital technologies and new ways of organ-related practice. In the conclusions was demonstrated that, although the presence of electronic organs is increasingly evident, often not as a supplement, but as a substitute for tubular, the opinions of organists are still very conflicting, which contributes to the weakening and that new forms of thinking about the organ, its features and its functions are part of a necessary discussion.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gianelli, Gustavo Biciato [UNESP]2016-08-19T20:25:13Z2016-08-19T20:25:13Z2016-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14309600087223933004013066P36082633521601522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-02T06:01:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143096Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:42:32.697681Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX
Changes in organistic practices from the technological developments of the Twentieth century
title As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX
spellingShingle As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX
Gianelli, Gustavo Biciato [UNESP]
Órgão
Tecnologia
Sociologia
Organ
Technology
Sociology
title_short As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX
title_full As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX
title_fullStr As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX
title_full_unstemmed As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX
title_sort As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX
author Gianelli, Gustavo Biciato [UNESP]
author_facet Gianelli, Gustavo Biciato [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gianelli, Gustavo Biciato [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Órgão
Tecnologia
Sociologia
Organ
Technology
Sociology
topic Órgão
Tecnologia
Sociologia
Organ
Technology
Sociology
description O objetivo deste trabalho foi investigar de que formas os desenvolvimentos tecnológicos ocorridos no século XX afetaram a prática musical organística. Transformações históricas, musicais e sociais foram abordadas com o objetivo de compreender as relações estabelecidas entre o instrumento órgão, os músicos, a sociedade e a tecnologia. Tal compreensão pode incentivar novas ideias e novos pontos de vista sobre a função do órgão na sociedade contemporânea, que em grande parte têm vínculos cada vez mais frágeis com a música organística. Por meio de pesquisas em documentos sociais, científicos, mídias distintas, arquivos e entrevistas foi possível formar um panorama das mudanças ocorridas. A análise dessas foi realizada sob a ótica da Sociologia da Tecnologia, em especial da Teoria da Construção Social da Tecnologia, que tem como principal característica tratar as inovações como reações a anseios e desejos de determinado grupo social. A princípio são apresentados conceitos sobre as teorias envolvidas, e é discutido como foram aplicadas no desenvolvimento do trabalho. São analisadas então as principais fases das mudanças ocorridas na prática organística no período abordado: a invenção do Órgão Hammond, em 1935, e as condições que levaram a este desenvolvimento; o surgimento dos órgãos direcionados ao mercado doméstico e a popularização do instrumento eletrônico; o surgimento das tecnologias digitais e os novos rumos da prática organística. Nas conclusões foi demonstrado que, embora a presença de órgãos eletrônicos seja cada vez mais evidente, muitas vezes não como complemento, mas como substituto dos tubulares, as opiniões dos organistas ainda são muito conflitantes, o que contribui para o enfraquecimento da classe como um todo, e que novas formas de se pensar o órgão, suas características e suas funções são parte de uma necessária discussão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-19T20:25:13Z
2016-08-19T20:25:13Z
2016-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143096
000872239
33004013066P3
6082633521601522
url http://hdl.handle.net/11449/143096
identifier_str_mv 000872239
33004013066P3
6082633521601522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128268863275008