Instrumento de avaliação da caminhabilidade em campus universitários: estudos de casos nos campus da UNESP de Marília e Bauru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Bruna Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255485
Resumo: Toda pessoa em algum momento dos deslocamentos urbanos, é pedestre, por isso, os espaços construídos urbanos devem oferecer qualidade e segurança para esses deslocamentos. No caso dos campus universitários, dada a diversidade de pessoas que utilizam esse espaço diariamente para as atividades didáticas, de pesquisa, extensão ou mesmo para a busca por serviços oferecidos pela universidade à sociedade, a infraestrutura para os deslocamentos a pé deve atender as normas de acessibilidade vigentes no país, além de oferecer conforto e segurança a todos. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva propor um instrumento para avaliar a caminhabilidade em campus universitários brasileiros, a partir da configuração espacial do campus e da oferta de infraestrutura destinada aos deslocamentos dos usuários para acessar os principais edifícios do campus universitário. O estudo de caso, para validação do instrumento, é realizado em dois campus da UNESP, localizados em Marília/SP e Bauru/SP. A metodologia é compreendida por multimétodos, ou seja, envolve a proposição de um índice e indicadores de desempenho que permite avaliar a qualidade da infraestrutura destinada aos deslocamentos dos pedestres, e análise das calçadas e passeios dos campus utilizando grafos de visibilidade e sintaxe espacial. Os resultados da primeira etapa, foi possível identificar que alguns temas, como legibilidade, segurança, seguridade precisam receber maior atenção pelos gestores locais para a melhoria da caminhabilidade, itens relacionados à acessibilidade e iluminação se apresentam críticos em ambos estudos e caso. Em relação a sintaxe espacial, a análise mostrou pouca conexão entre os caminhos no campus de Marília, o que torna os deslocamentos mais longos e com menos rotas alternativas. Em Bauru, a análise da conectividade de passeios e calçadas localizados nas extremidades do campus foi similar aquelas identificadas no Campus de Marília, pois se mostrou menos conectada. A contagem de pedestres nos dois campus mostrou uma maior concentração de pessoas nos locais de acesso ao campus (entradas), e no entorno do restaurante universitário. Em relação a visibilidade espacial, os resultados mostraram que nos dois casos apresentam baixa visibilidade, principalmente pela densidade de árvores em todo campus. Espera-se que os resultados possam contribuir para a melhoria das áreas destinadas aos pedestres dos campus e para a implantação de novos campus universitários.
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Nesse sentido, essa pesquisa objetiva propor um instrumento para avaliar a caminhabilidade em campus universitários brasileiros, a partir da configuração espacial do campus e da oferta de infraestrutura destinada aos deslocamentos dos usuários para acessar os principais edifícios do campus universitário. O estudo de caso, para validação do instrumento, é realizado em dois campus da UNESP, localizados em Marília/SP e Bauru/SP. A metodologia é compreendida por multimétodos, ou seja, envolve a proposição de um índice e indicadores de desempenho que permite avaliar a qualidade da infraestrutura destinada aos deslocamentos dos pedestres, e análise das calçadas e passeios dos campus utilizando grafos de visibilidade e sintaxe espacial. Os resultados da primeira etapa, foi possível identificar que alguns temas, como legibilidade, segurança, seguridade precisam receber maior atenção pelos gestores locais para a melhoria da caminhabilidade, itens relacionados à acessibilidade e iluminação se apresentam críticos em ambos estudos e caso. Em relação a sintaxe espacial, a análise mostrou pouca conexão entre os caminhos no campus de Marília, o que torna os deslocamentos mais longos e com menos rotas alternativas. Em Bauru, a análise da conectividade de passeios e calçadas localizados nas extremidades do campus foi similar aquelas identificadas no Campus de Marília, pois se mostrou menos conectada. A contagem de pedestres nos dois campus mostrou uma maior concentração de pessoas nos locais de acesso ao campus (entradas), e no entorno do restaurante universitário. Em relação a visibilidade espacial, os resultados mostraram que nos dois casos apresentam baixa visibilidade, principalmente pela densidade de árvores em todo campus. Espera-se que os resultados possam contribuir para a melhoria das áreas destinadas aos pedestres dos campus e para a implantação de novos campus universitários.At some point in urban travels, every person becomes a pedestrian, which is why urban built spaces should offer quality and safety for these movements. In the case of university campuses, given the diversity of people who use this space daily for educational, research, extension activities, or even for accessing services offered by the university to society, the infrastructure for pedestrian movements must comply with the accessibility standards in force in the country, in addition to providing comfort and safety for everyone. In this sense, this research aims to propose a tool to assess walkability on Brazilian university campuses, based on the spatial configuration of the campus and the provision of infrastructure for users' movements to access the main campus buildings. The case study, for instrument validation, is conducted at two campuses of UNESP, located in Marília/SP and Bauru/SP. The methodology comprises multimethods, involving the proposal of an index and performance indicators that allow evaluating the quality of the infrastructure intended for pedestrian movements, and the analysis of sidewalks and campus pathways using visibility graphs and spatial syntax. The results of the first stage made it possible to identify that some issues, such as legibility, security, and safety, need greater attention from local managers to improve walkability. Accessibility and lighting-related items are critical in both studies and cases. Regarding spatial syntax, the analysis showed little connection between pathways on the Marília campus, making movements longer and with fewer alternative routes. In Bauru, the analysis of sidewalk and pathway connectivity at the campus' edges was similar to those identified in the Marília Campus, as it was less connected. Pedestrian counts at both campuses showed a higher concentration of people at campus access points (entrances) and around the university restaurant. Regarding spatial visibility, the results showed that in both cases, visibility is low, mainly due to the density of trees throughout the campus. It is hoped that the results can contribute to improving pedestrian areas on campuses and to the implementation of new university campuses.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]Pires, Bruna Cristina2024-05-06T16:36:28Z2024-05-06T16:36:28Z2024-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, B. C. Instrumento de avaliação da caminhabilidade em campus universitários: estudos de casos nos campus da UNESP de Marília e Bauru. Orientadora: Renata Cardoso Magagni. 2024. 211 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25548584316480909078720000-0003-0971-9532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-07T06:44:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255485Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:39:02.670347Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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