O barroco no cinema latino americano: O dragão da maldade contra o santo guerreiro (Brasil) e La última cena (Cuba)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Fabio de Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/141896
Resumo: Esta dissertação investiga se o barroco, comumente definido como a arte do bizarro e que teria entrado em declínio há mais de dois séculos, influenciou o cinema latino-americano nas décadas de 60 e 70, momento em que o nuevo cine latino-americano e o cinema novo brasileiro dialogavam em várias instâncias. O recorte para esta análise são duas obras dos mais renomados diretores deste momento: “O Dragão da maldade contra o santo guerreiro”, de Glauber Rocha (Brasil - 1969) e “La última cena”, de Tomás Gutiérrez Alea (Cuba – 1977). A pesquisa discutirá tanto os aspectos visuais do barroco quanto as narrativas deste estilo. As obras em questão são extremamente importantes para o cinema de seus respectivos países e foram reconhecidas mundialmente com vários prêmios, inclusive direção em Cannes para “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”. O diálogo com as artes plásticas é comum desde os primórdios do cinema, porém, quando Glauber e Tomás exprimem o drama do barroco, seus filmes aludem além de uma estética outrora chamada de bizarra, questões da América Latina, que teria sido moldada por séculos pelos colonizadores, pela igreja e por todos os artifícios artísticos que ela impunha.
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spelling O barroco no cinema latino americano: O dragão da maldade contra o santo guerreiro (Brasil) e La última cena (Cuba)El barroco en el cine latinoamericano: O dragão da maldade contra o santo guerreiro (Brasil) y La última cena (Cuba)Glauber RochaTomás Gutiérrez AleaBarrocoCinema Latino-AmericanoCine LatinoamericanoEsta dissertação investiga se o barroco, comumente definido como a arte do bizarro e que teria entrado em declínio há mais de dois séculos, influenciou o cinema latino-americano nas décadas de 60 e 70, momento em que o nuevo cine latino-americano e o cinema novo brasileiro dialogavam em várias instâncias. O recorte para esta análise são duas obras dos mais renomados diretores deste momento: “O Dragão da maldade contra o santo guerreiro”, de Glauber Rocha (Brasil - 1969) e “La última cena”, de Tomás Gutiérrez Alea (Cuba – 1977). A pesquisa discutirá tanto os aspectos visuais do barroco quanto as narrativas deste estilo. As obras em questão são extremamente importantes para o cinema de seus respectivos países e foram reconhecidas mundialmente com vários prêmios, inclusive direção em Cannes para “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”. O diálogo com as artes plásticas é comum desde os primórdios do cinema, porém, quando Glauber e Tomás exprimem o drama do barroco, seus filmes aludem além de uma estética outrora chamada de bizarra, questões da América Latina, que teria sido moldada por séculos pelos colonizadores, pela igreja e por todos os artifícios artísticos que ela impunha.Esta disertación investiga si el barroco comúnmente definido como el arte del extravagante y que habría entrado en declinio hace dos siglos, influenció al cine latinoamericano en las décadas de 60 y 70, momento en que el nuevo cine latino-americano y el Cinema Novo brasileño dialogaron en varias instancias. El retazo para este análisis son dos obras de los más renombrados directores de este momento: “O Dragão da maldade contra o santo guerreiro”, de Glauber Rocha (Brasil - 1969) y “La última cena”, de Tomás Gutiérrez Alea (Cuba – 1977). La investigación discutirá tanto los aspectos visuales del barroco como las narrativas de este estilo. Las obras en cuestión son extremamente importantes para el cine de sus respectivos países y fueron reconocidas mundialmente con varios premios, incluso dirección en Cannes para “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”. El diálogo con las artes plásticas es común desde los principios del cine, pero cuando Glauber y Tomás revelan el drama del barroco, sus películas aluden además de una estética antes la llamada estravagante, cuestiones de América Latina que habrían sido moldeadas por siglos por los colonizadores, por la iglesia y por todos los sacrificios artísticos que ella imponía.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leal, Fabio de Freitas2016-07-20T18:35:40Z2016-07-20T18:35:40Z2016-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14189600087261333004013063P46533679344753214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:19:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141896Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:38:23.264357Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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