As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lázaro, Adriana Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/132872
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) adentraram os ambientes escolares para serem meios auxiliares ao processo de ensino e aprendizagem. Na maioria das escolas públicas a presença dessas tecnologias, representada pelo computador, aconteceu com a criação dos laboratórios de informática. Estudos já desenvolvidos por inúmeros pesquisadores da área educacional evidenciaram que a criação dos laboratórios de informática não garantiu que esse instrumento fosse usado como auxiliar na construção do conhecimento pelos alunos devido à desconexão com os conteúdos do currículo. Com o objetivo de articular o uso do laboratório de informática com os conteúdos curriculares de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, esta pesquisa de abordagem qualitativa com características de pesquisa-ação, porém, de metodologia experimental e participante propôs uma intervenção para o uso dos computadores como auxiliares ao processo pedagógico, por meio de um curso de formação continuada em serviço desenvolvido com 24 professores de uma escola pública municipal numa cidade de pequeno porte localizada no interior da região centro-oeste do estado de São Paulo. Como produto deste estudo de Mestrado Profissional, elaboramos um livro em formato digital com sugestões para o trabalho com professores no laboratório de informática. Verificamos que apesar do receio inicial na utilização do computador, os professores demonstraram-se interessados e participativos durante a realização das atividades do curso e assim contribuindo para que o laboratório de informática educacional torne-se um local de construção de conhecimentos favorável ao processo de ensino e aprendizagem.
id UNSP_9a520ad45512887c2322966bece5e117
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/132872
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informáticaThe information and comunication technologies in teachers’ continuous training: a proposal for the use of computer labLaboratório de informática educacionalFormação continuada de professoresTecnologias da informação e comunicaçãoEducational computer labsTeachers’ continuous trainingInformation and communication technologiesAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) adentraram os ambientes escolares para serem meios auxiliares ao processo de ensino e aprendizagem. Na maioria das escolas públicas a presença dessas tecnologias, representada pelo computador, aconteceu com a criação dos laboratórios de informática. Estudos já desenvolvidos por inúmeros pesquisadores da área educacional evidenciaram que a criação dos laboratórios de informática não garantiu que esse instrumento fosse usado como auxiliar na construção do conhecimento pelos alunos devido à desconexão com os conteúdos do currículo. Com o objetivo de articular o uso do laboratório de informática com os conteúdos curriculares de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, esta pesquisa de abordagem qualitativa com características de pesquisa-ação, porém, de metodologia experimental e participante propôs uma intervenção para o uso dos computadores como auxiliares ao processo pedagógico, por meio de um curso de formação continuada em serviço desenvolvido com 24 professores de uma escola pública municipal numa cidade de pequeno porte localizada no interior da região centro-oeste do estado de São Paulo. Como produto deste estudo de Mestrado Profissional, elaboramos um livro em formato digital com sugestões para o trabalho com professores no laboratório de informática. Verificamos que apesar do receio inicial na utilização do computador, os professores demonstraram-se interessados e participativos durante a realização das atividades do curso e assim contribuindo para que o laboratório de informática educacional torne-se um local de construção de conhecimentos favorável ao processo de ensino e aprendizagem.Information and Communication Technologies (ICT) entered school environments to be auxiliary means to the process of teaching and learning. In most public schools, the presence of these technologies, which is represented by computers, happened with the setting of computer labs. Studies previously developed by several researchers of the educational field made it clear that the setting of computer labs did not guarantee that such tools were used to help students in their knowledge construction because of the disconnection with curriculum contents. Aiming at articulating the use of computer labs with the contents of Elementary School 1st to 5th year, this study, which had a qualitative approach with characteristics of an action research and used an experimental and participative methodology, purposed an intervention for the use of computers as helpers to the pedagogical process through a teachers’ continuous training during service developed with 24 individuals in a local public school of a small town in the countryside of São Paulo. As an outcome of this study for Professional Master Degree, we elaborated a digital book with suggestions for the work with teachers in computer labs. We verified that, even being insecure about using computers, teachers like such technology and showed themselves interested and participative during the training activities and, thus, contributed for educational computer labs to become knowledge construction places which are favorable to the process of teaching and learning.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lázaro, Adriana Cristina [UNESP]2016-01-13T13:42:20Z2016-01-13T13:42:20Z2015-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/132872000865840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-03T06:08:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/132872Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462023-11-03T06:08:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática
The information and comunication technologies in teachers’ continuous training: a proposal for the use of computer lab
title As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática
spellingShingle As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática
Lázaro, Adriana Cristina [UNESP]
Laboratório de informática educacional
Formação continuada de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Educational computer labs
Teachers’ continuous training
Information and communication technologies
title_short As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática
title_full As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática
title_fullStr As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática
title_sort As tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática
author Lázaro, Adriana Cristina [UNESP]
author_facet Lázaro, Adriana Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lázaro, Adriana Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de informática educacional
Formação continuada de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Educational computer labs
Teachers’ continuous training
Information and communication technologies
topic Laboratório de informática educacional
Formação continuada de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Educational computer labs
Teachers’ continuous training
Information and communication technologies
description As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) adentraram os ambientes escolares para serem meios auxiliares ao processo de ensino e aprendizagem. Na maioria das escolas públicas a presença dessas tecnologias, representada pelo computador, aconteceu com a criação dos laboratórios de informática. Estudos já desenvolvidos por inúmeros pesquisadores da área educacional evidenciaram que a criação dos laboratórios de informática não garantiu que esse instrumento fosse usado como auxiliar na construção do conhecimento pelos alunos devido à desconexão com os conteúdos do currículo. Com o objetivo de articular o uso do laboratório de informática com os conteúdos curriculares de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, esta pesquisa de abordagem qualitativa com características de pesquisa-ação, porém, de metodologia experimental e participante propôs uma intervenção para o uso dos computadores como auxiliares ao processo pedagógico, por meio de um curso de formação continuada em serviço desenvolvido com 24 professores de uma escola pública municipal numa cidade de pequeno porte localizada no interior da região centro-oeste do estado de São Paulo. Como produto deste estudo de Mestrado Profissional, elaboramos um livro em formato digital com sugestões para o trabalho com professores no laboratório de informática. Verificamos que apesar do receio inicial na utilização do computador, os professores demonstraram-se interessados e participativos durante a realização das atividades do curso e assim contribuindo para que o laboratório de informática educacional torne-se um local de construção de conhecimentos favorável ao processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
2016-01-13T13:42:20Z
2016-01-13T13:42:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/132872
000865840
url http://hdl.handle.net/11449/132872
identifier_str_mv 000865840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826303833542754304