Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2005000100011 http://hdl.handle.net/11449/29879 |
Resumo: | O presente artigo primeiramente trata do processo de globalização da indústria automobilística internacional. da mesma forma, o importante papel desempenhado pela introdução de novas tecnologias nessa indústria é também considerado. As mudanças recentes e principais tendências das estratégias competitivas - em particular no tocante à globalização e aos produtos - implementadas por algumas das principais montadoras da indústria automobilística mundial (GM, Ford, Toyota, VW, Fiat) são também examinadas. Por fim, são considerados os planos internacionais e o mercado interno brasileiro. |
id |
UNSP_9a655749f017e983f90fddbd0039c366 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29879 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no BrasilGlobalization and competitive strategies in the automotive industry: an approach from the pespective of the main assemblers in Brazilindústria automobilística brasileiraglobalizaçãonovas tecnologias na indústria automobilísticaestratégia competitivaestratégias de produtosP& DBrazil's automotive industryglobalizationnew technologies in the automotive industrycompetitive strategiesproduct strategiesR & DO presente artigo primeiramente trata do processo de globalização da indústria automobilística internacional. da mesma forma, o importante papel desempenhado pela introdução de novas tecnologias nessa indústria é também considerado. As mudanças recentes e principais tendências das estratégias competitivas - em particular no tocante à globalização e aos produtos - implementadas por algumas das principais montadoras da indústria automobilística mundial (GM, Ford, Toyota, VW, Fiat) são também examinadas. Por fim, são considerados os planos internacionais e o mercado interno brasileiro.This paper discusses several aspects of the international automotive industry, to wit, the process of globalization, the important role of new technologies in this industry, recent changes and main trends in competitive strategies, particularly those involving globalization and products, implemented by some of the main automakers around the world (GM, Ford, Toyota, VW, Fiat), and last but not least, international plans and Brazil's domestic market.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Depto. de EconomiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Depto. de EconomiaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP]2014-05-20T15:16:03Z2014-05-20T15:16:03Z2005-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article121-133application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2005000100011Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 12, n. 1, p. 121-133, 2005.0104-530Xhttp://hdl.handle.net/11449/2987910.1590/S0104-530X2005000100011S0104-530X2005000100011S0104-530X2005000100011.pdf49485287158881750000-0002-8052-0975SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporGestão & Produçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T19:42:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29879Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:35:03.112235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil Globalization and competitive strategies in the automotive industry: an approach from the pespective of the main assemblers in Brazil |
title |
Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil |
spellingShingle |
Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP] indústria automobilística brasileira globalização novas tecnologias na indústria automobilística estratégia competitiva estratégias de produtos P& D Brazil's automotive industry globalization new technologies in the automotive industry competitive strategies product strategies R & D |
title_short |
Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil |
title_full |
Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil |
title_fullStr |
Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil |
title_sort |
Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil |
author |
Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP] |
author_facet |
Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indústria automobilística brasileira globalização novas tecnologias na indústria automobilística estratégia competitiva estratégias de produtos P& D Brazil's automotive industry globalization new technologies in the automotive industry competitive strategies product strategies R & D |
topic |
indústria automobilística brasileira globalização novas tecnologias na indústria automobilística estratégia competitiva estratégias de produtos P& D Brazil's automotive industry globalization new technologies in the automotive industry competitive strategies product strategies R & D |
description |
O presente artigo primeiramente trata do processo de globalização da indústria automobilística internacional. da mesma forma, o importante papel desempenhado pela introdução de novas tecnologias nessa indústria é também considerado. As mudanças recentes e principais tendências das estratégias competitivas - em particular no tocante à globalização e aos produtos - implementadas por algumas das principais montadoras da indústria automobilística mundial (GM, Ford, Toyota, VW, Fiat) são também examinadas. Por fim, são considerados os planos internacionais e o mercado interno brasileiro. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-01 2014-05-20T15:16:03Z 2014-05-20T15:16:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2005000100011 Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 12, n. 1, p. 121-133, 2005. 0104-530X http://hdl.handle.net/11449/29879 10.1590/S0104-530X2005000100011 S0104-530X2005000100011 S0104-530X2005000100011.pdf 4948528715888175 0000-0002-8052-0975 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2005000100011 http://hdl.handle.net/11449/29879 |
identifier_str_mv |
Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 12, n. 1, p. 121-133, 2005. 0104-530X 10.1590/S0104-530X2005000100011 S0104-530X2005000100011 S0104-530X2005000100011.pdf 4948528715888175 0000-0002-8052-0975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
121-133 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128250259439616 |