Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2005000100011
http://hdl.handle.net/11449/29879
Resumo: O presente artigo primeiramente trata do processo de globalização da indústria automobilística internacional. da mesma forma, o importante papel desempenhado pela introdução de novas tecnologias nessa indústria é também considerado. As mudanças recentes e principais tendências das estratégias competitivas - em particular no tocante à globalização e aos produtos - implementadas por algumas das principais montadoras da indústria automobilística mundial (GM, Ford, Toyota, VW, Fiat) são também examinadas. Por fim, são considerados os planos internacionais e o mercado interno brasileiro.
id UNSP_9a655749f017e983f90fddbd0039c366
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29879
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no BrasilGlobalization and competitive strategies in the automotive industry: an approach from the pespective of the main assemblers in Brazilindústria automobilística brasileiraglobalizaçãonovas tecnologias na indústria automobilísticaestratégia competitivaestratégias de produtosP& DBrazil's automotive industryglobalizationnew technologies in the automotive industrycompetitive strategiesproduct strategiesR & DO presente artigo primeiramente trata do processo de globalização da indústria automobilística internacional. da mesma forma, o importante papel desempenhado pela introdução de novas tecnologias nessa indústria é também considerado. As mudanças recentes e principais tendências das estratégias competitivas - em particular no tocante à globalização e aos produtos - implementadas por algumas das principais montadoras da indústria automobilística mundial (GM, Ford, Toyota, VW, Fiat) são também examinadas. Por fim, são considerados os planos internacionais e o mercado interno brasileiro.This paper discusses several aspects of the international automotive industry, to wit, the process of globalization, the important role of new technologies in this industry, recent changes and main trends in competitive strategies, particularly those involving globalization and products, implemented by some of the main automakers around the world (GM, Ford, Toyota, VW, Fiat), and last but not least, international plans and Brazil's domestic market.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Depto. de EconomiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Depto. de EconomiaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP]2014-05-20T15:16:03Z2014-05-20T15:16:03Z2005-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article121-133application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2005000100011Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 12, n. 1, p. 121-133, 2005.0104-530Xhttp://hdl.handle.net/11449/2987910.1590/S0104-530X2005000100011S0104-530X2005000100011S0104-530X2005000100011.pdf49485287158881750000-0002-8052-0975SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporGestão & Produçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T19:42:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29879Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:35:03.112235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil
Globalization and competitive strategies in the automotive industry: an approach from the pespective of the main assemblers in Brazil
title Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil
spellingShingle Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil
Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP]
indústria automobilística brasileira
globalização
novas tecnologias na indústria automobilística
estratégia competitiva
estratégias de produtos
P& D
Brazil's automotive industry
globalization
new technologies in the automotive industry
competitive strategies
product strategies
R & D
title_short Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil
title_full Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil
title_fullStr Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil
title_full_unstemmed Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil
title_sort Globalização e estratégias competitivas na indústria automobilística: uma abordagem a partir das principais montadoras instaladas no Brasil
author Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP]
author_facet Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Enéas Gonçalves de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv indústria automobilística brasileira
globalização
novas tecnologias na indústria automobilística
estratégia competitiva
estratégias de produtos
P& D
Brazil's automotive industry
globalization
new technologies in the automotive industry
competitive strategies
product strategies
R & D
topic indústria automobilística brasileira
globalização
novas tecnologias na indústria automobilística
estratégia competitiva
estratégias de produtos
P& D
Brazil's automotive industry
globalization
new technologies in the automotive industry
competitive strategies
product strategies
R & D
description O presente artigo primeiramente trata do processo de globalização da indústria automobilística internacional. da mesma forma, o importante papel desempenhado pela introdução de novas tecnologias nessa indústria é também considerado. As mudanças recentes e principais tendências das estratégias competitivas - em particular no tocante à globalização e aos produtos - implementadas por algumas das principais montadoras da indústria automobilística mundial (GM, Ford, Toyota, VW, Fiat) são também examinadas. Por fim, são considerados os planos internacionais e o mercado interno brasileiro.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
2014-05-20T15:16:03Z
2014-05-20T15:16:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2005000100011
Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 12, n. 1, p. 121-133, 2005.
0104-530X
http://hdl.handle.net/11449/29879
10.1590/S0104-530X2005000100011
S0104-530X2005000100011
S0104-530X2005000100011.pdf
4948528715888175
0000-0002-8052-0975
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2005000100011
http://hdl.handle.net/11449/29879
identifier_str_mv Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 12, n. 1, p. 121-133, 2005.
0104-530X
10.1590/S0104-530X2005000100011
S0104-530X2005000100011
S0104-530X2005000100011.pdf
4948528715888175
0000-0002-8052-0975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gestão & Produção
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121-133
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128250259439616